Não existe uma definição uniforme do termo “podcast” porque o formato inclui uma grande variedade. Isso inclui formatos de áudio e vídeo, entrevistas, discussões, comédia e outras áreas temáticas, como falar sobre moda e sapatos femininos

Tecnicamente, um podcast é uma série de arquivos de mídia de assinatura. Estes podem ser baixados ou recebidos automaticamente como uma assinatura. 

Não importa onde os ouvintes estejam, as contribuições podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar com um dispositivo móvel. Não há diretrizes rígidas ao criar um, mas há muitos recursos importantes de um modelo de conceito de podcast que determinam o sucesso a longo prazo ao produzir e iniciar.

1. Criar um conceito para o podcast

Antes mesmo de começar a primeira gravação, começa o planejamento do conceito. Essa fase é muitas vezes subestimada na hora de criar, mas já decide sobre o sucesso com futuros ouvintes ou clientes em potencial. Os seguintes fatores são particularmente importantes para o conceito ou o modelo de conceito do podcast e o inicio.

Faça você mesmo o nome certo para o podcast 

Nem todos os tópicos podem ser discutidos ou elaborados em um podcast, porque não há tempo suficiente para isso. Portanto, ao criar, o foco está em uma área que já deve estar refletida no nome. 

É importante não se limitar muito tematicamente, porque na melhor das hipóteses, mais de 100 episódios do seu próprio podcast devem ser possíveis. No entanto, vale a pena especificar a direção no nome para se dirigir diretamente ao grupo-alvo. 

Se você quiser falar sobre um esporte ao produzir ou iniciar um, não selecione “The Sport Podcast” como nome. Em vez disso, para o modelo de conceito, especifique esportes individuais ou, por exemplo, “atletismo”.

Também para startups, existem designações específicas ao projetar o podcast para que os clientes possam ser ativados diretamente. Outra opção é escolher um nome abstrato ao criar. 

Isso define a direção, mas não pode ser mais restrito ao modelo de conceito de podcast. Um exemplo disso seria o termo “Os Profissionais de Sucesso”. Em princípio, o termo sucesso pode ser amplamente definido ou projetado e pode ser especificado ainda mais especificamente ao produzir.

Inicie a decisão do companheiro de podcast 

Qualquer pessoa que lide com o tema da produção de podcasts perceberá rapidamente que na maioria dos episódios de duas pessoas sempre podem ser ouvidas. Essa forma de criação tem prevalecido e facilita as conversas casuais. 

Muitas vezes, um especialista é um moderador que cria e projeta o podcast juntos. 

Ao apresentar um produto, os papéis podem ser claramente atribuídos. Mas essa lista não é fixa, não precisa necessariamente ser um parceiro de conversa. Tópicos particularmente específicos muitas vezes podem ser melhor descritos por conta própria, e as datas conjuntas devem sempre ser encontradas para as gravações. Portanto, é importante considerar esse fator para o conceito ao fazer o podcast você mesmo.

A estrutura de um episódio de podcast 

Há podcasts com cinco minutos de duração e episódios com seis horas de duração. Portanto, é importante determinar a duração antes de criar o podcast e alinhar esse modelo de conceito com o grupo-alvo. 

Porque se os ouvintes devem ouvir o podcast no caminho para o trabalho, não deve demorar muito. No entanto, se um tópico for explicado detalhadamente, talvez até com vários interlocutores, pode demorar mais de 60 minutos quando começa.

Além disso, faz sentido definir também a estrutura das sequências na estrutura formal. A estrutura a seguir é útil para a produção de podcasts, por exemplo:

  • Música de introdução de modelo de conceito de podcast
  • Entrada/Boas-vindas
  • Entrevista
  • Comercial
  • Resumo
  • Outra música

2. Criar preparativos para o podcast

Na fase 2 de criação de um podcast, a gravação é preparada. Esta fase é fundamental para o sucesso posterior do podcast e deve incluir as seguintes etapas ao projetar:

Cria a capa para o conceito do podcast 

Quando os ouvintes navegam na internet ou em um serviço de streaming em busca de um podcast, a primeira coisa que encontram é a capa. É por isso que é importante encontrar um design atraente que se encaixe no tema e no nome. 

Por exemplo, se você estiver gravando um de horror, escolha um design de capa sombrio e ameaçador. Já para o tema sustentabilidade, um design casual com cores naturais é ideal para a produção. 

Uma foto do criador do podcast também é possível, e isso também pode ser combinado com uma fonte e cores especiais. Em geral, o design é baseado nas regras do design de logotipos, pois as cores e formas correspondentes também são usadas lá.

Selecione a música ao iniciar o podcast 

Uma simples melodia de introdução não precisa de um produtor musical profissional. É claro que a melodia deve se adequar ao tópico e não ser muito intrusiva no geral, mas uma melodia simples é suficiente para começar a criar um. 

Você pode compô-lo você mesmo ou baixá-lo de uma plataforma de som. Muitas vezes também existem jingles ou peças de música gratuitas nas plataformas típicas para o modelo de conceito de podcast, como AudioJungle, FreeSound e musicfox. 

Se, por outro lado, o podcast faz parte de uma campanha publicitária dentro de uma empresa, melodias conhecidas devem ser usadas na produção, que os clientes conhecerão diretamente.

3. Implementação do seu próprio podcast

Na terceira e última fase de criação do podcast, os preparativos estão completos. Agora ocorre a primeira gravação e com ela os seguintes passos do modelo de conceito:

Produzir a primeira gravação do podcast 

Quando a primeira gravação estiver pronta e o equipamento técnico estiver pronto, vale a pena criar um roteiro de entrevista. Porque mesmo que muitas vezes pareça tão fácil falar por mais de 10 minutos de cada vez, o modelo de conceito de podcast deve ter uma estrutura aproximada da conversa. 

Como a gravação ainda está sendo editada, lapsos de língua não são problema ao produzir. No entanto, uma gravação prévia do teste faz sentido para minimizar o número de lapsos de língua e praticar a entonação adequada.

Edite a gravação do podcast 

Após a gravação, o podcast ainda precisa ser editado. Ruídos de respiração podem ser removidos e a qualidade do som geralmente melhorada. Programas gratuitos de edição de áudio são suficientes para você começar. Ao exportar as faixas de áudio, o programa compacta os sons e faz com que as vozes soam mais “cheias”. 

Se você quer se aprofundar no assunto de edição de áudio e valorizar uma imagem sonora harmoniosa, você também pode investir em um programa de áudio pago. Os programas profissionais da Adobe Audition, Wavelab e Cubase sempre possuem versões de teste para testar a edição.

Conclusão do modelo de conceito de podcast

Se você tem o sonho de criar seu próprio e inspirar os ouvintes com ele, então você precisa de relativamente pouca preparação e um grande orçamento. No entanto, você não deve subestimar o esforço envolvido na produção. Porque o planejamento sensato e a preparação detalhada são importantes para que seus ouvintes realmente fiquem atentos a longo prazo. 

Deixe-se inspirar pelos inúmeros podcasts existentes ao projetar o modelo de conceito. Porque lá você descobrirá o que é particularmente bem recebido e quais tópicos podem até estar completamente ausentes.

Como posso te ajudar?