Você sabia que cerca de 67.000 pesquisas são feitas no Google a cada segundo? Isso significa que 67.000 pessoas em todo o mundo fizeram uma pergunta ao mecanismo de busca mais usado no mundo e essas mesmas pessoas estão procurando uma resposta. Será que você tem o necessário para solucionar as dúvidas desses clientes em potencial? Certamente, uma das chaves para o seu sucesso é o SEO! 

Concordamos que nem todas as 67.000 pessoas estão procurando soluções fornecidas pelo seu negócio, mas a questão é a seguinte: cada vez mais usuários estão usando a Internet para resolver um problema.

Como dissemos antes, é necessário dar uma resposta aos mesmos.

O primeiro conselho que gostaríamos de lhe dar neste blog é que “focar em um mecanismo de busca que não seja o Google é certamente uma perda de tempo”. 

Se você não acredita em nós, saiba que, segundo dados da Statcounter, o Google foi o responsável por 96,7% das buscas realizadas no Brasil apenas em julho de 2020, conforme imagem abaixo:

Aqui está a participação do Google

Bem, a imagem acima já fala por si… agora sabemos qual é o nosso objetivo. 

Mas como podemos alcançar os primeiros lugares no Google e obter a visibilidade que julgamos merecida? 

Neste nosso pequeno guia de SEO, revelaremos algumas dicas e truques para te ajudar a promover seu negócio, aumentar o número de visitantes do seu site, obter mais conversões e, finalmente, melhorar a receita, que é a preocupação de todos nós.

Vamos começar?

Você realmente sabe o que é esse tal de SEO?

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Quase tudo o que fazemos online começa com uma pesquisa: se procuramos uma resposta ou queremos comprar algo, procuramos na web.

Por isso, vimos explicar tudo que você precisa saber para começar a otimizar seu site imediatamente e aumentar sua visibilidade natural e gratuita nos mecanismos de pesquisa.

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization e define todas as atividades de otimização de um site com o objetivo de melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos de mecanismos de busca como o Google.

O processo de otimização do site envolve 3 atividades:

01 – Otimização técnica: Esta etapa permite que os motores de busca acessem e indexem as páginas do seu site corretamente.  

02 – Criação de conteúdo: O conteúdo do seu site terá que responder a diferentes intenções de pesquisa. Se forem apreciados pelos usuários, também serão apreciados pelos mecanismos de busca, porque assim, os algoritmos destes imaginarão que seu conteúdo fornece as melhores respostas às perguntas dos leitores.  

03 – Promoção do conteúdo: Promover conteúdo que deverá ser compartilhado é uma fase fundamental para o sucesso de sua campanha de SEO. Ser citado com um link de sites autorizados é uma forma inequívoca de comunicar ao Google que o seu site é de qualidade.  

Podemos, portanto, dizer que SEO é a combinação perfeita entre a otimização técnica e as demais estratégias de marketing.

E como funciona o Google?

Antes de começar a otimizar um site, você precisa entender como funcionam os mecanismos de pesquisa em três etapas fundamentais:

  1. Scanning or Crawling – O Google “varre” a web em busca de novos conteúdos com programas sofisticados chamados crawlers. Depois que novas páginas são encontradas, os spiders seguem os links detectados para descobrir novos conteúdos em um processo de cadeia contínua. 
  2. Indexação – o Google armazena uma cópia do conteúdo rastreado em um índice. O índice é armazenado em servidores de alta potência para que possa ser encontrado em tempo real.  
  3. Posicionamento ou Classificação – Quando o usuário realiza uma busca, os algoritmos dos buscadores avaliam com base nos fatores de posicionamento , quais conteúdos respondem melhor à sua pergunta de informação.     

Saiba mais sobre as etapas de uma estratégia de otimização SEO nos itens abaixo.

Palavras-chave

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Para entender quem são seus usuários e o que estão procurando, responda às próximas quatro perguntas:      

01 – No que eles estão realmente interessados?

02 – Quais problemas desejam resolver pesquisando na web?

03 – Que tipo de linguagem usam?

04 – Quem são os seus concorrentes?

Depois de respondidas, você terá uma lista inicial de termos de pesquisa e uma lista de sites concorrentes para usar a fim de encontrar novas palavras-chave.

A pesquisa e análise de palavras-chave é a primeira etapa de uma campanha de SEO porque ajuda você a entender o que (e como) seus usuários estão procurando online.

Existem 3 parâmetros que devem te orientar na pesquisa e escolha das palavras-chave mais adequadas aos seus objetivos de posicionamento:    

  1. Volumes de pesquisa – Número de vezes no período de um mês que uma palavra-chave é usada para uma pesquisa;
  2. Relevância – entenda seu público-alvo: um termo também pode ter altos volumes de pesquisa, mas não ser relevante para o site que você está otimizando; 
  3. Concorrência – palavras-chave com altos volumes de pesquisa podem atrair muitos usuários, mas também apresentam alta competição.

O item três da lista acima nos leva a explicar o padrão Cauda Longa e Cauda Curta 

Palavras-chave de cauda longa permitem que você responda de forma mais específica às perguntas de seus leitores e, assim, potencialmente gerar mais conversões.

De acordo com essa estratégia, é aconselhável posicionar-se para um número maior de palavras-chave com volumes de pesquisa menores, ao invés de algumas palavras-chave muito competitivas.

Ferramenta de pesquisa de palavras-chave

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Existem inúmeras ferramentas que podem ajudá-lo a encontrar as palavras-chave certas: a mais popular é o Planejador de palavras-chave do Google Ads ou o Planejador de palavras-chave Ubersuggest.

Tanto ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave do Google Ads quanto o Ubersuggest fornecem informações, orientação sobre o volume de pesquisas e estatísticas históricas de pesquisa.

Agora você tem todos os dados de que precisa para priorizar a escolha de suas palavras-chave e mapear a intenção de pesquisa dos usuários.

Estrutura do site

A arquitetura do seu site permite que os spiders do mecanismo de pesquisa encontrem, rastreiem e indexem o conteúdo publicado.

O desenho da estrutura de um site, principalmente se for grande, é uma fase delicada que deve ser considerada com atenção.

Existem 3 truques que podem ser úteis para organizar e desenvolver a arquitetura de um site :   

  1. a estrutura do site deve ser plana para que as páginas mais estratégicas estejam a apenas alguns cliques da página inicial;
  2. deve-se identificar as páginas que recebem mais links internos, utilizando uma ferramenta capaz de emular spiders do Google;
  1. também é necessário colocar as páginas mais relevantes nos níveis superiores dos menus de navegação para que recebam mais links internos.

Uma arquitetura bem projetada melhora significativamente a experiência do usuário e afeta positivamente o posicionamento de um site.

Otimização de vinculação interna

Links internos são links que vão de uma página para outra do mesmo domínio e são comumente usados ​​no menu de navegação principal.    

Uma estrutura de links internos bem estruturada é útil porque:

01 – favorece o acesso e indexação de recursos;

02 – permite que os usuários naveguem no site e fiquem mais tempo por ali;

03 – determina uma hierarquia entre as páginas do site;

Por exemplo, os links internos da Wikipédia promovem a navegação e acessibilidade aos recursos do site.

O texto utilizado como link entre as páginas, denominado texto âncora, é outro parâmetro a ser otimizado: o texto deve ser descritivo e preditivo.    

Isso ajudará o Google (e os usuários) a entenderem o conteúdo da página de destino.

Otimização de SEO On-Page

Os conteúdos por si só não são suficientes para garantir o bom posicionamento das suas páginas web.

A Otimização de SEO na página permite que você torne uma página da web relevante para termos de pesquisa específicos.

Portanto, vamos ver em detalhes quais são os elementos estruturais fundamentais de uma página da web a serem otimizados para mecanismos de pesquisa.

Tag de título

O elemento estrutural de uma página da web ao qual os mecanismos de pesquisa atribuem mais importância é a tag de título .   

Esta tag HTML você pode encontrá-lo no <head> do código-fonte da página que está visualizando:     

Para otimizar a tag <title> para SEO, você deve:     

  • Limitar seu comprimento a 55 caracteres (incluindo espaços);
  • Inserir a palavra-chave no início;
  • Escrever de uma forma cativante, possivelmente incluindo um CTA;
  • Fazer uma boa meta descrição;

A meta descrição é o fragmento de texto associado a cada página da web exibida na SERP (Página de Resultados do Mecanismo de Busca).

Freqüentemente, os usuários não clicam no primeiro resultado oferecido pelos mecanismos, mas examinam a página de resultados da pesquisa para encontrar o snippet que melhor atende às suas necessidades de informação.

Meta descrições, se elaboradas estrategicamente, podem influenciar o Click To Rate (CTR) e, portanto, o posicionamento de suas páginas da web no Google.

Aqui estão três dicas para otimizar as meta descrições de seu site :      

  1. Use até 145 caracteres (incluindo espaços);
  2. Tente ser breve e incluir uma frase de chamariz;
  3. Lembre-se de inserir a palavra-chave;

Lembre-se: a escolha de palavras-chave é sempre uma questão de intenção de pesquisa.

URL

A estruturação de URL com no máximo 3 a 5 palavras, segundo alguns estudos, mostra-se gratificante e auxilia no posicionamento orgânico. 

Outro aspecto a considerar é a inclusão da palavra-chave na URL:   

  1. se for falante e descritiva, melhora a experiência do usuário;
  2. é frequentemente usado em links externos como texto âncora;

Marcadores de título hX

Os marcadores de título hX são tags HTML usadas para determinar uma hierarquia entre o conteúdo de uma página da web e ter uma influência positiva na classificação.      

Portanto, aqui estão algumas práticas recomendadas simples para otimizá-los da melhor forma:

  • Deve haver apenas um h1 por página e deve ser preenchido com a palavra-chave de destino da página;
  • Os marcadores de título h2, h3, etc., podem ser usados ​​várias vezes e devem fornecer uma descrição clara do conteúdo que antecipam;

Otimização SEO de Imagens

Se você é um blogueiro ou escreve artigos para um portal online, deve estar se perguntando se faz sentido incluir imagens em suas postagens.

A resposta, claro, é sim.

As imagens fazem com que os recursos textuais do seu site se expressem melhor e contribuam positivamente para o posicionamento do seu conteúdo.

Se você deseja otimizar uma imagem para mecanismos de pesquisa, lembre-se de:

  • escolher o nome do arquivo com cuidado;
  • compactar o tamanho do arquivo para reduzir o tempo de carregamento;
  • preencher o texto alt = “…” com a palavra-chave pela qual deseja classificar a página;   

Além de contribuir para o Search Engine Optimization (SEO) na página e a experiência do usuário, as imagens também podem desempenhar um papel importante nas conversões.

Otimização da velocidade de upload

Os usuários estão cada vez mais prestando atenção à velocidade de carregamento de uma página da web. Como eles, os motores de busca como o Google também o fazem.  

As pessoas querem encontrar as respostas às suas perguntas cada vez mais rápido.

Um site rápido em tempos de carregamento permite que você:

  • melhore a experiência do usuário, aumentando assim as taxas de conversão;
  • facilite o acesso e indexação dos recursos do site;

O Google disponibilizou o PageSpeed, que é uma ferramenta de análise que fornece algumas dicas para melhorar o tempo de carregamento de sua página.

Otimização de SEO para dispositivos móveis (SEO mobile)

Search Engine Optimization

Cada um de nós tem um smartphone que usamos todos os dias para nos comunicar e buscar informações online.

O Google já disse algumas vezes que prioriza a versão móvel do conteúdo da página da web para decidir a classificação dos resultados da pesquisa orgânica.

Otimizar um site para dispositivos móveis é um requisito fundamental para estar visível e bem colocado nos motores de busca hoje em dia.

A otimização para dispositivos móveis ou SEO móvel requer que:

  • Os recursos sejam acessíveis a partir de qualquer dispositivo;
  • O conteúdo seja igualmente visível em todos os dispositivos;
  • O tempo de carregamento da página seja rápido, mesmo em smartphones;
  • A experiência do usuário (UX) seja satisfatória em todos os dispositivos;

Mais uma vez, o Google vem em nosso auxílio oferecendo-nos uma ferramenta de teste de otimização para dispositivos móveis, que fornece dicas úteis sobre como tornar um site mais compatível com dispositivos móveis.  

Otimização de SEO fora do site (SEO Off page)

O algoritmo do Google é amplamente baseado em links e, portanto, é importante que um site tenha um perfil de backlink de qualidade .     

Existem várias estratégias de otimização fora do site, mas como os motores de busca ficaram mais inteligentes na identificação de manipulações artificiais, algumas delas se tornaram extremamente perigosas.

Se você é novo no SEO e não quer prejudicar a visibilidade orgânica do seu site, concentre seus esforços no marketing de conteúdo.

Dito isso, vamos ver juntos como proceder passo a passo na criação e promoção de conteúdo de qualidade.

Como identificar o público-alvo

Se você deseja que seu conteúdo seja citado ou, melhor ainda, linkado, você deve primeiro entender quem está disposto a lê-lo.

Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a identificar influenciadores que podem auxiliar seu público-alvo. O mais eficaz é definitivamente o BuzzSumo

O Buzzsumo permite que você entenda quais influenciadores em seu nicho-alvo compartilham e linkam para conteúdos relevantes na área.

Como escolher e promover novo Conteúdo

Alguns conteúdos são particularmente adequados para receber links externos ou para compartilhar. Se você está procurando a inspiração certa, aqui estão algumas dicas: 

  • Crie conteúdo capaz de resolver os problemas de seus usuários;
  • Analise os conteúdos que já obtiveram avaliações de seus influenciadores, melhore-os e divulgue-os;
  • Compartilhe o conteúdo do influenciador de seu interesse para que eles se sintam mais dispostos a retribuir o favor;

Lembre-se das palavras-chave!

Use a pesquisa de palavras-chave para entender como seus usuários usam os mecanismos de pesquisa e sua linguagem para desenvolver novos conteúdos e otimizar os existentes.

Como Medir Resultados

Depois de otimizar seu site, você precisará analisar a qualidade de seu trabalho. Existem vários KPIs (Indicadores de Performance de Palavras-chave) a serem monitorados, cada um com suas especificidades.  

Monitore a classificação de palavras-chave

Constantemente (e avidamente) rastrear as classificações de todas as intenções de pesquisa para as quais seu site está classificado é uma abordagem não muito recomendada.

Para entender os resultados de sua campanha de SEO, monitore o posicionamento das palavras-chave mais importantes e estratégicas ao longo do tempo.

O mercado oferece diversas ferramentas, gratuitas e pagas. Algumas deles também permitem que você monitore o posicionamento para pesquisas em dispositivos móveis e de forma geo-localizada. 

Se você é uma pequena empresa ou novo em SEO, uma ferramenta gratuita como o Google Search Console permitirá que você desenvolva a familiaridade com o assunto para avaliar o posicionamento do seu site.  

O Google Search Console oferece vários relatórios para analisar o comportamento de um site, incluindo aquele relacionado ao posicionamento médio de palavras-chave.

Analise o tráfego orgânico dos motores de busca

A análise do tráfego orgânico permite medir o número de visitantes provenientes dos motores de busca e compreender o seu comportamento dentro do site.

A variação no tráfego orgânico dos motores de busca é o Indicador de Performance de Palavra-chave mais representativo para avaliar os resultados de sua campanha de SEO.

O Google Analytics é a ferramenta de análise da web mais popular que, já na sua versão gratuita, oferece ferramentas de análise muito avançadas.  

Para conhecer o tráfego natural interceptado pelo seu site no Google Analytics, acesse o painel principal, vá em “Público-alvo” => “Visão geral” => “Todas as sessões” e filtre por “Tráfego orgânico”.

Leads e vendas orgânicas

Entre os KPIs mais importantes a serem monitorados para medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) da atividade de SEO estão leads, vendas e volume de negócios.          

A maneira mais simples de obter esses dados é definir metas ou ativar o rastreamento de comércio eletrônico em uma ferramenta de análise como o Google Analytics.    

Embora os dados das ferramentas de análise da web sejam geralmente fáceis de coletar, você precisa ter o em mente o seguinte:

  • os dados analíticos são, de forma mais ou menos variável, imprecisos;
  • a tecnologia do site pode causar distorções nos dados coletados;
  • modelos de atribuição podem ser enganosos;

Como o SEO evoluirá após à pandemia?

Quando tudo voltar ao normal e for possível que ocorra uma reabertura completa da economia mundial, a palavra da vez (que já tem muita força) será, sem sombra de dúvidas, Marketing Digital

Muitos negócios pequenos ou grandes, físicos ou digitais, recorrerão às estratégias mercadológicas online para recuperarem sua clientela ou atraírem potenciais fregueses.

A importância da ferramenta de busca do Google apenas no Brasil representa 96,7% do total de pesquisas feitas na internet daqui.

Ou seja, o SEO (Search Engine Optimization) vai ser uma das bases mais importantes de qualquer estratégia de marketing digital daqui pra frente, com cada vez mais pessoas descobrindo seus problemas e procurando soluções que o seu negócio pode oferecer.

Conclusão

Se você chegou até aqui, significa que já tem as informações necessárias de que precisa para começar a otimizar seu site.

Você está se perguntando por onde começar?

Priorize as áreas que receberão o tratamento! É raro que um site seja otimizado com perfeição em todos os aspectos.  

Pense no que você pode fazer bem, no orçamento que possui e nas otimizações que considera mais eficazes para sua estratégia de posicionamento.

Se você é bom na criação de conteúdo, selecione suas palavras-chave com cuidado e concentre-se no marketing de conteúdo.   

Se você tem um site complexo ou com várias páginas, concentre-se na otimização on-page ou procure a ajuda de um consultor de SEO para fazer isso por você.       

Lembre-se de que o objetivo final de qualquer estratégia de SEO é obter mais visibilidade e tráfego orgânico qualificado dos motores de busca.