Search Engine Marketing: o que é e como aplicar no seu negócio

Os motores de busca são as fontes de pesquisa mais usadas na web, as estratégias de Search Engine Marketing (SEM) são próprias para se destacar nesse meio.

Em linhas gerais, toda ação de marketing focada na otimização para motores de busca faz parte da SEM.

Tradicionalmente esse conceito se desmembra em dois, as estratégias de SEO e mídia paga.

Nos dois casos, as estratégias servem para melhorar o posicionamento das páginas de uma empresa em sites como Google, YouTube e Yahoo!.

O texto a seguir traz um panorama completo de SEO e de mídia paga, além de explicitar os benefícios dos dois conceitos para o marketing corporativo, confira.

SEO

Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca corresponde ao conjunto de ações empregadas para atrair mais visitantes a uma página da web.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2014 por uma agência de marketing, 90% dos usuários do Google não vão além da primeira página de resultados.

Esse dado estatístico demonstra que é fundamental otimizar seu site para conquistar mais visitas. Portanto, a seguir, vamos detalhar algumas estratégias de SEO.

Marketing de conteúdo

A qualidade do material publicado no site conta muito na hora do rastreamento e do ranqueamento das páginas.

O marketing de conteúdo é uma estratégia coordenada de produção de posts relevantes para informar e engajar o público.

Os algoritmos dos motores de busca identificam as páginas que contêm informações dignas de nota a partir da quantidade de acessos e de aspectos da estrutura dos textos.

Design responsivo

Ter uma boa taxa de acessos na internet também significa contemplar todos os tipos de dispositivos eletrônicos.

Se o seu site não possui um design responsivo que se adequa a aparelhos móveis, como celulares e tablets, a navegabilidade de certa parcela da audiência vai ser comprometida.

A longo prazo, isso quer dizer menos acessos e menos relevância nos mecanismos de busca.

Velocidade de carregamento

É essencial que o site tenha uma velocidade de carregamento pequena.

Esse fator é decisivo, pois as pessoas tendem a desistir de navegar em determinados endereços eletrônicos caso a velocidade seja muito alta.

Procure otimizar a página da web usando imagens menores e não abusando de publicidades pop-ups, como anúncios de Twitter Ads abrindo sem a autorização do usuário.

Mídia paga

Diz respeito aos anúncios que aparecem antes dos resultados orgânicos nos resultados de busca. Os links patrocinados são os maiores exemplos de mídia paga.

Em geral, cada link funciona com base na cobrança por cliques: quem programou o anúncio paga um certo valor de acordo com o número de cliques que ele conquista.

O Google faz leilões para definir quais serão os anúncios mostrados de acordo com cada pesquisa.

Por isso, as empresas interessadas têm que estabelecer um valor máximo para cada clique para poderem concorrer entre si. O valor é definido conforme as palavras-chaves usadas.

Por vezes a publicação de conteúdo orgânico não é suficiente. Portanto, investir em anúncios interativos como parte de uma campanha mais geral de inbound marketing é bastante recomendável.

Quais são os benefícios dessas estratégias?

Os dois conceitos centrais do Search Engine Marketing devem ser aplicados em conjunto para maximizar os resultados.

As estratégias de SEO apresentam benefícios, tais como:

Garante as primeiras posições;
Qualifica os clientes em potencial com informações relevantes;
Proporciona uma boa experiência;
Melhora a fama da empresa;
Agrega valor ao produto divulgado;
Auxilia na fidelização de fregueses.

Investir em mídia paga também traz uma série de benefícios muito importantes para empresas interessadas em melhorar o posicionamento na web, como:

Possibilidades de segmentação;
Baixo investimento;
Retorno rápido;
Resultados mensuráveis;
Elevação da taxa de conversão;
Maior relevância nas mídias sociais.

Como você pode ver, tanto o SEO quanto a mídia paga possuem benefícios convergentes.

Portanto, é mais indicado que eles sejam aplicados de forma coordenada, cada um tem sua função específica, integrá-los vai trazer ainda mais vantagens.

Faça questão de instruir a equipe de colaboradores a respeito das diferenças entre SEO e mídia paga para evitar confusões e falhas.

Também analise com cautela as finanças da empresa antes de fazer investimentos muito ambiciosos em qualquer uma das estratégias.

Por fim, esteja sempre atento às reações e opiniões da base de clientes nas mídias sociais. São invariavelmente informações relevantes para definir os próximos passos da empresa.


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