Os totens são objetos que chamam a atenção de qualquer pessoa e em qualquer lugar por se tratarem de algo diferente e cativante. Não tem quem não passe na frente de um e pelo menos gaste uns bons segundos encarando a peça.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais visuais, ou seja, elas são bem mais atraídas por coisas, produtos e objetos que chamem a sua atenção e as cativem naquele momento, prendendo o seu foco apenas naquele determinado objeto.

Uma empresa de instalação de ar condicionado split, por exemplo, pode utilizar diversas cores, formatos e texturas em uma divulgação de marketing justamente por saber que isso oferecerá uma experiência única ao consumidor.

E isso acontece justamente porque é por esse resultado que o consumidor paga, pela experiência que apenas aquele produto ou serviço poderá lhe entregar, mas não apenas isso, toda a experiência durante o primeiro contato com a marca também já é válido.

Após a pandemia do novo coronavírus, pudemos ver como essas experiências acabaram se tornando digitais e impedindo que os consumidores tivessem um contato real com o produto ou serviço e diretamente com a marca.

Entretanto, assim como sabemos que uma bacia com saida horizontal instalação só pode ser utilizada na vida real e presencialmente, também existem experiências que só entregarão a sensação que desejam no âmbito presencial.

E é justamente dentro deste cenário que os totens adentram, pois se trata de algo que entregam a experiência que prometem apenas presencialmente, quando o consumidor pode ter contato direto com o objeto. 

Por isso, preparamos um conteúdo para te provar como os totens podem ajudar nas suas campanhas de marketing e, em conjunto com suas estratégias, aumentar os seus resultados e criar um relacionamento duradouro e saudável com seus clientes.

Conheça os totens e para o que eles servem

O totem é uma peça de comunicação visual diferenciada e que serve justamente para chamar a atenção de um possível cliente dentro de um determinado ponto de venda da empresa em um local físico.

Sabemos que com a tecnologia, a internet e as redes sociais, as pessoas conseguem encontrar um projeto de fundação preço em poucos segundos e com apenas alguns cliques, entretanto, nem sempre o ambiente online consegue entregar tudo o que precisamos.

Em alguns casos, o cliente provavelmente terá que ir a um ponto físico conhecer o produto pessoalmente, sentir sua textura, olhar suas cores e até mesmo testá-lo, coisas que o ambiente digital não oferece.

E é justamente por existir cenários assim que os totens costumam ser tão benéficos, pois trazem uma experiência única, otimizada e tecnológica para a pessoa, mesmo ela não estando dentro do universo digital.

A função do totem é fazer divulgações de maneira diferenciada e interativa, além de promover e incentivar a decisão de compra, pois ajuda a captar a atenção do consumidor quase que de imediato.

Sabemos que captar a atenção de uma pessoa nos dias de hoje é um desafio e tanto, isso porque as pessoas estão cada vez mais imersas no mundo online e parecem não desgrudar os olhos e as mãos de seus aparelhos telefônicos.

Algumas procuram por produtos ou serviços como 3m epi onde comprar e outras apenas passeiam pelas redes sociais para se atualizarem das notícias e consumirem os conteúdos que gostam.

Isso significa que chamar a atenção de uma pessoa nos dias de hoje, principalmente dentro de um ambiente físico, precisa de uma estratégia muito bem estabelecida e com equipamentos que auxiliem nesse processo.

O totem é utilizado justamente para chamar a atenção no ponto de venda (PDV) e também é muito usado para promoções, lançamento de produtos ou serviços e também para interagir com o cliente, criando vínculos profundos e relacionamentos duradouros.

É uma ótima forma do cliente perceber e conhecer a sua marca e ainda interagir com ela, criando e demarcando o seu espaço naquele estabelecimento.

E isso serve tanto para as empresas que fazem um avcb alvará de funcionamento ou até mesmo para pequenos comércios que vendem roupas e acessórios, por exemplo.

Hoje, os totens são utilizados nos mais diversos tipos de negócios, desde um pequeno escritório de advocacia que coloca um totem de boas vindas na entrada, explicando sobre todos os serviços que são prestados naquele lugar.

Assim como nos grandes fast foods, onde totens de atendimento foram instalados com o objetivo de diminuir as grandes filas e permitir que cada cliente faça o seu pedido da maneira que desejar e de maneira rápida.

Isso tudo significa que os totens se tornaram inovações que vêm trazendo ótimos benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores, aumentando os resultados de um lado e a facilidade de comunicação do outro.

Aprenda a usar os totens e os melhores materiais

Mesmo sendo uma ótima pedida para a maioria das empresas, os totens também precisam ser personalizados, afinal de contas nem sempre um totem dedicado a uma empresa de demolição controlada de concreto armado servirá para uma rede de supermercados, por exemplo.

Por isso iremos te ajudar a entender como usar os totens dentro do segmento do seu negócio e, ainda por cima, quais os melhores materiais para que o seu totem dure bastante tempo e gere ótimos resultados para você.

Lugares para utilizar os totens

Entre os diversos ambientes em que os totens são mais utilizados, alguns dos que mais resultam bons resultados estão:

  • Drogarias;
  • Supermercados;
  • Papelarias;
  • Perfumarias;
  • Shoppings.

Isso significa que, qualquer lugar onde a pessoa tenha a oportunidade de comprar o que deseja sozinha, sem a necessidade de um atendente para auxiliá-la, é sempre um bom lugar para incluir o seu totem.

Mas é sempre bom lembrar de conversar com o estabelecimento antes para saber se eles autorizam a instalação do totem naquele lugar, mesmo que seja apenas para ajudar o seu público-alvo a conhecer a sua abraçadeira de poliamida preço. Faça tudo com os processos corretos.

Além disso, o seu totem pode até mesmo ser inserido em restaurantes ou utilizado em ações de endomarketing, dentro das indústrias, para conscientizar o público interno sobre as novidades da sua marca.

Materiais para os totens 

O tipo de material a ser utilizado no seu totem pode variar bastante, mas uma coisa é certa: independentemente de qual material seja escolhido, a qualidade e a impressão precisam sempre ser excelentes, isso para que a peça trabalhe a favor do seu posicionamento!

O totem pode ser feito de diversos tipos de materiais, dentre eles até mesmo o papelão, que costuma ser indicado para ações de média e curta duração em que as peças estarão dispostas em um tempo curto de manuseio.

Além de ser uma opção mais barata, costuma chamar a atenção de muitas pessoas justamente por ser um material que possibilita que o profissional solte sua criatividade para criar algo novo.

Do contrário, se o seu objetivo é manter esse totem no lugar por um longo prazo, é válido procurar empresas especialistas na produção de totens para te entregar um com um melhor material e assistência para durar bastante.

Tanto o lugar quanto o material a ser usado em seu totem irá variar de acordo com o segmento do seu negócio. Talvez um totem de papelão seja perfeito para uma marca de beleza, mas talvez não para uma empresa de avaliação de ruído para conforto acústico.

Por isso, é válido estudar bem os objetivos da sua empresa com esse totem, seu público-alvo, alcance e até mesmo a receita para investimento, pois assim você irá garantir a instalação de um totem que renderá ótimos resultados.

Vantagens de utilizar os totens

E para finalizar, separamos algumas das vantagens que o uso dos totens pode trazer para a sua marca, independente do tamanho ou segmento dela. Confira:

Empatia

A criação de um totem gera mais confiança e intimidade com o seu consumidor, que através da empatia se sentirá atraído pela sua marca e, consequentemente, poderá buscar conhecer mais sobre o que ela oferece e se tornar um possível cliente.

Foco em campanhas promocionais

Ter um ponto de vendas (PDV) é essencial até mesmo para um negócio que trabalhe majoritariamente no ambiente online, e o totem é a ferramenta essencial para que suas campanhas tenham um maior destaque na vida real e atraiam ainda mais clientes.

Visibilidade

Se tem algo que o totem possui, é a visibilidade. É impossível alguém passar por um sem que ele chame a atenção dela, por isso, para você que deseja aumentar a visibilidade da sua marca além do ambiente online, o totem é a melhor opção.

Tecnologia

O totem é mais uma das provas de como a tecnologia tem avançado e as pessoas estão cada vez mais adeptas a um processo independente, onde conseguem fazer seus pedidos sozinhos e através de aparelhos que lhe oferecem uma maior liberdade.

Dessa maneira, você consegue utilizar os totens ao seu favor e fazer a sua marca chegar ainda mais longe, levando tecnologia, otimização, facilidade e comunicação para os seus clientes, melhorando o relacionamento de vocês e os resultados da sua marca também.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como posso te ajudar?