O desenvolvimento do marketing, normalmente, acompanha os desenvolvimentos tecnológicos. Já vimos isso na imprensa escrita, na televisão, no rádio e, claro, na internet.
E estamos, agora, à beira do próximo grande salto que fará diferença para setores tão distintos quanto os de Misturador de argamassa, redação e todos os outros.
Muito tem sido dito sobre o metaverso e seu impacto transformador. Embora a maioria das coisas relacionadas a ele ainda esteja em estágio conceitual, há indícios suficientes para sugerir que ele se tornará uma propriedade espetacular em um futuro não muito distante. Ficou curioso para entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
Marketing imersivo um grande aliado!
O metaverso é uma experiência imersiva e isso cria muitas possibilidades para os profissionais interagirem com sua base de consumidores de uma maneira muito mais envolvente e além de qualquer coisa que tenham experimentado antes, na internet tradicional.
Em vez de mostrar produtos aos consumidores, os gestores poderão fazer com que seu público interaja diretamente com eles, ou seja, é o tipo de tópico que deve conter uma Etiqueta Personalizada, pois você se manterá de olho em cada novidade daqui por diante.
Vamos usar uma empresa de roupas online como exemplo. Atualmente, só é possível mostrar imagens e vídeos dos itens em estoque. No metaverso, o cliente pode “experimentá-los” como se estivessem em uma loja física.
Impacto no marketing de crescimento
O metaverso elevará e aprimorará vários tipos de estratégias de marketing existentes, incluindo o marketing de crescimento. As vantagens são, principalmente, no que diz respeito à produção de dados utilizáveis.
Ou seja, vale ressaltar que isso será tão imprescindível para o futuro a curto e médio prazo, quanto uma Chapa de aço inox para a montagem de uma churrasqueira. Outras possibilidades dizem respeito a:
- Dados em abundância
Em um mundo virtual altamente imersivo, os usuários agirão de forma mais “natural” do que agiriam – ou poderiam – apenas olhando para uma tela de computador. Além disso, cada movimento irá gerar dados. Isso pode ser muito útil para profissionais de marketing que irão rastrear o comportamento do consumidor.
As empresas não precisam, necessariamente, ter uma forte presença no metaverso para usá-los a seu favor. Eles podem desenvolver e auxiliar suas outras estratégias de marketing digital.
- Mundos virtuais
Os grandes players da internet, como Google, Facebook e Instagram, oferecem muitas ferramentas para os profissionais de marketing alcançarem seu público. No entanto, não há como evitar o fato de que todos devemos nos manter atrelados às regras estabelecidas pelos gigantes da tecnologia.
O metaverso não é apenas mais um site onde os profissionais e gestores podem alcançar um público. É um mundo totalmente diferente, onde as empresas criarão uma sede virtual.
Nesse cenário, ninguém está acessando sites influentes como forma de interagir com seus clientes, mas terão sua própria microssociedade virtual, onde convidarão, quem quer que seja, para se juntarem a eles.
Deixe um comentário