Se você trabalha com marketing ou está gerando tráfego orgânico, com certeza já deve ter se deparado com dois temas muito comuns relacionados a esse segmento: marketing de conteúdo e SEO. 

O primeiro nada mais é do que uma estratégia para atrair mais usuários até o seu site, aumentando o seu tráfego de maneira orgânica, produzindo conteúdo de qualidade e com uma certa frequência. 

Já o segundo, é um conjunto de ações, que visa colocar o seu site sempre no topo das plataformas de busca como o Google, assim que alguém pesquisar um termo como “locação de gerador de energia”, por exemplo, o seu site ganha preferência e aparece nas primeiras posições. 

Por mais que sejam termos distintos, você sabia que eles podem se ajudar e ter mais em comum do que você imagina? No texto de hoje, iremos mostrar como o marketing de conteúdo e o SEO estão diretamente ligados, bora conferir? Vamos lá!

Como o SEO interfere no Marketing de conteúdo?

Como citamos acima, o SEO (Search Engine Optimization), é uma ferramenta que combina uma série de ações diferentes para fazer com que seu site alcance o topo das pesquisas do Google, usando estratégias como palavras-chave, link building e títulos e subtítulos. 

Por mais que o conteúdo que você produz para gerar tráfego orgânico seja de extrema qualidade, e você consiga cativar o usuário a ponto dele se interessar pelo seu negócio, é preciso que ele chegue até o conteúdo para que acesse e leia ele, certo?

Dessa forma, existe maneira mais efetiva de alcançar os leitores do que com o SEO? Essa técnica vai fazer com que, os seus conteúdos criados, fiquem em primeiro lugar na pesquisa do Google, aumentando sua visibilidade e as chances de alguém clicar no seu link.

Ou seja, o SEO, é uma excelente ferramenta complementar, que pode atuar de forma direta ajudando a impulsionar o seu conteúdo e fazendo com que mais pessoas conheçam o seu site e vejam seus textos falando sobre seus produtos como porca gaiola. 

Como o Marketing de conteúdo interfere no SEO?

Já o marketing de conteúdo, é uma estratégia que baseia a criação de textos, vídeos, infográficos, ou qualquer tipo de conteúdo para gerar mais tráfego e atrair mais pessoas até o seu negócio, com a finalidade de gerar uma conversão. 

A partir do momento que você adota essa estratégia, a sua preocupação é em produzir um conteúdo de qualidade, que seja bem visto pelas pessoas e que o seu público queira realmente acessá-lo, sendo assim, você sempre traz informações relevantes e procura por algo diferente e qualificado. 

Uma das estratégias do SEO, para manter o seu site no topo, é justamente o desenvolvimento e a criação de um conteúdo de qualidade. 

Quanto melhor for o seu texto, mais o algoritmo do Google entende que ele seja qualificado e que merece estar no topo das pesquisas, dessa forma, o marketing de conteúdo acaba impulsionando o SEO, sendo uma das ações necessárias para fazer com que ele alcance o topo. 

Aliados ou inimigos?

Agora que já vimos a aplicação do SEO no marketing de conteúdo e vice-versa, ficou muito mais claro que, na verdade, um pode ser um grande auxiliador para o sucesso do outro. 

Por mais que funcionem sozinhos, se você juntar ambos, é possível ganhar vários benefícios e ter estratégias muito mais efetivas. 

Dessa forma, eles são totalmente complementares, e a junção do marketing de conteúdo com o SEO pode render ótimos frutos para a sua empresa de etiquetas adesivas, já que um pode melhorar o outro. 

O que você achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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