Como o marketing de conteúdo e o SEO estão ligados?

Se você trabalha com marketing ou está gerando tráfego orgânico, com certeza já deve ter se deparado com dois temas muito comuns relacionados a esse segmento: marketing de conteúdo e SEO. 

O primeiro nada mais é do que uma estratégia para atrair mais usuários até o seu site, aumentando o seu tráfego de maneira orgânica, produzindo conteúdo de qualidade e com uma certa frequência. 

Já o segundo, é um conjunto de ações, que visa colocar o seu site sempre no topo das plataformas de busca como o Google, assim que alguém pesquisar um termo como “locação de gerador de energia”, por exemplo, o seu site ganha preferência e aparece nas primeiras posições. 

Por mais que sejam termos distintos, você sabia que eles podem se ajudar e ter mais em comum do que você imagina? No texto de hoje, iremos mostrar como o marketing de conteúdo e o SEO estão diretamente ligados, bora conferir? Vamos lá!

Como o SEO interfere no Marketing de conteúdo?

Como citamos acima, o SEO (Search Engine Optimization), é uma ferramenta que combina uma série de ações diferentes para fazer com que seu site alcance o topo das pesquisas do Google, usando estratégias como palavras-chave, link building e títulos e subtítulos. 

Por mais que o conteúdo que você produz para gerar tráfego orgânico seja de extrema qualidade, e você consiga cativar o usuário a ponto dele se interessar pelo seu negócio, é preciso que ele chegue até o conteúdo para que acesse e leia ele, certo?

Dessa forma, existe maneira mais efetiva de alcançar os leitores do que com o SEO? Essa técnica vai fazer com que, os seus conteúdos criados, fiquem em primeiro lugar na pesquisa do Google, aumentando sua visibilidade e as chances de alguém clicar no seu link.

Ou seja, o SEO, é uma excelente ferramenta complementar, que pode atuar de forma direta ajudando a impulsionar o seu conteúdo e fazendo com que mais pessoas conheçam o seu site e vejam seus textos falando sobre seus produtos como porca gaiola. 

Como o Marketing de conteúdo interfere no SEO?

Já o marketing de conteúdo, é uma estratégia que baseia a criação de textos, vídeos, infográficos, ou qualquer tipo de conteúdo para gerar mais tráfego e atrair mais pessoas até o seu negócio, com a finalidade de gerar uma conversão. 

A partir do momento que você adota essa estratégia, a sua preocupação é em produzir um conteúdo de qualidade, que seja bem visto pelas pessoas e que o seu público queira realmente acessá-lo, sendo assim, você sempre traz informações relevantes e procura por algo diferente e qualificado. 

Uma das estratégias do SEO, para manter o seu site no topo, é justamente o desenvolvimento e a criação de um conteúdo de qualidade. 

Quanto melhor for o seu texto, mais o algoritmo do Google entende que ele seja qualificado e que merece estar no topo das pesquisas, dessa forma, o marketing de conteúdo acaba impulsionando o SEO, sendo uma das ações necessárias para fazer com que ele alcance o topo. 

Aliados ou inimigos?

Agora que já vimos a aplicação do SEO no marketing de conteúdo e vice-versa, ficou muito mais claro que, na verdade, um pode ser um grande auxiliador para o sucesso do outro. 

Por mais que funcionem sozinhos, se você juntar ambos, é possível ganhar vários benefícios e ter estratégias muito mais efetivas. 

Dessa forma, eles são totalmente complementares, e a junção do marketing de conteúdo com o SEO pode render ótimos frutos para a sua empresa de etiquetas adesivas, já que um pode melhorar o outro. 

O que você achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷