Uma página eletrônica realiza inúmeras tarefas: a criação de site tem o poder de nos fazer conhecidos e demonstrar nossa competência, além de possibilitar que sejamos encontrados e mantenhamos contato com nossa clientela.
Ainda tem dúvidas sobre a importância ou necessidade de se ter um site? Embora este seja o nosso “pão de cada dia”, nós também tentamos nos colocar em seu lugar e fazer-nos as mesmas perguntas.
As respostas que surgiram você pode descobrir abaixo e explicam por que ter um site envolvente e performático é, hoje em dia, uma obrigação.
A importância da criação de site em 2021
Você já pensou no fato de que muitas vezes é muito mais difícil explicar um conceito simples? Usar exemplos do que queremos dizer seria um desperdício de tempo, mas neste caso usaremos apenas um fácil, diria quase paradoxal.
Se pedíssemos a um colega ou amigo para definir o verbo “levar”, o que você acha que ele responderia? Provavelmente sua definição pode ser imprecisa e não inteiramente correta, pois nunca paramos para refletir sobre coisas que acreditamos ser mais simples ou mais triviais. Criação de sites não é algo trivial.
O verbo “pegar” é usado para descrever uma variedade de ações: pegar uma caneta, pegar um livro, pegar o telefone. O verbo em questão é ainda utilizado como substituto de outros verbos que, sem dúvida, seriam mais adequados para elucidar a ação: pegar (entrar em um) um ônibus, pegar (retirar) dinheiro do banco, pegar (viajar) uma estrada ou mesmo “pegar” um resfriado.
Aqui escolhemos um verbo simples, de uso comum e sobretudo diário, para que possamos antecipar um tema que abordamos todos os dias e ao qual tentaremos dar respostas.
É importante ter um site?
Parece uma pergunta simples, mas não é.
Esta é uma pergunta que muitas vezes nos é feita: na maioria das vezes indiretamente por meio de olhares de medo e desconfiança, outras vezes com uma pergunta direta que não deixa saída e que anseia por explicações.
A resposta, na verdade, está longe de ser óbvia. Para entender melhor a evolução desta ferramenta eletrônica, precisamos dar alguns passos no passado. Há cerca de vinte anos, ter um site não tinha a mesma importância como a que possui hoje.
Hoje, em 2020, os objetivos, finalidades, métodos de uso e resultados que se esperam de um site mudaram radicalmente.
Nos anos 90, por exemplo, as primeiras pessoas que falavam da internet, identificando-a como “o futuro” de nossas vidas, pareciam quase pregadores, visionários ou iluminados. Tiveram razão e apenas aqueles que acreditaram firmemente no que chamo de “a 4ª dimensão da nossa vida” fizeram algo de concreto para se manter a par dos tempos e usufruir de uma vantagem competitiva sobre os concorrentes do sector.
Esse futuro que foi profetizado no final do século 20 já chegou. Todo mundo está na internet atualmente: empresas, negócios, profissionais e pessoas. A web se tornou o lugar onde podemos encontrar nossos clientes.
Inicialmente, a Web oferecia páginas repletas de informações (às vezes úteis, às vezes não), mas com as quais não era possível interagir.
Havia textos intermináveis, intercalados com o mínimo de criatividade digital que estava começando a aparecer. Mas então por que decidiram fazer um site naqueles anos? Porque você não poderia deixar de ter.
Os empreendedores de pequenas ou grandes empresas sabiam que a internet era o futuro, sabiam que tinham que estar lá de alguma forma, mas não sabiam o porquê. Aqui, então, o mais empreendedor e visionário pagou um técnico de informática para construir um.
Na época era uma espécie de vitrine da empresa. E isso foi bom.
Mas qual foi o retorno sobre esse investimento? Qual foi o ROI do site? Quase zero ou um pouco mais.
Os resultados, se existissem, não eram quantificáveis, pois o site foi criado e ali deixado, totalmente à mercê das ondas digitais. Desprovido de rota, na ausência total de um líder para evitar sua deriva. E se por acaso você quisesse mudar algo, tinha que chamar o mesmo técnico de informática e pagá-lo para fazer as mudanças desejadas.
Os sites na década de 90
As páginas estavam cheias de informações escritas de maneira monótona, com gráficos um tanto questionáveis. Os clientes consultavam o site, mas como não havia possibilidade de interagir e criar um contato, quase nunca se obtinha resultados. A web dos anos 90 não era tão diferente da TV. Não havia troca, senão uma comunicação unilateral: do site para o usuário. Nada mais. Os produtos eram carregados no site com a esperança de que alguém se interessasse por eles, mas aí não havia ferramentas para entender se isso realmente aconteceu ou se ficou apenas na esperança do empresário.
O que significa a criação de site em 2020 e por que ela é necessária?
Agora que o futuro chegou, 134 milhões de brasileiros acessam a internet e a web evoluiu no mesmo tempo das estratégias que as empresas devem adotar online.
Agora os usuários podem interagir, compartilhar nas redes sociais, divulgar online, informar e se informar. Tudo em um só lugar e tudo a qualquer hora do dia, por meio dos diversos aparelhos que temos disponíveis hoje. Então, vamos ver todas as razões pelas quais é essencial ter um site atualmente.
O site serve para se tornar conhecido
Entre as inúmeras empresas que produzem o mesmo produto ou serviço, é importante surgir, ficar conhecido para que o seu potencial cliente saiba da sua existência e se lembre de você, assim que necessitar do que você oferece.
O site é usado para demonstrar nossa experiência.
Até o momento, quase 90% das pessoas pesquisam na internet antes de fazer qualquer compra.
Isso significa que eles estão procurando informações e só comprarão quando tiverem certeza de que estão obtendo o melhor produto ou serviço para elas. Aí vem o site em nosso socorro, pois podemos dar ao usuário as informações de que ele precisa, depois direcioná-lo ao nosso produto e convencê-lo (com fatos) da qualidade de nossa empresa.
Não dependemos mais de slogans que fazem falsas promessas ou jingles engraçados: hoje falamos de conteúdo: conteúdo útil e que responde às perguntas específicas do usuário. Para isso, entretanto, não basta mais ter uma vitrine.
O usuário deve encontrar, em frente à vitrine, um verdadeiro consultor que possa lhe explicar por que o que está prestes a comprar é o melhor produto que existe. Para que isso funcione, um site precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz.
O site serve para ser encontrado.
Agora a empresa não busca mais o cliente enviando um homenzinho cheio de panfletos pela cidade. Com a web, é o cliente que encontra a empresa. No momento em que alguém precisar de algo, vai pesquisa na internet e encontrar a sua empresa.
De quem você acha que ele vai comprar? Hoje, qualquer pessoa que tenha uma empresa também pode registrá-la e fazê-la ser encontrada por meio do Google Meu Negócio.
O site é usado para manter contato com o cliente
Uma vez que o cliente tenha te encontrado, você não deve mais deixá-lo escapar sem ter deixado um contato com o qual possa comunicar-se com o mesmo no futuro. O site também serve para construir um banco de dados de contatos (clientes potenciais) para o qual pode-se adotar estratégias de venda posteriormente.
Se o seu site não for capaz de fazer isso, é uma falha grave: ele deve ser revisado e corrigido.
Qual deve ser a aparência de um site e o que ele deve ter (para ser realmente útil para o seu negócio)?
O site deve ser otimizado para SEO.
SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. É uma ferramenta muito poderosa e você deve utilizá-la da melhor maneira e antes dos demais. Hoje, se o Google não encontra o nosso site e não o classifica pelo menos na primeira página de seus resultados de pesquisa, é como nunca ter tido um site.
O site deve ter um blog. O blog serve para falar para você, para falar sobre sua empresa e seu produto, mas acima de tudo serve para dar respostas aos usuários. Um usuário que ainda não é seu cliente pode fazer perguntas como: “como fazer massa de pizza?”.
Interceptando as perguntas dos usuários e respondendo-as exaustivamente, você pode dar uma resposta, como recomendar as melhores farinhas para usar, por exemplo.
Com a sua resposta, dá para perceber que o utilizador chegou ao seu site: ele poderá aprofundar a navegação e, se julgar adequado, pode deixar seu contato.
Lembre-se: o blog de um site é um ímã útil e poderoso.
O blog deve ser integrado às redes sociais. As redes sociais são utilizadas para anunciar, mas acima de tudo para garantir que os seus clientes o anunciem, compartilhando o seu conteúdo e, consequentemente, seu nome e a sua qualidade.
Por meio das mídias sociais, seus clientes dão asas a seus interesses e gostos. Para isso não basta ter uma página no Facebook, é preciso saber o que, como, quando e por que publicar nas redes sociais.
Basicamente, você precisa saber que, para aumentar seu negócio, você também precisa saber como usar todo o potencial das mídias sociais. Não se trata apenas de publicidade, já que não é suficiente apenas fazer algum patrocínio no Facebook de vez em quando, você precisa construir uma estratégia social integrada e criar campanhas cujo ROI (retorno sobre o investimento) possa ser calculado.
Como navegar no site
Como um site vencedor é construído? E quem pode fazer isso acontecer?
Agora que a web mudou, novos profissionais nasceram atuando neste setor mágico. Hoje, quem cria um site não é exclusivamente um técnico: é um criativo e um consultor com competências transversais.
Tal consultor se torna um colaborador precioso e indispensável, um braço direito. O site funciona bem atualmente, mas precisa ser integrado a uma estratégia de marketing mais ampla. O marketing digital hoje em dia oferece:
- Conhecimento técnico para criar o site
- Conhecimento de SEO para garantir que o site seja encontrado no Google
- Conhecimento social para estudar uma estratégia e aproveitar ao máximo os resultados.
Tudo isso não é alcançável por uma única pessoa, mas é necessária uma equipe de profissionais envolvidos na criação de uma estratégia de 360 graus, uma estratégia que proporcione um site sólido, com desempenho, que deva ser capaz de suportar e lidar com todos os efeitos colaterais.
Por meio do site é possível montar um plano de ação digital capaz de trazer resultados sérios e tangíveis para a empresa e aumentar o faturamento.
Parecia uma questão perdida mas, em vez disso, não o é de jeito nenhum.
Agora que você sabe que um site não é uma vitrine, mas um verdadeiro ímã para os clientes, precisa colocar tudo em prática e descobrir que em breve não vai mais querer ficar sem uma estratégia de marketing na web integrada.
A importância do conteúdo de um site
Estamos perante um tema muito delicado como este: a importância dos conteúdos de um site porque percebemos que num site tendemos a analisar e tratar apenas o que vemos, como os gráficos ou imagens mas não sabemos o quanto de comunicação pode ser um ingrediente de sucesso na estratégia online.
O conteúdo de um site é importante, muito importante.
Como podemos entender a importância do conteúdo de um site?
Todo leitor pensa no setor que trata de seu trabalho, pensa em um ingrediente fundamental, sem o qual não seria possível trabalhar: isso explica a importância dos conteúdos de um site.
Muitas pessoas são céticas quanto a isso, muitos acreditam que quem navega na Web não lê; muitos simplesmente pensam assim; aliás, quando entram em contato para um orçamento, esclarecem imediatamente que seu site não pode conter muito texto porque os clientes ficam entediados em ler e têm certeza disso!
Textos escritos são comunicação e se enganam de acreditar que um usuário não lê. Na verdade, um usuário interessado lê e aprofunda;
Se precisar entrar em contato, mas encontrar superficialidade no site, ele vai para outro lugar.
Existem tantos sites online, então por que o Google deveria favorecer a empresa se ela não oferece nada diferente?
Por que um usuário deveria ficar satisfeito com a mediocridade?
Nós que lemos, como usuários, o que olhamos em um site e que impressão temos quando não encontramos respostas?
Sem editar os textos em um site, como o cliente nos encontra?
Procuramos explicar de imediato que se conseguiu um contato, se o cliente ligou para a empresa porque viu o site, é graças aos textos.
Quando perguntamos se eles já visitaram outros sites antes de nos telefonarem, somos informados de que o nosso é o site que mais os confia e descobrimos outro aspecto importante, que o cliente leu!
Conceitos como visibilidade e SEO baseiam sua eficácia no texto escrito, pois quanto mais específico você for no trato de um assunto, mais ajudará o cliente a obter respostas, entrar em contato ou fazer compras.
Tente ver tudo de outro ângulo: quem chegou a esta página pesquisou temas como criação de site, conteúdo de sites ou especificamente a importância da criação de um site e encontrou especificamente uma resposta que trate precisamente do tema que foi procurado.
Então:
- Tente ter consistência com o que se está procurando, sem slogans ou clichês;
- Tenha interesse por aqueles que pesquisam, porque foi assim que chegaram à sua página;
- Conscientize-se e confirme-se de que o redator pode ser uma solução;
O site só funciona se houver uma boa comunicação por trás dele!
O que significa escrever os textos de um site?
Para muitos clientes, escrever os textos de um site significa perder duas horas preciosas para “anotar” algo sobre a empresa e os produtos com que ela lida, como por exemplo explicar “quem somos” e “o que fazemos” partindo sempre do pressuposto de que o objetivo final é falar com quem não sabe (se um cliente sabe, não utiliza o site para comunicar).
O conceito parece trivial, o que falamos parece trivial, mas se pensarmos bem, quando um cliente chega à loja para pedir algo, estamos sempre dispostos a explicar quem somos, o que propomos e porque ele deve escolher os nossos produtos ou serviços.
Com o tempo, o site torna-se um grande escritório/loja, sempre aberto e com um fluxo que só pode aumentar gradativamente se decidirmos ser claros e precisos na divulgação das informações.
Compreender a importância dos conteúdos de um website é o primeiro passo para criar um website e propor a nossa empresa/produtos na web.
Pense por um momento no tempo que já perdeu todos os dias na net, pense em como procuramos algo na internet e pense em como você fica decepcionado ou feliz quando encontra ou não a informação que procura dentro de um site.
1) para que seu site seja encontrado, você precisa de páginas escritas
2) para explicar o que fazemos, temos que escrever o que fazemos
Conteúdo de um site, custos, tempos e estratégias
Fazer uma página seo otimizada, tratada em detalhes significa investir pelo menos 4 horas de trabalho (se o material for fornecido), se você precisar de pesquisas ou comparações com a concorrência, pelo menos mais 2 horas são adicionadas.
Não é possível dizer com antecedência quantas páginas são necessárias para um site ser completo e responsivo, mas certamente quanto mais você explica o que é proposto, mais fácil é ser encontrado e ter feedback.
O conteúdo de um site, portanto, é uma questão de implementação / estratégica porque está sempre presente. Para qualquer dúvida entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em explorar este tema com você, encontrando juntos as melhores soluções de negócio para aumentar o número de clientes e o volume de seus negócios.
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