Quando uma empresa consegue alinhar as equipes de marketing e vendas para atingir seus resultados, consegue um processo muito mais ágil e expressivo para uma empresa de automação industrial.

Por conta disso, o termo vendarketing começou a ganhar muito destaque no mercado. Até pouco tempo atrás, a maioria das companhias tinha a visão de que as equipes de marketing e de vendas deveriam ser mantidas isoladas, uma vez que cada uma possui seus próprios focos.

Entretanto, essa distância entre os dois acabou criando uma certa rivalidade. Uma vez que ambas as áreas trabalham com o consumidor, acabou se tornando comum que uma equipe jogasse na outra a culpa quando algo não dava certo.

Além disso, cada time possui suas próprias metas e objetivos, que nem sempre eram alinhados e que acabavam gerando uma série de complicações a longo prazo, principalmente no momento de fechar negócio.

Entretanto, recentemente, muitas empresas identificaram o potencial que ambas as equipes possuem quando trabalham juntas. Uma complementa o trabalho da outra, conseguindo alcançar números muito mais expressivos.

Ao aprimorar o conceito de cada um dos times em sua estrutura de vendas, é mais fácil extrair o máximo de cada uma das atividades, aumentando consideravelmente seu potencial de vendas com uma empresa de portaria terceirizada.

Enquanto a equipe de marketing trabalha com a preparação do consumidor, os vendedores vêm para completar a transação, apresentando argumentos de vendas e tirando dúvidas e questionamentos restantes do cliente.

O papel de um time de vendas é muito claro dentro de uma organização. Seu papel é dialogar com o cliente com o objetivo expresso de vender. Quanto mais você consegue vender, maiores são as chances de conseguir resultados positivos em sua companhia.

Por outro lado, o trabalho da equipe de marketing é mais subjetivo, uma vez que lida com a conquista de visitantes e a conversão deles em leads para que você consiga otimizar esse tipo de processo.

Um lead é um consumidor que conhece sua empresa de epis para eletricista, mas ainda não está convencido de que deve comprar um produto ou serviço seu. Ele já deixou dados de contato para um diálogo mais aberto, mas ainda tem esse tipo de dúvida.

Por isso, o marketing acaba se tornando responsável por uma série de elementos, como:

  • Apresentar a empresa para novos públicos;
  • Branding;
  • Anúncios e publicidade;
  • Cuidar da comunicação da empresa.

Todos estes elementos são muito importantes para que a equipe de marketing consiga atingir seus objetivos, fazer com que o consumidor se decida pela empresa e consiga aceitar com mais qualidade esse tipo de ação.

Quando você consegue informar e estimular o consumidor a desejar saber mais sobre seus produtos e serviços, consegue levá-lo pela jornada de compra até o momento da abordagem do time de vendas.

Esse processo é analisado muitas vezes como um funil, recebendo o nome de funil de vendas. Ele analisa todas as interações de um consumidor com a empresa de limpeza de galpão, desde o momento da descoberta até fechar um negócio.

Enquanto o marketing fica responsável pelo começo do funil, onde o visitante ainda não tem muita certeza ou conhecimento sobre o que está sendo oferecido, a equipe de vendas se apronta para uma abordagem quando ele se torna uma oportunidade, trabalhando para fechar a venda.

Como integrar o marketing e as vendas?

Agora que você consegue entender um pouco melhor a função de cada uma das equipes e o potencial que as duas possuem juntas, é preciso saber como fazer esse processo de forma efetiva, garantindo resultados muito mais satisfatórios.

Entretanto, é preciso que você tenha em mente que cada empresa é única, e nem sempre duas companhias apresentarão o mesmo resultado com esse tipo de ação, ainda que estejam trabalhando sob o mesmo segmento de atuação, como a industria de luminárias.

Por isso, adaptar as informações a sua realidade é uma importante maneira de estimular esse tipo de processo e conseguir um resultado mais expressivo para suas ações, ampliando sua capacidade de vendas consideravelmente.

Service Level Agreement

Também conhecido pela sigla SLA, este é o conjunto de regras que identifica as ações e as entregas de cada uma das equipes, permitindo uma integração mais efetiva e evitando que exista algum tipo de confusão no caso de objetivos não atingidos.

O SLA permite que você estipule com clareza todas as ações que cada um dos times deve executar para que o trabalho saia com qualidade, aprimorando ainda mais esse tipo de ação e possibilitando que as equipes trabalhem em harmonia.

Além disso, quando você delimita as ações de cada time, consegue mensurá-los separadamente, identificando qual equipe precisa de mais incentivo ou estímulo para apresentar resultados mais efetivos em sua fabrica de lustres.

Com o SLA, nenhuma equipe poderá jogar para a outra a culpa de um item que seja sua responsabilidade, uma vez que cada um tem muito bem definido as funções que exercerá ao longo do processo.

Esse tipo de ação ajuda a manter um clima organizacional otimizado, onde os profissionais trabalham em parceria e buscando resultados finais, ao invés de entrar em uma competitividade desnecessária e pouco esportiva.

Quanto mais paz e harmonia você conseguir dentro do ambiente de trabalho, maiores são as chances de seus resultados serem mais efetivos, e você otimizar esses resultados em mais vendas para aumentar seu faturamento.

Além disso, os próprios SLAs podem ser avaliados e identificados como funcionais ou não. É interessante que você faça isso periodicamente, identificando se há algo que pode melhorar dentro de suas possibilidades enquanto fabricante de grade de piso.

Esse tipo de ação permite que você estimule sua equipe sem pesar em um dos lados apenas, aumentando seus resultados.

Marcar reuniões

Uma maneira de manter ambas as equipes sempre estimuladas e cientes das funções da outra é através de reuniões periódicas para avaliar o andamento das atividades. O ideal é pelo menos uma reunião a cada quinzena, mas você pode estipular o prazo como for melhor.

As reuniões são uma importante maneira de manter a sinergia de suas equipes, bem como acompanhar os processos que estão sendo desenvolvidos e entender seus objetivos e como eles dialogam com sua necessidade, pensando em maneiras de ajudar ambos os times.

É possível realizar uma série de ações nessas reuniões, como avaliação de conteúdo que está sendo abordado, apresentação de novas ferramentas de trabalho e de novos produtos e serviços, além de muitas outras funções como fornecedor de extintor.

Até mesmo o período de descontração pode ter um impacto direto nos resultados a longo prazo. É muito comum depois de reuniões você preparar um coffee break para seus funcionários, o que dá um tempo para as duas equipes se comunicarem.

Quanto mais eles estiverem integrados entre si, mais facilmente será a aplicação do vendarketing, otimizando esse tipo de processo e ampliando suas chances de negócios ao aproveitar a união das duas equipes.

Alinhar métricas

Esse é um dos quesitos mais importantes para você conseguir uma integração realmente efetiva entre os setores de marketing e vendas. Toda ação que você realiza com sua empresa deve ser acompanhada de perto.

Para conseguir medir a efetividade de suas ações, é importante entender algumas métricas que ajudam a identificar se suas ações estão apresentando os resultados desejados ou se você precisa repensar sua estratégia como um todo.

Normalmente, cada setor tem suas próprias métricas para avaliar, o que acaba sendo interessante para a maioria dos casos na empresa. Entretanto, quando se trata de marketing e de vendas, é preciso pensar diferente.

Isso porque métricas diferentes geram focos diferentes, e nesse momento as duas equipes deixam de estar alinhadas. Caso uma consiga atingir seus resultados e a outra não, ficará uma eterna briga de quem culpar, mas o maior prejudicado é você.

Por isso, entender como seus departamentos podem trabalhar juntos para alinhar as métricas e conseguir resultados financeiros satisfatórios é um processo muito importante para empresas dos mais variados tipos.

Quando o time de marketing consegue atrair o consumidor para a equipe de vendas fechar negócios, isso significa que o alinhamento de ambas as equipes está funcionando e suas métricas de acompanhamento se conversam para gerar esse tipo de resultado.

Considerações finais

O processo de vendarketing tem sido adotado por cada vez mais companhias, uma vez que seus resultados são notadamente positivos. Por isso, entender esse tipo de ação e como você pode otimizar suas ferramentas de trabalho é uma ótima maneira de integrar suas equipes.

Os vendedores e os profissionais de marketing são, acima de tudo, colaboradores de uma mesma empresa, e devem trabalhar juntos para conseguir conquistar os objetivos profissionais aos quais se dedicam, criando assim uma estrutura adequada de atendimento para a companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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