Você já parou para pensar quanto o mundo evoluiu nos últimos 30 anos? O final da década de 90 e o começo dos anos 2000, registraram uma enorme mudança em nosso cotidiano, com a invenção de várias tecnologias diferentes, e um mundo muito mais voltado para o virtual. 

Porém, esse desenvolvimento não surgiu recentemente, tudo começou no século 18, durante a revolução industrial que teve seu início na Grã Bretanha, de lá para cá, surgiram novas máquinas e alguns ápices tecnológicos, como em 1969 com o surgimento da internet e em 1974 com o celular. 

Se separarmos um recorte maior, podemos afirmar que a primeira tecnologia da história da humanidade foi a roda, afinal, essa foi uma invenção revolucionária, considerada como uma nova tecnologia para a época. 

A tecnologia sempre esteve presente em nossas vidas e é fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade e do nosso planeta, como na criação de uma válvula direcional, porém, você já parou para pensar o que faz ela ser tão importante? No texto de hoje, iremos mostrar toda a sua relevância para você.

Aprendizado e informação

Quantas notícias você só teve acesso graças a internet? Ou quantas informações, histórias e descobertas só foram realizadas devido à tecnologia? Grande parte do nosso novo aprendizado se dá justamente aos recursos tecnológicos, tanto para nós consultarmos essas informações, quanto para pesquisadores descobrirem sobre elas. 

Nos dias de hoje, conseguimos projetar e imaginar como foi o mundo a milhares de anos atrás, explorar o espaço e até mesmo, desenvolver novas curas para doenças, todo esse aprendizado só é possível graças ao desenvolvimento da tecnologia. 

Sem ela, a informação poderia ser incompleta e veiculada de maneira lenta, tudo que nós aprendemos desde algo mais simples até a manutenção de compressores é muito mais fácil e eficiente, além é claro, de todos terem acesso a essas informações, seja pelas redes sociais, pelo Google ou por qualquer outro portal digital. 

Comunicação

Já parou para pensar que as pessoas só se comunicavam de forma presencial ou através de cartas a cerca de 150 atrás? Com a chegada do telefone em 1876, e posteriormente do rádio em 1896 e da televisão em 1920, a comunicação tornou- se algo mais simples. 

Nos dias de hoje, temos vários canais de comunicação, graças é claro, à internet e ao desenvolvimento da tecnologia, é possível enviar mensagens instantâneas em chats completamente diferentes, o que facilita a troca de informações entre as pessoas. 

Se hoje temos uma alta interação social através das redes é justamente graças a tecnologia, que permite falar com quem quiser, onde quiser e quando quiser, ajudando na globalização e na união das pessoas. 

Trabalho e desenvolvimento profissional

A tecnologia também é importante dentro do nosso trabalho, independente da sua área de atuação, seja ela vendendo balcão refrigerado inox ou no segmento jornalístico, tudo é impactado pela tecnologia. 

Muitas novas áreas foram criadas, como o TI ou o marketing digital, o que gera novos empregos, algumas outras foram totalmente aperfeiçoadas, como é o caso da educação que conta com ensino à distância e da saúde, que agora tem uma maior precisão em operações e descobertas médicas. 

Se você parar para pensar, é difícil encontrar um segmento onde a tecnologia não influencia, seja para gerar mais produtividade, para implementar novos sistemas automatizados, mudar a rotina de trabalho com o home-office, apresentar novos recursos evolutivos e por aí vai. 

A tecnologia está presente em tudo!

É inevitável ressaltar, a tecnologia está presente em tudo! É difícil falar o quão importante ela é para nós e mensurar o seu impacto no nosso cotidiano, afinal, tudo que fazemos e todos os lugares que vamos, tem tecnologia. 

Seja ao acordar e pegar seu celular para ver o trânsito ou olhar a previsão do tempo, durante o trabalho com a ajuda de uma IA que te auxilia em seus projetos, e até mesmo no horário de descanso jogando videogame ou assistindo um filme com um óculos 3D no cinema. 

Em qualquer lugar que você vai a tecnologia está presente, e isso só ressalta o quanto ela é fundamental, afinal, o que seria de um mundo sem a tecnologia? Nada!

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Como posso te ajudar?