Retargeting: o que é e como fazer

O retargeting ainda é um conceito pouco conhecido pela maioria das pessoas, mas que acontece na prática mais do que podemos imaginar. Trata-se de uma estratégia inovadora e focada no comportamento do usuário.

Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso à internet e perfil em pelo menos uma das diversas redes sociais que existem, o que aumenta drasticamente o número de clientes para empresas e lojas online.

Principalmente após a pandemia do novo coronavírus, as pessoas se adaptaram ao universo online e ao processo de compra e venda através da internet. Através dela conseguimos encontrar uma empresa que realiza aplicação de insulfilm espelhado, por exemplo, em poucos segundos.

Isso trouxe muita facilidade para a vida das pessoas, que não precisam mais gastar horas e horas atrás de um produto ou serviço, assim como trouxe facilidade para a vida dos empreendedores, que viram seus negócios decolarem dentro do universo digital.

Entretanto, os famosos algoritmos, que são espécies de tubos dentro da internet, não deixaram isso passar despercebido e aproveitaram todo esse processo para estudar a fundo o comportamento dos usuários.

Quando falamos de comportamento do usuário, nos referimos a todas as ações realizadas por uma pessoa na internet e que a levam a uma determinada decisão, que na maioria das vezes é a compra de um determinado produto ou serviço.

Por exemplo, o cliente de uma empresa envelopamento de veículos passa por uma jornada na qual é necessário que ele realize algumas ações até definitivamente comprar o que aquela marca oferece.

Tudo isso é estudado pelos algoritmos e serve como base para o surgimento de novos conceitos dentro do marketing digital, como o retargeting, que é justamente o tema que iremos conhecer a fundo hoje.

O que é retargeting? 

O retargeting, se traduzido de forma literal para o português, significa “pegar de novo”. Na prática, significa encontrar um usuário novamente para apresentar algo que ele já demonstrou algum tipo de interesse na internet.

O processo se baseia nos interesses do usuário e no estudo de produtos, serviços e anúncios que interessam aquele perfil de cliente e que merecem ser reapresentados para ele como uma nova chance de compra.

Por exemplo, vamos imaginar que uma pessoa estava à procura de uma armazenagem e distribuição logística e encontrou um site na internet com uma empresa que realiza esse serviço. Ela deu uma olhada, mas não chegou a realizar nenhuma outra ação.

Os algoritmos, ao entenderem que aquele usuário gastou um bom tempo no site e que realizou a busca por aquele serviço ou produto, automaticamente dará um jeito de fazer com que ele apareça novamente para a pessoa.

E isso é mais comum do que pensamos. Provavelmente já deve ter acontecido com você quando procurou sobre algo no Google, por exemplo, e repentinamente surgiu o anúncio do produto que você pesquisou, mas agora no Instagram ou no Facebook.

Isso é o retargeting na prática. Os algoritmos dessas plataformas conversam entre si para entenderem o que você deseja e procura, assim eles começam a apresentar anúncios e mais anúncios daquilo que você pesquisou.

E isso pode acontecer nos mais diversos tipos de negócios e com diferentes usuários, desde os que procuram por acoplamento elástico tipo pneu quanto os que estão apenas atrás de um novo calçado.

O retargeting é uma estratégia que se assemelha muito ao remarketing, mas que iremos explicar a diferença entre eles mais à frente, entretanto é uma ótima opção para cativar e fidelizar cada vez mais clientes.

Vantagens do retargeting

Ao aplicar o conceito do retargeting em seu negócio, você obtém ótimas vantagens a curto, médio e longo prazo. Selecionamos algumas para te provar a eficácia dele, confira:

Mais vendas

Aumentar as vendas é o desejo de qualquer empreendedor que abriu um negócio, seja no universo digital ou físico, e o retargeting consegue aumentar essa taxa de uma maneira simples e prática.

Por exemplo, se uma pessoa que precisa de um seguro para moto suhai vê o anúncio de uma empresa que vende esse serviço, ela não pensará duas vezes antes de clicar, conhecer a marca e adquiri-lo.

Isso porque o usuário sabe que precisa daquilo, e os algoritmos sabendo que ele já procurou pelo serviço ou produto, não perderá a chance de insistir na compra que, na maioria das vezes, é realizada pelo cliente.

Menor taxa de CAC

O CAC é a sigla para o termo Custo por Aquisição de Cliente, que nada mais é do que uma métrica de performance baseada em um cálculo que mostra quanto a empresa está investindo para obter um cliente.

Sabemos muito bem que empreender está longe de ser barato, por isso quanto mais a empresa conseguir economizar, melhor vai ser para a receita e lucro da marca no fim das contas.

O retargeting também auxilia na diminuição dessa taxa, pois ao mostrar para o mesmo usuário um único anúncio da sua marca, conseguirá segui-lo pelas mais diversas plataformas da internet sem precisar gastar milhões para isso.

Branding

O branding é o processo de como os usuários percebem a sua marca. É um dos fatores mais importantes na construção do relacionamento beneficiado por uma estratégia de retargeting.

A solução permite que os usuários enxerguem que a sua marca possui uma presença ativa na internet, melhorando a percepção sobre ela e aumentando a credibilidade e chances deles consumirem de você.

Essas são algumas das vantagens do retargeting que podem mudar o cenário do seu negócio e trazer não só o aumento dos resultados quantitativos, mas também os qualificativos.

Diferença entre retargeting e remarketing

Como mencionamos anteriormente, existem diferenças entre o retargeting e remarketing, por mais que eles sejam semelhantes. Assim como existe diferença entre produtos como um chuveiro de emergencia e um chuverio tradicional, por mais parecidos que sejam.

O remarketing é a estratégia que possui como objetivo levar o cliente para a ação de compra definitivamente, por isso o envio de uma e-mail, de uma mensagem ou um telefonema são estratégias comuns dentro deste conceito.

Já o retargeting é o conceito focado no processo de engajar aquele possível cliente com a marca novamente, por isso é normal que o anúncio do produto ou serviço apareça mais de uma vez para aquele determinado cliente.

É claro que os dois acabam auxiliando no processo de decisão de compra do cliente, mas é importante ressaltar que possuem objetivos diferentes para com ele, e que ambos não deixam de ser importantes para uma marca.

São suas estratégias bem versáteis, podendo ser usadas tanto por uma empresa de assessoria financeira online quanto por um e-commerce de moda, entregando as vantagens que mencionamos acima e muitas outras.

Principais estratégias de retargeting

Assim como qualquer outro conceito dentro do marketing digital, o retargeting também possui estratégias para ajudar quem está começando a estudar esse conceito. Confira abaixo algumas das principais que selecionamos para você:

  1. Use a tecnologia

A tecnologia avançou muito nos últimos anos e não deixou de trazer benefícios também para a área de marketing. Principalmente após o surgimento do marketing digital, diversas ferramentas e sistemas foram criados para ajudar as empresas.

Por isso, use a tecnologia ao seu favor e procure por ferramentas online que permitam o acompanhamento dos passos de seus usuários justamente para saber quais produtos ou serviços eles estão mais interessados em apresentar a eles novamente.

  1. Mostre os produtos mais relevantes

É normal que um negócio que presta suporte de informática para empresas, por exemplo, possua um serviço ou produto pioneiro que chama bastante atenção do público e acaba sendo o carro-chefe de vendas da marca.

Por isso, faça com que ele seja mais relevante e apresente ele para as pessoas, pois se é o produto em destaque da sua marca, significa que muitas pessoas podem se interessar por ele ao ponto de comprá-lo de você.

  1. Esteja nos canais corretos

Por fim, mas não menos importante, esteja nos canais de comunicação que os seus consumidores estão, pois só assim você conseguirá aplicar o conceito da estratégia de maneira correta. Por isso, além de estudar o seu público, estude plataformas como:

  • YouTube;
  • TikTok;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Facebook;
  • LinkedIn. 

Os seus consumidores provavelmente estarão nelas depois de darem uma boa olhada em seu site, e quando você consegue achá-los por lá, torna-se ainda mais simples apresentar o seu anúncio novamente e levá-los mais uma vez ao site.

Essas são apenas algumas das estratégias de retargeting que podem ajudar a sua marca a engajar novamente os clientes e trazer ótimos resultados para a sua empresa, até mesmo em conjunto com o remarketing

Considerações finais

Com essas estratégias alinhadas, você consegue reengajar esse consumidor e até mesmo levá-lo à decisão de compra, aumentando não só os seus resultados, mas também a satisfação do seu cliente perante a sua marca.

Assim, seus resultados não serão apenas números, mas também depoimentos que farão toda a diferença na imagem da sua marca perante o mercado, trazendo qualidade e valor para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *