Design, programação, dados e marketing lideram as buscas; funções relacionadas à inteligência artificial vêm ganhando interesse crescente
Com a evolução constante da tecnologia — e, especialmente, a ascensão da inteligência artificial —, profissões das áreas tecnológicas ganham ainda mais valorização, inclusive no aspecto salarial. Todo esse reconhecimento gera especial interesse para quem está em busca de oportunidades para entrar ou se recolocar no mercado de trabalho. Nesse contexto, a DataCamp identificou um crescimento de 56% nas buscas online pela expressão “vagas de emprego em tecnologia” nos últimos doze meses.
Porém, com frequência, as funções das profissões que envolvem o uso da tecnologia e o universo digital se confundem, e surgem dúvidas para quem planeja ingressar ou conhecer mais das áreas. Demonstrando esse cenário, o estudo da plataforma de cursos de inteligência artificial e dados revelou uma explosão de 488% nas buscas por “marketing digital o que faz”. Ainda, foi possível perceber um aumento de 75% na procura por “o que o cientista de dados faz” e de 29% para “design gráfico o que faz”.
Entre tantas funções, quais são as profissões que mais despertam dúvidas entre os brasileiros? A resposta pode ser conferida no ranking abaixo, que foi montado a partir das principais pesquisas feitas por internautas sobre as atividades de diferentes ocupações. O levantamento mostra uma diversidade de áreas que vêm atraindo atenção, incluindo setores da comunicação, design, dados e programação, todos com a tecnologia como ponto em comum.
Mas, afinal, o que fazem esses profissionais?
– Design:
O design como um todo envolve o planejamento e criação de uma marca ou produto, passando pela parte estética e chegando até a funcionalidade e interação do objeto com o usuário. Cada uma dessas etapas é desenvolvida por diferentes profissionais. O design gráfico talvez seja o mais conhecido, sendo a parte responsável pela criação da estética visual que será comunicada, incluindo decisões de cores, tipografia e layout que formarão a identidade de uma marca ou produto. Já o web designer é quem transporta essa identidade para o espaço digital da marca, aplicando a estética em sites, aplicativos e outros meios de interação da marca.
Ainda no ambiente online, o UX design (Experiência do Usuário) e UI design (Interface do Usuário) são campos que se complementam. Enquanto o UX se concentra na jornada completa do usuário, garantindo uma interação satisfatória e agradável do usuário, o UI foca na parte visual do site, na interface propriamente dita, garantindo interatividade e uma experiência intuitiva.
– TI, programação e dados:
O profissional de Tecnologia da Informação (TI) conta com uma vasta gama de conhecimentos, tendo um perfil de atuação mais amplo. Ele lida com a criação, implementação, manutenção e suporte de soluções tecnológicas. Já a engenharia de software é uma especialização dentro da TI, e se concentra no desenvolvimento, manutenção, testes e otimização de softwares.
De forma próxima desses profissionais está o DevOps, que atua como facilitador entre as equipes de desenvolvimento e operações. Ele tem como propósito otimizar o ciclo de vida do desenvolvimento de software, automatizar processos e gerenciar a estrutura. De forma geral, ele faz a ponte entre quem desenvolve e quem o coloca para funcionar no dia a dia, garantindo a entrega contínua com eficiência e agilidade.
Equipes de grandes empresas também contam com web developer (ou desenvolvedor web), programadores que criam e mantêm sites e aplicativos. Trabalham com linguagens de programação e podem atuar no desenvolvimento da parte visível para o internauta (front-end) ou na parte lógica (back-end).
Por fim, o cientista de dados coleta, analisa e interpreta grandes volumes de dados, gerando insights que são valiosos para os negócios e que orientam decisões importantes. Também usam de programação e conhecimentos estatísticos em seu processo de trabalho.
– Comunicação e marketing:
O profissional de marketing digital é responsável por criar estratégias para promover produtos, serviços ou marcas no ambiente digital. Seu trabalho envolve o uso de canais como redes sociais, mecanismos de busca, e-mails e sites, com o objetivo de atrair, engajar e converter o público. Essa área engloba várias funções, como análise de métricas, gestão de campanhas e criação de conteúdo.
Dentro do marketing, o social media foca no gerenciamento das redes sociais da marca, cuidando da produção de conteúdo, do relacionamento com o público e do monitoramento de tendências. Já o copywriter atua na criação de textos persuasivos (desde legendas até e-mails), com foco em gerar ações específicas, como cliques, cadastros ou compras. É o responsável por transformar mensagens em conversões, usando técnicas de escrita estratégica.
E a inteligência artificial?
Mesmo que não apareçam no ranking entre as opções mais procuradas no último ano, profissões que surgiram mais recentemente com a ascensão da IA vêm ganhando espaço e atraindo o interesse dos brasileiros. Os internautas querem entender como trabalhar com as ferramentas, quais as atividades envolvidas nas ocupações e as oportunidades que estão sendo disponibilizadas.
Exemplificando essas pesquisas, ainda nos últimos doze meses, as buscas por “como trabalhar com IA” tiveram um salto de 108% e a procura por “vagas inteligência artificial” aumentaram em 50%.
Ainda dentro do campo das IAs, as atividades de machine learning (que treina os algoritmos para que as ferramentas aprendam com dados e melhorem suas respostas para os usuários) também vêm atraindo interesse. As buscas por “o que é machine learning” cresceram em 23% e o interesse por “machine learning vaga” alcançou os 24% no período.
A valorização dos dados: outras carreiras em ascensão
Com a ascensão das inteligências artificiais, o papel dos dados nunca foi tão central. Afinal, são os dados que alimentam, treinam e otimizam os sistemas de IA, tornando profissões como cientista de dados e analista de dados cada vez mais estratégicas. Exemplificando esse paralelo, as buscas por “ciência de dados e inteligência artificial” cresceram em 23$ no último ano.
Esses profissionais são responsáveis por coletar, organizar e interpretar grandes volumes de informações, e geram insights que impactam decisões em diversas áreas dos negócios, desde o marketing às finanças. Em um cenário onde empresas buscam se tornar mais orientadas por dados (cultura conhecida como data-driven), esses cargos ganham destaque tanto em termos de demanda quanto de valorização no mercado de trabalho. Percebendo esse cenário efervescência, os brasileiros vêm buscando oportunidades na área, com as pesquisas por “analista de dados remoto” aumentando em 191% e as por “vagas ciência de dados” em 22%.
As buscas refletem a efervescência da área, que segue trazendo novidades e mesmo disputa por espaços no mercado de trabalho. Quem não escutou sobre as profissões que serão substituídas pela IA? As buscas online também refletem a necessidade de atualização profissional nesse cenário que ainda é novo, mas que promete seguir trazendo mudanças e inovações — e estar próximo de áreas tecnológicas se mostra como uma boa forma de estar perto dessas transformações.
Metodologia
Para descobrir as profissões relacionadas à tecnologia que mais trazem dúvida nos brasileiros quanto às suas funções, a DataCamp partiu da análise da pergunta “o que faz?” e suas variações. Foram levantadas as buscas de plataformas da internet como Google, Bing, Youtube, TikTok, X e Pinterest. Analisaram-se então os dados disponíveis do último ano, correspondendo ao período dos últimos doze meses (de julho de 2024 a junho de 2025). Para a criação do ranking, foram selecionados os doze primeiros resultados que apresentaram maior volume de buscas.
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