Todo proprietário de empresa deseja taxas de conversão mais altas, e há muitas estratégias para chegar lá. Mas não vamos esquecer o ativo mais poderoso que você tem à sua disposição: os dados, que podem ser localizados com exatidão no Google Analytics.
Sem isso, é como se construísse um condomínio e não fizesse a devida manutenção predial, ou seja, haveria riscos óbvios. Mas, para não cair nessa armadilha, continue com a gente, pois explicaremos tudo sobre essa ferramenta sendo usada para a conversão de leads e clientes em seu e-commerce!
Segmentação do tráfego do site por tipo de canal
Uma das melhores (e mais fáceis) maneiras de usar o Google Analytics para aumentar as conversões é analisando seus segmentos de tráfego por tipo de canal. Dentre eles, temos:
- Mecanismos de busca;
- Rede Social;
- Referência de outros sites, também conhecidos como backlinks;
- E-mail;
- Acesso Direto (digitando o nome de domínio);
- Publicidade Paga;
- E outros.
No fim das contas, tudo isso se torna tão importante para a marca quanto um projeto de instalações elétricas para uma residência. A visualização do tráfego lhe dará um escopo sobre quais deles têm bons desempenhos e outros que necessitam de melhorias.
Dedique parte do seu tempo para melhorar métricas, como:
- Taxa de rejeição e de conversão;
- Tempo médio da página;
- Porcentagem de saída;
- E outros..
Quando os números se equilibrarem, terá mais facilidade na retenção de clientes ou leads.
Dicas sobre como melhorar a conversão e a taxa de rejeição
- Aumente a velocidade em todos os dispositivos, especialmente nos smartphones. Você pode testar a velocidade do seu site e obter sugestões gratuitamente usando ferramentas do próprio Google;
- Certifique-se de ter páginas responsivas para cada tipo de dispositivo;
- Mantenha informações importantes como os botões de CTA ou seu e-mail. Porque quando os usuários acessarem seu site, terão tudo o que eles precisam para entrar em contato com os colaboradores imediatamente;
- Não sobrecarregue o público com muitas informações. Vá direto ao ponto e forneça apenas uma chamada para ação;
- Examine o desempenho do produto;
- Se pretende otimizar suas taxas de conversão, saiba o que vende mais e menos. Por exemplo: dentro de sua empresa, a aplicação de manta asfáltica é um sucesso e outros produtos estão aquém. Então, verifique e melhore o restante.
Estudando Relatórios de Interesse
O Google Analytics fornece relatórios de interesse detalhados para sua base de clientes. E para que você precisa disso? Pois saberá de todos os interesses do seu público. Indo de algo simples como:
- Os esportes que pratica;
- Quais portais de notícia acesse;
- O gênero de filmes que gosta.
E outros mais profundos, como:
- O número de horas que fica no Instagram;
- Os concorrentes que segue;
- As últimas compras em e-commerces.
Esses insights não são apenas benéficos porque podem ajudá-lo a entender seu público, mas também criará ideias de conteúdo de marketing. Os relatórios de interesse irão identificar oportunidades de venda cruzada e aprimorar a segmentação e retargeting.
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