A importância dos feedbacks de clientes

Os feedbacks de clientes são uma das ferramentas mais poderosas que qualquer empresa tem, e com a chegada e instauração do meio digital na vida das pessoas, isso não só se tornou mais acessível para os negócios, como também se tornou necessário.

Em outras palavras, apesar da internet ter ajudado e mudado completamente a maneira como se empreende, também deixou o mercado muito mais competitivo, e a empresa que não investir na experiência do cliente estará dando um tiro no próprio pé.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar a importância de receber feedbacks de seus clientes e como essa ferramenta é extremamente útil para o seu negócio, explorando as vantagens e aplicações, assim como o impacto que pode causar na sua empresa.

Desde uma empresa de urnas funerarias até mesmo uma pessoa comum, todos precisam de feedback até um certo nível. É ele que irá orientar as suas ações para manter o que já está bom e o que ainda pode ser melhorado, tornando seu trabalho mais eficiente.

Quando pensamos no ramo empresarial, isso reflete diretamente nas demandas dos colaboradores. Muitas empresas reclamam que as metas não estão sendo batidas e que não está tendo esforço por parte das áreas. Nesse caso, um feedback resolveria.

Pensemos em uma logística transporte de cargas e em todo o mercado que a rodeia. Para garantir um maior sucesso de seus serviços e entregas, é preciso coletar o feedback dos clientes em todos os setores que for possível, para que assim a empresa se torne mais competitiva.

De forma simples e bastante direta, ele permite que a marca entenda melhor a percepção do seu público e aprimore suas estratégias, melhore seus produtos e até mesmo mude completamente alguma abordagem.

Em outras palavras, as marcas que não valorizam a opinião e retorno dos seus clientes tendem a não melhorar, e isso é muito ruim quando pensamos em termos de mercado, mesmo que sua empresa seja a melhor em seguro suhai moto.

Os tópicos a seguir irão melhor abordar o conceito de feedback e os seus benefícios, mostrando como ele pode ser impactante no mercado e por que a sua organização precisa investir o máximo possível nessa estratégia de mercado.

O impacto do feedback na empresa

Hoje em dia as pessoas ganham e perdem o interesse em diversos assuntos e temas, tornando o trabalho das empresas muito mais difícil e dinâmico, precisando elas terem de se adaptar ao seu público a todo momento. É um trabalho bastante difícil.

Mas mesmo que a sua marca seja líder de mercado em bomba dosadora de cloro, é preciso interagir bastante com o cliente para conseguir informações referentes ao seu negócio e conseguir se destacar e melhorar os seus serviços.

Em outras palavras, é através do feedback de seus clientes que isso será possível. Por existirem várias empresas de um mesmo ramo, elas estão sempre atentas para conseguir os clientes de outras, e uma das maneiras de fazer isso é oferecendo uma boa experiência ao consumidor.

Ou seja, quando se ouve o que ele tem a dizer, você melhora seus produtos e serviços, e dificilmente o cliente deixará de comprar da sua marca. Com isso, se torna muito mais constante a evolução para se tornar referência no mercado com seu produto, mesmo que seja um transdutor de pressão.

Podemos então destacar alguns benefícios que o feedback pode trazer para a sua organização, como:

  • Aumento da confiabilidade da marca;
  • Produtos e serviços mais precisos e personalizados;
  • Maior aceitação do público;
  • Maior número de vendas;
  • Público mais engajado com a marca;
  • Tomada de decisões mais assertivas.

Pode-se concluir que a ferramenta do feedback, quando bem aplicada, traz resultados que antes seriam muito difíceis de serem alcançados. E uma das coisas mais importantes que ele gera é uma espécie de prova social.

Quando as pessoas começam a enxergar que a sua empresa de licenciamento extração mineral, por exemplo, está disposta a ouvir a sua opinião sobre suas decisões, elas se sentem mais incentivadas a tentar ajudar no crescimento da marca.

Mesmo as que apenas reclamam que algo não está bom, você deve agradecer a elas. Um lead ou cliente que não se importa com a marca, simplesmente corta o contato e compra de outra empresa, enquanto o que está insatisfeito está investindo tempo para mostrar a você algo que não está bom.

Portanto, nunca vire as costas para os seus leads e clientes, afinal são eles que irão consumir os seu produtos e que ajudam a manter a sua organização que comercializa motor de corrente alternada trifásico ativa.

Coletando o feedback

Agora que já entendemos melhor a importância dessa ferramenta e como ela é importante para os dias de hoje, chegou o momento de compreender como aplicá-la e fazer com que se torne ainda mais eficiente na prática.

Portanto, os tópicos a seguir irão reunir uma série de dicas e orientação de como coletar informações de seus clientes e continuar mantendo seus serviços de mobile promocional altamente competitivos e cativantes para o público geral. Confira.

01 – Chat ao vivo

Embora as empresas possuam formas de conseguir resolver os problemas de clientes e leads, como bots e outros programas, sempre é importante ter um atendente humano do outro lado da tela para que o cliente se sinta mais à vontade.

Isso não apenas mostra que você está dedicado a entender o problema e resolvê-lo, como também se importa com a experiência que ele está tendo e, a partir dessas conversas é possível coletar várias informações e insights do que não funciona e do que funciona.

O usuário pode relatar problemas e que deseja uma orientação para resolver ou simplesmente deixar a queixa registrada de forma mais direta.

Em qualquer uma delas, é possível entender o nível de insatisfação do cliente e, baseado nisso, mobilizar colaboradores para que o problema não volte a acontecer.

02 – Pesquisas de satisfação

Também conhecidas como formulários de satisfação, essas pesquisas têm como objetivo saber se o nível e qualidade dos produtos, serviços e atendimentos estão dentro da expectativa dos clientes, fazendo com que se possa analisar posteriormente.

Isso significa que, ao elaborar perguntas e questionar o consumidor, eles começarão a colocar a visão e opinião deles em jogo. Com isso, se tornará possível cruzar as informações posteriormente, encontrar padrões e analisar o que pode ser resolvido e o que deve ser mantido da maneira atual.

Embora seja muito útil, são muitos os clientes que simplesmente passam por esses formulários e o ignoram, ficando um pouco difícil de conseguir coletar o feedback, então uma alternativa é oferecer alguns bônus para aqueles que o preencherem.

Evite fazer perguntas muito grandes ou que requerem muito tempo para serem respondidas. Opte por alternativas ou notas de satisfação a partir de uma escala que não só conseguirá as informações que quer, como também saberá o quão perto ou longe estão de ficarem o que a empresa almeja como excepcional.

03 – Utilize as redes sociais

Sabemos que as redes sociais deixaram a muito tempo de ser apenas uma maneira de entretenimento e se tornaram uma poderosa ferramenta para as empresas. Quando pensamos em feedback, elas são excelentes alternativas de coleta de dados.

O primeiro motivo é porque nas redes as pessoas já se sentem mais confortáveis em dar a opinião delas em determinados assuntos e, quando já conhecem a sua marca e acompanham o seu trabalho, se sentem ainda mais à vontade para mostrar insatisfação quando essa acontece.

É muito interessante sempre estar de olho nas redes, independentemente de qual seja, e avaliar através das ferramentas de insight o nível de satisfação que as pessoas estão demonstrando, podendo resultar até mesmo em mais engajamento para a empresa.

Incentive as pessoas a darem a sua opinião e até mesmo crie posts exclusivos para isso, onde elas podem falar sobre determinado produto, ajudando a marca a direcionar a coleta de dados para um foco e analisar o que pode ser mudado.

Considerações finais

O texto de hoje mostrou a importância do feedback do cliente para a sua empresa, como ela pode usar isso a seu favor e melhorar suas técnicas e estratégias, além de como coletar as informações dos clientes de maneira mais funcional.

Toda organização precisa encontrar maneiras de que seus clientes participem de forma mais ativa em seus negócios, e o feedback é uma dessas. A empresa que souber utilizar dessa ferramenta de maneira ideal conseguirá uma grande vantagem frente às concorrentes.

Portanto, utilize esse texto como guia e estude o máximo possível para aplicar essa estratégia na sua marca, mantendo a sua essência e conseguindo se manter competitiva em seu segmento de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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