Entenda a relação dos unicórnios Startups são avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares no último ano e entraram para o hall do sucesso. Veja quais foram!

Este texto não é sobre animais mágicos. “Unicórnio” é o nome dado a empresas que valem mais de 1 bilhão de dólares (mais de 5 bilhões de reais). 

Muitas delas conquistam essa marca antes mesmo de receberem investimentos na bolsa de valores ao abrirem seu capital (processo chamado de IPO, initial public offering ou oferta pública inicial).

Só no ano passado, dez empresas brasileiras conquistaram esse renome, entrando para a lista junto com outros unicórnios que o Brasil já tem. 

Para quem se interessa em saber mais sobre empresa de investimentos, startups e mundo dos negócios, é sempre primordial ficar de olho nesses cases de sucesso. Confira!

Conheça os 10 unicórnios brasileiros de 2021

Não é de hoje que o Brasil conquista unicórnios. Várias empresas brasileiras já chegaram a esse patamar, como Ifood, Ebanx, QuintoAndar, Nubank e Stone, por exemplo. 

Veja quais foram as dez empresas que se tornaram unicórnios no Brasil em 2021!

  •  MadeiraMadeira

O e-commerce de móveis surgiu como uma maneira de encontrar móveis de diferentes fabricantes em um só lugar. 

Além disso, também conta com sua própria linha, a Cabecasa, com designs que vão do clássico ao inovador e que chamam a atenção no mercado. 

Tornou-se um unicórnio ao chegar à marca de US$ 1 bilhão depois de uma série D (rodada de investimento) em que recebeu 190 milhões de dólares em investimento. 

  • Hotmart

A Hotmart, empresa facilitadora de vendas e afiliações de infoprodutos, recebeu uma rodada série C de R$ 735 mil. 

Com isso, atingiu a marca de US$ 1 bilhão, conquistando seu espaço no hall da fama dos unicórnios no último ano. 

No entanto, o processo vinha acontecendo desde 2020.

  • Mercado Bitcoin

A startup que facilita a compra e venda de criptomoedas no Brasil não podia ficar de fora. Desde o crescimento desse mercado, a empresa vinha recebendo investimentos. 

O conglomerado SoftBank, japonês, realizou um investimento de US$ 200 milhões na empresa, fazendo com que ela passasse a ser avaliada em US$ 2,1 bilhões.

  • Unico

A empresa oferece soluções de tecnologia e cibersegurança para cerca de 800 clientes, como bancos, e-commerces, marketplaces e grandes varejistas, como a B2W e Carrefour. 

Atingiu a marca de unicórnio depois de uma rodada de investimentos em que conseguiu R$ 625 milhões. 

  • Frete.com

O mercado de logística é um dos mais complexos no Brasil, e a Frete.com está inserida nele. 

A holding une a CargoX (digitalização de caminhoneiros) com a FreteBras (negociação de transporte de cargas) e é especializada em cargas pesadas, sendo o único unicórnio de logística ativo nisso. 

Tudo aconteceu depois de um investimento de US$ 200 milhões e tudo indica que o crescimento não irá parar, já que estimam aumento de 90% nas transações agora em 2022.

  •  CloudWalk

Empresa do ramo de pagamentos, seu grande diferencial está na cibersegurança dos processos e novas tecnologias para tal.

Está avaliada em US$ 2,15 bilhões depois de uma rodada série C no valor de US$ 150 milhões. A empresa não para de crescer e atende nomes importantes do setor. 

  • Daki e JOKR

A união das duas empresas de entregas fez com que elas conquistassem o status de unicórnio depois de um investimento de mais de US$ 200 milhões. Assim, foi avaliada em US$ 1,2 bilhão. 

Uma coisa que chama a atenção é que ambas as empresas foram criadas em 2021, ou seja, em menos de um ano já ganharam espaço relevante no mercado e se tornaram uma aposta. 

  • Merama

A empresa atua diretamente com marketplaces e marcas, desenvolvendo-as para que consigam espaço no mercado. 

Para isso, investem em marcas de maneira majoritária, amplificam e melhoram os pontos necessários para que ela atue bem frente à concorrência. 

Criada em janeiro de 2021, antes do fim do ano já foi avaliada em US$ 1,2 bilhão. 

  • Olist

A startup foi criada com o objetivo de colocar em contato lojistas e grandes marketplaces.

Mas agora é especializada na criação de e-commerces próprios para aquelas marcas que desejam um espaço para chamar de seu na internet — tudo com sistemas integrados de estoque e logística. 

Na rodada série E de investimentos, captou R$1 bilhão. Depois disso, tornou-se um unicórnio. 

  • Facily

Com o Facily, as pessoas têm a possibilidade de conseguir descontos ao realizar um pedido conjunto, ou seja, maior do que o unitário. 

Assim, ele une as pessoas com os mesmos desejos e encontra descontos e possibilidades para elas aproveitarem. 

Em uma rodada de investimentos estendida série D, conseguiu somar o valor de US$ 1 bilhão e se tornou mais um unicórnio brasileiro. 

Como posso te ajudar?