Todo proprietário de empresa deseja taxas de conversão mais altas, e há muitas estratégias para chegar lá. Mas não vamos esquecer o ativo mais poderoso que você tem à sua disposição: os dados, que podem ser localizados com exatidão no Google Analytics.

Sem isso, é como se construísse um condomínio e não fizesse a devida manutenção predial, ou seja, haveria riscos óbvios. Mas, para não cair nessa armadilha, continue com a gente, pois explicaremos tudo sobre essa ferramenta sendo usada para a conversão de leads e clientes em seu e-commerce!

Segmentação do tráfego do site por tipo de canal

Uma das melhores (e mais fáceis) maneiras de usar o Google Analytics para aumentar as conversões é analisando seus segmentos de tráfego por tipo de canal. Dentre eles, temos:

  • Mecanismos de busca;
  • Rede Social;
  • Referência de outros sites, também conhecidos como backlinks;
  • E-mail;
  • Acesso Direto (digitando o nome de domínio);
  • Publicidade Paga;
  • E outros.

No fim das contas, tudo isso se torna tão importante para a marca quanto um projeto de instalações elétricas para uma residência. A visualização do tráfego lhe dará um escopo sobre quais deles têm bons desempenhos e outros que necessitam de melhorias. 

Dedique parte do seu tempo para melhorar métricas, como:

  • Taxa de rejeição e de conversão;
  • Tempo médio da página;
  • Porcentagem de saída;
  • E outros..

Quando os números se equilibrarem, terá mais facilidade na retenção de clientes ou leads.

Dicas sobre como melhorar a conversão e a taxa de rejeição

  • Aumente a velocidade em todos os dispositivos, especialmente nos smartphones. Você pode testar a velocidade do seu site e obter sugestões gratuitamente usando ferramentas do próprio Google;
  • Certifique-se de ter páginas responsivas para cada tipo de dispositivo;
  • Mantenha informações importantes como os botões de CTA ou seu e-mail. Porque quando os usuários acessarem seu site, terão tudo o que eles precisam para entrar em contato com os colaboradores imediatamente;
  • Não sobrecarregue o público com muitas informações. Vá direto ao ponto e forneça apenas uma chamada para ação;
  • Examine o desempenho do produto;
  • Se pretende otimizar suas taxas de conversão, saiba o que vende mais e menos. Por exemplo: dentro de sua empresa, a aplicação de manta asfáltica é um sucesso e outros produtos estão aquém. Então, verifique e melhore o restante.

Estudando Relatórios de Interesse

O Google Analytics fornece relatórios de interesse detalhados para sua base de clientes. E para que você precisa disso? Pois saberá de todos os interesses do seu público. Indo de algo simples como:

  • Os esportes que pratica;
  • Quais portais de notícia acesse;
  • O gênero de filmes que gosta.

E outros mais profundos, como:

  • O número de horas que fica no Instagram;
  • Os concorrentes que segue;
  • As últimas compras em e-commerces.

Esses insights não são apenas benéficos porque podem ajudá-lo a entender seu público, mas também criará ideias de conteúdo de marketing. Os relatórios de interesse irão identificar oportunidades de venda cruzada e aprimorar a segmentação e retargeting.

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