Cada vez mais as pessoas se atentam a necessidade de atuar no marketing de suas empresas, conhecendo essa demanda, também é necessário compreender que para gerar resultados é preciso planejar uma estratégia de marketing

Entende-se como estratégia de marketing um tipo de ação de planejamento que visa o longo prazo, além de um destaque situacional, o marketing feito dessa forma garante uma vantagem sustentável, duradoura e muito mais rentável. 

Também é esse processo que entende o marketing como um conjunto de ações que quando colocado em prática aproxima as empresas de suas metas de divulgação, vendas e construção de marca. 

Dentro de uma estratégia de marketing está englobada toda e qualquer atitude e posicionamento da empresa de aluguel de estação de trabalho 8 lugares com a finalidade de dar visibilidade, credibilidade e alcançar mais clientes. 

A questão é que nem sempre essas ações são compreendidas dentro de uma estratégia e com isso muitas tentativas e investimentos são desperdiçados sem nenhum resultado realmente consistente.

Mesmo que investir em redes sociais seja uma excelente opção, não irá gerar retornos se a empresa apenas surfar uma onda e não ter um método de aproveitamento das ferramentas.

Portanto, é preciso compreender que cada marca tem seu público, seus objetivos e deve agir de acordo. 

Com o advento do marketing digital as oportunidades cresceram exponencialmente, são diversos os modelos de gestão de marca e opções de investimento em frentes que podem ser isoladas ou adotadas em um conjunto mais arrojado de estratégia. 

Antes de iniciar qualquer campanha, os gestores de marketing e empreendedores precisam dominar essas ferramentas e compreender qual faz mais sentido para os objetivos da marca e seu posicionamento dentro do mercado. 

Para isso, deve ficar muito claro que todos os processos dentro do marketing tem o seu método e resultados mensuráveis, assim tanto a aplicação quanto os resultados podem ser previstos e planejados para uma melhor execução. 

O que é uma estratégia de marketing?

De forma geral é possível descrever o que é uma estratégia de marketing como um conjunto de ações realizadas ou planejadas para juntas elevar a empresa para resultados melhores de divulgação, vendas e também construir sua marca a longo prazo. 

Independente de sua área de atuação ou porte atual, o objetivo principal de toda empresa é estar sempre atraindo novos clientes com uma boa experiência e uma proposta de valor eficiente para vender mais. 

Mesmo que o marketing seja repleto de possibilidades que abrangem um grande número de necessidades, uma coisa é praticamente uma regra, se uma empresa de limpeza de vidros altos quer resultados é preciso pensar no marketing a partir de uma estratégia. 

São essas estratégias que dão corpo e consistência para as ações de marketing, é a partir dela que as soluções mais eficientes para um negócio surgem.

Além de que a empresa se adapta melhor ao mercado, com isso os frutos são obtidos com mais velocidade e menos investimento. 

As palavras que definem uma boa estratégia de marketing são assertividade e pesquisa, em primeiro lugar é preciso pesquisar para selecionar os melhores modelos e ações para a sua empresa, seu público e depois a assertividade para agir com o máximo de resultado. 

A partir do momento que uma empresa de venda de bacon caseiro defumado adota uma estratégia bem definida de marketing digital ou no marketing tradicional ela passa a ter uma nova compreensão sobre suas ações e a figurar entre as referências do mercado. 

Essa estratégia não para em planejar e executar as ações de marketing, junto a isso e as ações mais eficientes, a empresa passa a colher e analisar os próprios resultados. Com isso a empresa cria um histórico e tende a aprender com o próprio funcionamento. 

As estratégias de marketing buscam uma otimização dos recursos dedicados ao fortalecimento da marca tanto no curto prazo com o aumento das vendas, quanto a longo prazo a partir de uma construção de marca sólida e bem estabelecida. 

Quais são as tipos de estratégia de marketing

Dentro do leque de possibilidades de investimento nas estratégias de marketing estão diferentes caminhos que devem ser escolhidos de acordo com o momento institucional e comercial da empresa e seus objetivos e metas primários e secundários. 

Além de contar com uma boa análise de conjuntura para avaliar quais ferramentas e modelos fazem mais sentido para uma empresa terceirizada de recepcionista, o gestor de marketing deve compreender a finalidade de cada tipo de estratégia. 

De forma geral, após compreender as estratégias de marketing em si e seu potencial para atrair, conectar, engajar e converter clientes, a sequência lógica é conhecer as melhores práticas estratégicas, atualmente elas se encontram dentro do marketing digital. 

Dentro do atual cenário é possível destacar seis estratégias que com diferentes características métodos e conteúdos geram resultados consistentes a um valor relativamente baixo, elas são:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • Email marketing;
  • Parcerias e marketing de relacionamento;
  • Links patrocinados.

O termo em inglês inbound marketing também pode ser entendido como marketing de atração.

Essa estratégia oferece para o público uma proposta de valor antes do discurso de venda, assim estabelecendo um laço de relacionamento e confiança entre a marca e seu comprador. 

Quando essa proposta de valor é um livro digital, uma série de aulas, palestras e outras formas de informação, se trata do marketing de conteúdo.

Junto ao inbound marketing essa estratégia é usada para atrair o público, conquistar a confiança, despertar o desejo e depois vender. 

A pérola no colar da rainha do marketing digital atualmente são as redes sociais, isso por que no Brasil já existem mais de 130 milhões de cidadãos brasileiros como usuário dessas plataformas. 

Além disso, elas proporcionam excelentes ferramentas de alcance e segmentação. 

Outro mecanismo muito utilizado por empresas mais complexas como uma criadora de letreiro personalizado é o email marketing, essa estratégia cria uma lista de interessados e direciona conteúdos para amadurecer a decisão de compra. 

O site da empresa também pode ser uma ferramenta potente para atrair visitantes que se transformam em compradores.

Para isso, a empresa deve associar as estratégias de SEO que alavancam os resultados do site organicamente e um investimento planejado em tráfego pago. 

Por último, uma das estratégias mais interessantes de ser implantada é o marketing de parcerias, a partir dela diferentes empresas não concorrentes do mesmo nicho atuam em conjunto e promovem-se uma a outra. 

Dicas para estruturar uma estratégia de marketing digital

Depois de entender a importância de estruturar uma estratégia de marketing digital é a hora de reunir a equipe em uma estação de trabalho  e começar a estruturar a própria estratégia que melhor se adapta para as demandas da sua empresa. 

Um dos elementos chave para o desenvolvimento consistente de uma estratégia de marketing é a definição de uma ou mais pessoas, esse é o conceito mais eficiente para a identificação e a pesquisa de quem é o público consumidor da sua marca. 

Em resumo, a persona é um avatar, ou seja, um personagem fictício baseado na realidade dos consumidores, esse indivíduo imaginado tem as características demográficas, de interesse, de demandas e de linguagem adequada ao público que a empresa alcança. 

Com uma persona bem definida, chega a hora de definir onde essa comunicação será desenvolvida.

Ou seja, quais canais de contato serão utilizados para alcançar o público que inspira a pessoa, redes sociais, sites, e-mail podem ser usados isoladamente ou em conjunto. 

Uma empresa jardinagem e paisagismo que chega nessa etapa deve compreender o uso das ferramentas digitais que estão sendo utilizadas e como opera os ecossistemas gerados a partir dela. 

Um dos elementos que constituem esse universo são as métricas, cada uma das estratégias possuem seu próprio conjunto de métricas que devem ser analisadas para que as empresas observem os resultados do investimento, podendo assim otimizá-lo. 

Considerações finais

O marketing está cada vez mais claramente presente no dia a dia das pessoas, mesmo que não intencionalmente, discursos de venda e construção de marca estão presentes desde pequenas empresas de impermeabilização de sofá até multinacionais. 

Independente do porte de uma empresa ou de sua área de atuação, uma coisa define o sucesso de uma ação de marketing, a estratégia. 

Isso significa que o que faz com que uma atitude da empresa gere vendas, é necessário atuar com clareza de propósito e planejamento. 

Uma estratégia de marketing visa englobar todo o processo de planejamento, estruturação, e ação prática. Completando todo o ciclo de trabalho, a atuação de uma marca com o público se torna mais atrativa e eficiente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como posso te ajudar?