Por que branded content é necessário?

Uma ação importante e que pode fazer a diferença para um negócio é a criação de materiais relevantes, principalmente quando se possui uma qualidade nestes conteúdos, em especial quando eles são voltados para a estratégia de branded content.

O branded content é, em tradução literal, o conteúdo de marca ou que esteja relacionado a ela de alguma forma, que o público consiga saber que é relevante e perceber a qualidade da qual o conteúdo possui em relação ao produto ou serviço vendido.

Este formato é capaz de diferenciar um conteúdo dos convencionais anúncios que os consumidores estão acostumados, dando à empresa um novo modo de engajar pessoas, além de fazer com que seu nome se estabeleça no mercado.

Deste modo, uma empresa de pergolado de madeira garagem pode criar conteúdos divertidos e dinâmicos para o consumidor, de forma que o seu nome acaba ficando fixado na mente dele, e com isso haja uma recomendação natural dos serviços da empresa.

A flexibilidade com que as estratégias em torno do branded content são capazes de englobar áreas como publicidade e entretenimento, sempre tendo sua base em informações que a marca deseja passar aos seus consumidores.

As possibilidades que o branded content explora podem ser ainda maiores com a introdução da tecnologia no mercado, bem como o comportamento dos consumidores que, cada vez mais, passam a usar dispositivos móveis para realizarem suas compras.

Como uma gráfica rápida banner oferece seus serviços através de um aplicativo para conseguir ainda mais clientes e facilitar o fechamento de vendas, junto ao compartilhamento de conteúdos que atraiam o público. 

Importância do branded content

Buscar ideias e criar estratégias que possam ajudar a uma marca a se posicionar ainda mais no mercado, bem como reforçá-la dentro dele, é algo trazido pela utilização do branded content.

Isso porque seus meios são inovadores e acabam conquistando os consumidores, fazendo com que o público sempre interaja de alguma forma, seja com comentários ou com compartilhamentos.

Pensar e demonstrar diferentes meios de como fazer um mezanino fechado, por exemplo, pode dar a uma serralheria diferentes consumidores, que se identificam com o que o negócio quer compartilhar de inovador.

Com isso, o branded content acaba sendo uma forma de trazer algo novo para dentro do mercado, contribuindo para que haja o aumento de vendas, fidelização de serviços, bem como fazer com que o cliente também defenda a marca.

O branded content também pode ser utilizado por organizações que possuem objetivos que não sejam focados em apenas venda, ajudando a fixar ainda mais os consumidores e o nome do negócio dentro do segmento mercadológico que atua.

Os benefícios do branded content

Um dos principais benefícios que gira em torno do branded content quando ele é criado é a lembrança para o consumidor, principalmente para aqueles que viram antes e depois que irão realizar alguma compra.

Essa memória afetiva pode ser um aliado para vendas posteriores, porque é o resultado de um impacto que a estratégia teve em relação ao cotidiano do consumidor, ao ponto dele lembrar em um caso de necessidade.

Isso acaba gerando também um relacionamento mais estreito entre empresa e consumidor, fazendo com que ele compartilhe sobre o negócio para seus parentes e amigos, gerando um network maior e uma possível ampla rede de vendas.

O branded content também se torna um ponto de confiança para o consumidor por conta de sua base de entretenimento, que no momento certo, será a peça principal que levará o cliente a fechar vendas com o negócio.

Isso pode gerar um impacto no mercado, fazendo com que a concorrência faça estratégias que possam manter os consumidores que possui antes de perdê-los.

Marcar presença é um fator importante do branded content. Isso porque o alcance se torna ainda maior e atinge um maior público quando se está presente no campo online, local que se tornou um dos principais pontos para uma empresa crescer e ter clientes.

Tanto as redes sociais como através de podcasts, e-books ou e-mails no formato de newsletter, os materiais que forem criados com o branded content são os responsáveis por serem sua presença online.

Quanto melhor for o material, maior serão as chances desta presença ser ainda mais vista pelos usuários.

Portanto, utilizar o branded content em conjunto a outras estratégias de marketing, se torna um benefício para a empresa e para os seus objetivos. 

As diferenças entre branded content e marketing de conteúdo

Quando um empreendimento de aluguel de impressora a laser começa a buscar meios para se destacar, acaba encontrando divergências entre o marketing de conteúdo e o branded content que, anteriormente, pode-se pensar que se tratavam do mesmo assunto.

O marketing de conteúdo é quando o empreendimento cria mais de um foco dentre as suas estratégias, sempre com o objetivo de engajar as vendas e obter informações do mercado por meio dos feedbacks que os consumidores oferecem.

O marketing de conteúdo prioriza áreas e ajuda em ações como:

  • Fidelizar clientes;
  • Condução pelo funil de vendas;
  • Dar autoridade para uma empresa sobre o assunto;
  • Engajar a audiência com seus conteúdos.

Já em relação a vendas, o branded content atua de uma forma mais indireta, buscando sempre usar como base a relação que o consumidor tem pela empresa, para que através dele, possa ter conteúdos úteis e inovadores em relação ao mercado.

Em algumas empresas, essa vertente também é utilizada para ser entendida por um determinado tempo e por um contexto, como a criação de conteúdos sobre mesa de escritório planejado para o dia do consumidor e outras datas sazonais.

Já o marketing de conteúdo pode ter seus resultados e estratégias para algo a longo prazo, feitos sempre de uma maneira regular para que possa ter resultados comparados com o que foi feito anteriormente.

Com isso, o branded content pode utilizar também referências do entretenimento para montar as estratégias da marca, ao contrário do marketing de conteúdo, que visa sempre informar com o que se tem sobre o universo daquele produto ou serviço.

Dicas de como fazer um branded content

Pensar e saber executar um branded content demanda uma série de dicas para uma melhor condução deste modelo de estratégia, que são:

1. A empresa precisa ter uma identidade

Quando se está querendo que uma empresa entre no mercado e se destaque de algum modo da concorrência, é importante que este negócio possa ter sua identidade definida para ajudar a ser lembrado.

Afinal, a memória do consumidor pode acabar associando algo que viu com a empresa, e com isso, começar a gerar alguma forma de relacionamento.

2. Ter fontes de inspiração e focar na mensagem

Uma empresa de móveis que fabrica estação de trabalho dupla usa como base alguma série ou outra forma de entretenimento.

Nestes casos, é essencial que a inspiração seja bastante controlada em alguns momentos, de modo que se torne uma referência e não plágio.

O foco do branded content deve ser sempre a mensagem, e as vendas entrar em segundo plano na estratégia. Isso porque este modelo visa atrair os consumidores de outras formas criativas antes que haja o interesse em compras.

3. Saiba selecionar as palavras-chaves

Com a tecnologia presente, grande parte dos motores de busca que estão neste ramo online estão diretamente ligados a palavras-chaves e termos que as páginas colocam para que sua localização seja mais rápida.

Saber quais palavras se encaixam e o que tem relação ao conteúdo criado é muito importante, que pode ser feita através de ferramentas online que separam esses termos, ou por meio de brainstorm, para saber o que tem ou não relação por meio da chuva de ideias.

4. Qualidade é importante

Estratégias que envolvem a criatividade são essenciais que haja uma qualidade nelas, porque esses conteúdos desenvolvidos para propagar sobre um sistema de interfone para condomínio não podem ser algo que o consumidor ignore pela má qualidade.

Seja o conteúdo criado visual, textual ou audiovisual, devem conter uma alta qualidade desde o arquivo para as mídias até uma gramática e ortografia rigorosa no que se trata de textos.

5. Definir uma agenda e cumprir

Tratando-se do branded content, em muitos casos essa estratégia é utilizada por um determinado período da empresa, ou então seus conteúdos são postados com uma certa regularidade, para que haja algum engajamento.

Nestes casos, quando estiver na fase do planejamento, é importante que quaisquer empecilhos que possam vir a prejudicar o cronograma sejam previstos para serem evitados previamente. 

6. Entenda o público-alvo para criar os conteúdos

Entender como é o cotidiano do consumidor e montar as estratégias em torno disso podem ajudar o empreendimento a obter ainda mais atenção em seus canais.

Isso porque os meios errados como vídeos longos para clientes que possuem uma rotina corrida acaba não gerando tanto resultado como é esperado.

Portanto, entender o cliente que possui e seus hábitos, pode ser uma forma para que o branded content fique mais específico e consiga atingir todos de algum modo.  

Considerações finais

O branded content é uma estratégia que cada vez mais é explorada no mercado, isso porque suas bases são o entretenimento e a tecnologia para trazer cada vez mais consumidores para um empreendimento.

Como uma empresa utilizar o branded content para promover um evento em um teatro para sipat contado com meios tecnológicos e em um formato que acaba interessando o público a participar da ocasião.

O branded content tornou-se muito utilizado pelas empresas por conta das suas inovações e maneiras de fazer uma empresa ser lembrada, o que resulta na atração de consumidores e uma estabilidade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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