Em um ponto ou outro, todos nós nos engajamos em comportamento autodestrutivo.

 

É a natureza humana, mas alguns padrões de comportamento negativos podem ser muito mais difíceis de romper do que outros. Mesmo reconhecendo que você caiu neles pode ser um desafio, especialmente se você não quiser admitir para si mesmo. E nada impede o crescimento pessoal ou profissional como se fosse auto-engano.

A boa notícia é que você é capaz de quebrar padrões de comportamento autodestrutivos. Tudo o que é necessário é aceitar o que você está fazendo errado, entender por quê e fazer um esforço para mudar seu comportamento. Neste artigo, falaremos mais sobre comportamento autodestrutivo em geral, por que pode ser difícil reconhecer em si mesmo e como começar a fazê-lo.

Vamos lá!

 

O que é comportamento autodestrutivo?

Comportamento auto-destrutivo se refere a qualquer ação que você faz, mesmo que você  sabe que vai ter um impacto negativo sobre si mesmo. Um exemplo comum disso é o tabagismo. Um cigarro pode parecer um copo de água quando você está ressequido, mas todos nós sabemos que eles vêm com muitos efeitos colaterais desagradáveis.

No entanto, esse é apenas um exemplo, e o comportamento autodestrutivo pode afetá-lo de várias formas. Algumas delas incluem:

 

Cortar esse tipo de comportamento inteiramente da sua vida pode ser difícil, a menos que você seja um monge budista. Também não precisa necessariamente evitar completamente esse comportamento. Por exemplo, pode ficar tudo bem se você beber demais ou comer mal alguns dias seguidos. Essas coisas se tornam um problema, no entanto, quando você deixa esse tipo de comportamento continuar desmarcado por longos períodos de tempo até que se torne a norma em sua vida.

Claro, isso é mais fácil dizer do que fazer. Em muitos casos, reconhecer esse tipo de comportamento negativo pode ser um desafio, especialmente quando se trata de identificá-lo em nós mesmos.

 

Por que é difícil reconhecer padrões de comportamento autodestrutivos

É muito fácil dizer a alguém com um problema que ele deveria apenas “consertar”. No entanto, lidar com comportamento autodestrutivo é geralmente muito mais difícil do que isso.

Na maioria dos casos, o principal problema é que não queremos admitir que caímos em um padrão de comportamento autodestrutivo. Você pode ter visto isso com viciados, muitos dos quais acreditam que podem chutar seus hábitos sempre que quiserem. Em vez disso, eles tendem a voltar a esses padrões se não admitirem a gravidade de seus problemas e adotarem uma abordagem sistemática para corrigi-los.

Esse é um exemplo drástico, claro. O comportamento autodestrutivo não precisa aumentar o nível de abuso de substâncias para ser altamente prejudicial. A procrastinação crônica , por exemplo, pode causar estragos em sua carreira, e até mesmo algo aparentemente tão benigno quanto os maus hábitos de sono podem afetar enormemente sua vida.

 

Em muitos casos, reconhecer o comportamento autodestrutivo é muito mais fácil quando se está olhando para outra pessoa. A chave é virar o mesmo olhar crítico sobre nosso próprio comportamento para descobrir se há um padrão que precisamos abordar.

Para fazer isso, é importante que você reconheça que cair em padrões de comportamento autodestrutivos não é sinal de fraqueza . É o tipo de coisa que pode acontecer a qualquer um, independentemente da personalidade, da genética ou de muitos outros fatores. Também está longe de ser impossível corrigir, mesmo que pareça extremamente difícil de sua perspectiva. Contanto que você resolva e resolva o problema, você ficará bem.

 

Como reconhecer o comportamento autodestrutivo (5 padrões comuns)

Combater o comportamento autodestrutivo é tudo sobre conscientização. Como tal, vamos discutir alguns dos padrões mais comuns, que devem dar a você a oportunidade de examinar se eles se aplicam a você. Vamos dar uma olhada.

 

1. Você constantemente faz desculpas para suas falhas pessoais (e profissionais)

Imagine que há um projeto em sua mesa que você precisa concluir até a próxima semana. É um pouco complexo, mas você teve meses para fazê-lo. Até agora, o prazo está chegando e você praticamente não fez nenhum progresso.

Você provavelmente não terminará a tempo e seu cliente não ficará feliz com isso. Nesse cenário, a culpa é exclusivamente de você. Em uma situação ideal, você reconhecerá onde errou e tomará providências para garantir que isso não aconteça novamente.

No entanto, algumas pessoas procuram maneiras de culpar seus fracassos em outras pessoas ou fatores externos. Talvez você tenha tido um estressante par de meses, então você não poderia se concentrar no projeto, ou sentir que alguém estava distraindo você. Mesmo que isso seja verdade, você provavelmente teve tempo de tentar antecipadamente uma extensão ou lidar com o problema de forma proativa, em vez de deixar tudo de lado até o último minuto.

 

Esse é apenas um exemplo, no entanto. A ideia é que você pode estar se recusando a aceitar a culpa quando tiver cometido um erro. Como tal, é essencial que você reconheça quando você poderia ter evitado tal situação, a fim de abordar por que isso aconteceu e evitá-lo no futuro. Em última análise, isso se resume a uma pergunta simples:

Eu fiz tudo o que pude para resolver este problema ou estou apenas procurando desculpas?

Se você se encontrar repetidamente dando desculpas para suas deficiências, você terá caído em um dos padrões autodestrutivos mais comuns. Isso não só afetará negativamente seu trabalho, mas também seu relacionamento com clientes e colegas de trabalho. Para interromper o ciclo, lembre-se de resolver os problemas com antecedência e responsabilizar-se por quaisquer erros ou atrasos que ocorram.

 

2. Você não tem energia para se dedicar totalmente à sua vida do dia-a-dia

Em muitos casos, o comportamento autodestrutivo pode exaurir nossa energia e motivação . Por exemplo, abusar da comida pode causar estragos em seu corpo, assim como ficar acordado até tarde, em vez de ter uma boa noite de sono.

Se você se sentir cansado o tempo todo, você precisa dar uma olhada em como sua rotina se parece . Na maioria dos casos, você deve ser capaz de encontrar a origem desse comportamento imediatamente. O problema é que abordar a causa subjacente desse comportamento pode ser um problema.

Se é algo físico, como falta de sono ou uma dieta terrível, você pode abordar esses problemas diretamente, melhorando seu horário de sono ou melhorando seus hábitos alimentares. No entanto, se você está sofrendo de depressão – o que é outra possibilidade – o caminho para a recuperação pode levar mais trabalho.

 

A depressão em si não é um comportamento autodestrutivo, mas pode ser um catalisador para isso. Se você está sofrendo com problemas de saúde mental, é mais provável que você se encontre em padrões autodestrutivos, pois eles podem fornecer um alívio momentâneo . Rompendo com esse comportamento pode exigir muito trabalho e até mesmo ajuda profissional.

 

3. Você negligencia sua saúde física

Um dos tipos mais insidiosos de comportamento autodestrutivo com que você pode se envolver é negligenciar sua saúde física. Esse comportamento pode ter várias formas, como:

  • Comendo muito ou pouco.
  • Não durmo o suficiente.
  • Falta de exercício físico.
  • Overindulging em substâncias que afetam seu corpo ou mente.

Em qualquer caso, negligenciar sua saúde física não apenas fará com que você se sinta péssimo, mas também poderá afetar seus níveis de energia e motivação , como discutimos anteriormente. É perfeitamente possível inverter isso, mas isso geralmente requer uma considerável mudança de estilo de vida.

 

Por exemplo, voltar à forma depois de negligenciar o exercício por um tempo pode ser um processo cansativo. É por isso que você vê tantos produtos e gurus atacando pessoas que procuram maneiras fáceis de melhorar seus corpos. No entanto, a verdade é que não há atalhos e cuidar do seu corpo é um processo contínuo que requer cuidado e motivação.

Um pouco de indulgência é OK de vez em quando. No entanto, se você estiver abusando do seu corpo com muita frequência em um ou mais dos comportamentos mencionados anteriormente, esse é um problema que você precisa solucionar o mais rápido possível. Considere pedir ajuda a um médico sobre como melhorar sua dieta ou hábitos de sono . Mesmo o exercício não tem que ser tão difícil quanto você pode temer, mesmo para um iniciante .

 

4. Você sabota os relacionamentos pessoais (e profissionais)

Nem todas as pessoas são borboletas sociais. No entanto, a maioria de nós precisa de pelo menos alguns  relacionamentos positivos , tanto em nossa vida pessoal como profissional.

O problema é que algumas pessoas caem na armadilha de não colocar nenhum esforço em seus relacionamentos, ou mesmo ativamente sabotá-las. Isso, por sua vez, pode levar à sensação de isolamento, o que pode ter um enorme efeito negativo no seu estado emocional e até mesmo na produtividade do local de trabalho.

Afora isso, se você trabalha ao lado de outros, você precisa, no mínimo, manter relações profissionais saudáveis . Isso não significa tornar-se o melhor amigo de todos no escritório, mas tratá-los com respeito a evitar problemas no local de trabalho.

 

Socializar não é fácil para todos. No entanto, é uma habilidade que você pode praticar e melhorar  se você colocar um pouco de esforço nisso. Para começar, recomendamos dar uma olhada em sua vida e fazer uma lista das pessoas de quem você gosta. Se você achar que seu relacionamento com vários deles é tenso, pode haver um problema em seu fim que você precisa resolver. Em alguns casos, isso pode significar alcançar mais frequentemente, ser um melhor ouvinte e identificar aspectos do seu comportamento que causam conflitos .

 

5. Você se recusa a aceitar ajuda de outros

Recusar-se a aceitar ajuda de outras pessoas é um padrão de comportamento autodestrutivo que pode ter um impacto significativo em todos os aspectos de sua vida e carreira. O problema é que não importa o quão talentoso ou produtivo você seja. Em algum momento, você vai precisar de ajuda externa. Se você se recusar a perguntar ou aceitar, acabará se metendo em uma vala.

Por exemplo, imagine que você se depara com um problema no trabalho que não sabe como resolver. Mesmo depois de realizar alguma pesquisa, você ainda não consegue decifrá-la e tem um prazo final chegando. Nesse caso, a coisa lógica a fazer é pedir a alguém mais experiente para suporte e assistência.

No entanto, em alguns casos, você pode estar determinado a ir sozinho. Isso é compreensível até certo ponto, mas não se afetar seu desempenho geral de trabalho e causar estresse desnecessário. Se esse é um comportamento em que você se encontra envolvido de maneira consistente, é bem provável que você tenha um problema em suas mãos.

 

É importante que você saiba como pesquisar e lidar com as coisas sozinho, mas pedir ajuda não é sinal de fraqueza . De fato, pedir ajuda a colegas de trabalho pode ser uma ótima maneira de melhorar suas relações de trabalho, que abordamos na seção anterior. Afinal, está provado que pedir ajuda às pessoas as torna mais parecidas conosco  e pode ajudar a construir relacionamentos pessoais e melhorar a qualidade do seu trabalho no processo.

 

Conclusão

É um clichê, mas o primeiro passo para lidar com um problema é reconhecê-lo e aceitá-lo. Com comportamento autodestrutivo, pode ser tentador pensar que você não está fazendo nada fora do comum. No entanto, quanto mais tempo você deixar esses padrões continuar, mais difícil será quebrá-los, então você quer se examinar antes de cair muito fundo.

Quando se trata de reconhecer o comportamento autodestrutivo, existem cinco padrões que recomendamos que você procure:

  1. Constantemente inventando desculpas para suas deficiências.
  2. Uma constante falta de energia para envolver-se plenamente no seu dia-a-dia.
  3. Negligenciando sua saúde física.
  4. Sabotar seus relacionamentos.
  5. Recusando-se a aceitar ajuda de outras pessoas.
 

Você já lutou com padrões de comportamento autodestrutivos no passado? Compartilhe suas histórias conosco na seção de comentários abaixo!

Miniatura de imagem do artigo por Big and Serious / shutterstock.com

artigo originalmente postado em: Elegant Themes

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