O Google EAT se trata de uma ferramenta que vem sendo utilizado por empresas de marketing digital, pois serve de ajuda para engajar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
Para darmos um exemplo do que estamos falando, quando você busca na web por um produto, como uma válvula de segurança, por exemplo, uma série de empresas vão aparecer.
Entretanto, existe um ranqueamento natural entre os resultados da pesquisa. Algumas empresas aparecem na frente de outras, e com isso, quem está na frente vai ter uma série de benefícios importantes, como, por exemplo:
- Aumento de notoriedade na web;
- Aumento de tráfego orgânico no site;
- Otimização na prospecção de leads;
- Possível aumento de faturamento;
- Valorização de marca;
O bom resultado na pesquisa da web, é a expressão mais avançada das estratégias de SEO. Já o Google EAT, trabalha com um conjunto de ferramentas e estratégias que ajudam a desenvolver o objetivo de ter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.
O conceito tem três siglas que define bem o que significa “expertise” (especialização) “Authoritativeness” (autoridade) e “Trust” (confiança). Expliquemos cada um deles a seguir.
Expertise (especialização)
A expertise está ligada ao marketing de conteúdo e visa mostrar ao algoritmo da web, que a empresa em si, é uma especialidade no segmento.
Quando buscamos na web, por um artigo explicando como funciona a tela fachadeira, por exemplo, existe um conceito pré-determinado pela Google, que através da inteligência artificial, buscará fornecer um artigo que seja realmente relevante ao internauta, logo nos primeiros resultados.
As agências de marketing digital trabalham com expertise do Google EAT, exatamente para que a empresa tenha mais relevância através da produção de conteúdo.
Para isso, são normalmente publicados textos e conteúdos de mídia otimizados, adotando um padrão de relevância para web e com diversas palavras-chave para alcançar o público-alvo.
Authoritativeness (autoridade)
Quando uma empresa que faz pintura industrial, por exemplo, trabalha com a especialização de conteúdo digital, ela vai ganhando mais relevância nos algoritmos da web, até ser considerado uma autoridade no assunto.
A autoridade se dá através da confiança do próprio consumidor. Existem uma série de empresas que trabalham com blindagem de veículos, entretanto, toda a pessoa que busca por esse serviço, certamente vai fazer uma pesquisa prévia na web.
Se a sua empresa for autoridade no assunto, as chances de conversão desse cliente em potencial, se tornam muito maiores.
Trust (confiança)
O que faz você ter confiança para comprar um produto? A marca? A qualidade? A boa reputação? Um site confiável? Garantia? Prazo de entrega? Na verdade, é tudo isso! A confiança é o último e principal alicerce do Google EAT.
Ter uma boa reputação na web; ter um site otimizado para dispositivos móveis e seguro para navegação; ter todas reclamações resolvidas, respeitar prazo de entrega, se comprometer com problemas que determinado produto apresentou. Tudo isso gera confiança do consumidor.
O sistema de inteligência artificial do Google também consegue notar a boa reputação da empresa e consequentemente ele direciona internautas para o endereço de sua página.
Considerações finais
Vale ressaltar que o cliente do google é o internauta e não o cliente da sua empresa! Portanto, cabe à empresa se moldar na plataforma Google, utilizando as ferramentas disponíveis, para fazer a prospecção de clientes em ambiente digital.
Caso não tenha uma equipe de marketing na sua empresa, agências especializadas em marketing digital poderão lhe ajudar.
Esse foi nosso artigo falando sobre o que é e como funciona o Google EAT. Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais
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