Saiba como fazer a automação de marketing

Se existe uma coisa que vale mais do que tudo nas relações comerciais de hoje é o tempo. Com a diversidade cada vez maior de estímulos digitais e seus processos, a redução no cronômetro através da automação de marketing faz a diferença em cada etapa.

Tal como em um procedimento médico, à medida que a tecnologia avança, as oportunidades e as ofertas de novas soluções crescem de maneira tão rápida que acaba tornando certas entregas essenciais. Há um ponto onde não se pode mais voltar atrás.

Assim, a partir do momento em que as tecnologias mais modernas chegaram pela primeira vez à sua clínica de exames médicos, já não se pode mais usar as velhas táticas. Seja um laser ginecológico ou um aparelho de dentista, as mudanças pedem inovações.

É claro que com as relações comerciais e publicitárias não poderia ser diferente. Com a densidade de informações e aparelhos digitais disponíveis, a busca por entregas mais rápidas e práticas é imposta em escala industrial, de forma a sempre pedir por mais.

Em exemplos práticos, durante a campanha de vendas de um curso de coach, que é realizada pela terceira vez, é considerado praticamente inadmissível que não se leve em conta os dados e resultados do primeiro e do segundo lançamento.

São nas facetas da repetição de processos, teste de novas etapas e validações dos métodos de sucesso que a automação do marketing digital se faz mais necessária. E até mesmo um Serviço de Reforma Residencial pode ser otimizado com essa decisão.

Por esta razão, a definição, os principais benefícios e as orientações práticas a respeito da automatização dos processos de publicidade serão abordados como pauta deste artigo, explicando cada ponto levantado com propriedade.

No final, será possível associar aquilo que se vê em um anúncio de impermeabilização de fachadas cerâmicas a todo o processo de marketing automatizado que será visto nesta leitura.

Conceito de Automação em Marketing

A automação de Marketing consiste no ato de fazer uso da tecnologia para tornar automáticas as ações e os processos de marketing, conquistar reduções de trabalhos manuais e o aumento da eficiência de cada ação.

É possível considerar esta prática como a principal técnica para a nutrição dos visitantes engajados, ou leads, em uma régua de relacionamento que visa mantê-los próximos até o momento da compra.

Tal como a contratação de um motoboy para entrega de documentos, a automatização dos processos comerciais e publicitários de uma empresa podem proporcionar a construção de uma comunicação que chega direto ao ponto, atendendo a todos.

Somente através de etapas padronizadas é possível alcançar a harmonia necessária para a execução das ações essenciais.

Existem diversos sofismas e mentiras sobre a automação do marketing digital nas empresas. Por esta razão, é de suma importância elucidar as questões abordadas neste texto.

Não são poucos os que pensam que qualquer tipo de ação que seja realizada de forma automática, do agendamento de postagens às respostas padronizadas no inbox, já sejam, por si só, a automatização do Marketing em seu estágio pleno.

Essas são apenas as ações mais simples, estando extremamente abaixo do que é considerado uma Automação propriamente dita.

Por esta razão, é correto dizer que o conceito desta estratégia consiste na compreensão e atuação de maneira personalizada e escalável na comunicação com os interlocutores, dos quais interagem com a empresa nos diversos canais digitais.

É compreender exatamente o desejo dos leads em cada estágio do relacionamento comercial, proporcionando a eles todos os dados de que precisam dispor em cada momento de forma automatizada.

Quais os benefícios desta prática?

A automação de marketing proporciona uma variedade enorme de vantagens para instituições de todos os tamanhos. Isso auxilia na busca por novos ouvintes, no cultivo de do público, na aquisição de clientes e em diversos outros aspectos de marketing e vendas.

A automatização dos processos de publicidade permite que os times de uma empresa façam mais muito mais, dispondo de bem menos.

Na realidade, estima-se que sessenta e três por cento das empresas esperam ver resultados concretos da automação de marketing em cerca de seis meses de sua implementação.

Por este motivo, e para que fique mais visível como que a organização de um negócio por meio deste método funciona de maneira tão alinhada quanto um cabeamento estruturado de redes, é possível citar os seguintes benefícios da sua implementação:

  • Maior retenção de clientes;
  • Aumento escalado da receita;
  • Otimização da produtividade dos funcionários;
  • Ordenação de cada estágio;
  • Redução do desperdício de tempo;
  • Crescimento na taxa de conversão.

Para que fique claro o que está sendo demonstrado aqui, é preciso ressaltar que o primeiro benefício diz respeito ao fato de que o marketing não acaba quando o cliente é captado.

A retenção de clientes é tão importante quanto a prática da sua aquisição. A automatização dos processos de marketing proporciona um suporte aos programas de fidelidade e possibilita diversas oportunidades, como a otimização das vendas e dos relacionamentos.

As informações do cliente unificadas, em um canal de automação de marketing, possibilitam que seja possível responder aos indícios de interesse de seus compradores aos lançamentos orquestrados com grande potencial de engajar e converter.

Com a resposta correta da automação de marketing, os colaboradores podem deixar de lado tarefas manuais repetitivas e focar os esforços em critérios de estratégia, tudo isso enquanto transformam o trabalho em algo mais simples, produtivo e contagiante.

A automação de marketing dá classificação às transações, alinhamento às atividades, constitui planos viáveis e converge as equipes internas para o alcance das metas. Ela possibilita que tudo funcione de forma mais segura e tranquila.

Até a publicidade de uma empresa terceirizada de serviço de copa pode proporcionar a ela um fluxo de negociação mais dinâmico, ao adotar o método de automação.

É preciso obter os dados das oportunidades e da receita do Sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente, ou CRM, Customer Relationship Management, para conseguir ter a visão completa do que está indo bem e do que não está.

É importante parar de planejar tudo com base na intuição. A partir do uso dos dados na tomada de decisões, tidos a partir das experiências com as campanhas de marketing passadas, é possível alocar os orçamentos.

Assim, não será difícil obter maiores lucros no futuro próximo. Tudo isso será possível a partir da adoção do método de automação.

A partir do momento em que as campanhas de captação de leads são administradas por meio da automação de marketing, as informações limpas dos clientes se tornam mais fáceis de serem identificadas para o direcionamento dos clientes adequados.

Dessa forma, as melhores ofertas são feitas para os contatos corretos e, consequentemente, ocorrerão interações com possíveis clientes reais, o que, por sua vez, irá potencializar as chances de concretização de uma venda.

5 dicas de como aplicar

Por fim, o mais importante dessa abordagem do tema da automação do marketing, sobretudo na esfera digital, é a aplicabilidade da estratégia.

Por esta razão, cinco são as orientações práticas para aplicar a automação nos processos comerciais e publicitários de uma empresa, independente do seu tamanho. São elas:

  • Nunca parar de progredir;
  • Unir marketing e vendas;
  • Fazer segmentação;
  • Definir os processos;
  • Só adquirir a ferramenta depois de tudo definido.

O avanço constante na otimização dos processos através do método de tornar tudo automático é a chave para alcançar o sucesso e evitar, de uma vez por todas, reincidir nos erros do passado.

Para melhorar ainda mais a estratégia, é possível integrar os dois principais times responsáveis por fazer o processo comercial acontecer de cabo a rabo, que são o de marketing e o de vendas.

Unificar as duas equipes pode ser a melhor decisão a ser tomada em uma empresa de grande ou médio porte, uma vez que tem a capacidade de tornar ainda mais efetiva a tática da automação.

Não se deve esquecer que, para que isso funcione corretamente e sem confusões, é necessário definir as responsabilidades de cada um.

Fazendo as segmentações personalizadas e definindo os processos, é possível, por fim, definir a ferramenta de automação a ser adquirida. E é aqui que entra um alerta importante.

Nenhuma ferramenta de automatização pode realizar todo o trabalho por si mesma. Ela necessita de uma estratégia atuando por trás, para proporcionar os resultados desejados.

Dessa maneira, não se deve desperdiçar dinheiro a toa com o contrato e as mensalidades de uma ferramenta enquanto os processo ainda não forem bem definidos.

Considerações finais

Tal como a adoção de uniformes profissionais para obras, a automatização dos processos de venda e publicidade de uma empresa podem garantir uma maior unidade, empenho no cumprimento de tarefas e livre circulação de novas ideias.

Através desta metodologia, que cresce cada dia mais, sobretudo no mercado digital, é possível otimizar a repetição dos processos contínuos durante as campanhas de vendas, fazendo uso dos dados novos, comparando-os aos antigos e inovando as velhas táticas.

Assim, por meio da compreensão do conceito de automação de marketing, da análise das principais vantagens da sua implementação e das adoção das cinco dicas de aplicação básica, é possível transformar um negócio lento e burocrático em uma empresa dinâmica.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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