O marketing é uma das áreas mais importantes dentro de qualquer empresa, esse que é um conceito que foi desenvolvido e aplicado por volta do ano de 1922 e desde então, vem sendo cada vez mais desenvolvido dentro das empresas, para quem não conhece, o marketing se baseia em promover uma marca, vender produtos e atrair usuários para ampliar e melhorar os seus resultados.
Desde a sua criação, o marketing é usado em diferentes segmentos e com diferentes funcionalidades, ele pode ajudar desde uma empresa que trabalha com um produto como uma impressora térmica não fiscal a aumentar suas vendas até um comércio local a ampliar a sua visibilidade e gerar reconhecimento para a sua marca.
No meio da sua evolução, o marketing tem ganhado cada vez mais destaque devido à ampliação da tecnologia, com os recursos tecnológicos em alta, nunca se falou tanto do marketing e das suas aplicações como atualmente, mas como esses recursos impactam o tradicionalismo que víamos no marketing?
No texto de hoje, iremos mostrar como a tecnologia está mudando a forma como as empresas fazem marketing, bora conferir os impactos causados com o uso dos recursos tecnológicos dentro desse segmento? Então vamos lá!
O marketing digital e a internet
Dentre as principais tecnologias usadas na nossa rotina temos a internet, se você está lendo esse texto então significa que está usando a internet e de todas as ferramentas que ela é capaz de fornecer, bom, nem precisamos falar o quanto esse recurso é impactante e importante dentro da nossa rotina, certo? Mas a web também é crucial para a forma como o marketing opera atualmente.
Com a chegada dela, tivemos o desenvolvimento de um segmento praticamente novo chamado de marketing digital, esse conceito se resume em todas as aplicações do marketing dentro do ambiente virtual, ressaltando tudo o que é feito de forma tradicional, mas dentro dessa área.
Com o marketing digital, as empresas começaram a migrar suas operações para dentro da web, fazendo com que o uso das ferramentas online se tornassem obrigatórias no seu portfólio, redes sociais, sites, e-mail marketing, marketing de conteúdo, marketing de vídeo, entre outros têm se tornado temas debatidos e cada vez mais inseridos no nosso cotidiano.
O comércio eletrônico e diferentes aplicações de vendas
Com a expansão do marketing digital e da aplicação do marketing na internet, tivemos comércios que não só migraram para o virtual mas também foram criados do zero dentro desse ambiente, ou seja, uma empresa que vende oxigênio medicinal e outros produtos odontológicos com a sua aplicação totalmente digital, sem a necessidade da loja física.
Isso fez com que o chamado e-commerce ganhasse força e junto com o marketing digital, tivessem uma operação completa tanto de montagem de marca, divulgação de produtos e serviços e atração de consumidores dentro da web.
Outros pontos também mudaram bastante com isso, como a forma de divulgar produtos e de se relacionar com o público, tudo agora precisa ser feito pela web, e quem não estiver conectado provavelmente está sendo deixado para trás.
A chegada da I.A e de novas tecnologias
Pulando da internet para algumas tecnologias mais avançadas tivemos a inserção da chamada I.A, ela que mudou principalmente o atendimento e a geração de campanhas de marketing, agora, tudo é feito de forma automatizada, baseado em algoritmos e coleta de dados, o que mudou a dinâmica de uma campanha de marketing.
Seja ela online ou presencial, a campanha agora deve se guiar pelas informações coletadas, além disso, a I.A é aplicada de forma que visa automatizar operações e deixar tudo muito mais prático e simples.
Também podemos citar alguns outros conceitos como a realidade virtual e aumentada, o big data e até mesmo o metaverso, todos impactando diretamente a forma como é feito o marketing atual.
Tudo ao redor do marketing conta com uma pitada de tecnologia
Com tudo que falamos acima podemos cravar que tudo que engloba o marketing, seja ele tradicional ou digital acaba contando com uma pitada (ou um punhado) de tecnologia, seja na criação de campanhas, no relacionamento com o público, na criação da marca ou na venda de serviços, a tecnologia opera na maioria ou em todos os aspectos.
Atualmente, é impossível fazer o marketing sem ter a tecnologia ao seu lado, assim como é impossível ter um imóvel sem realizar a montagem de painel elétrico.
A tecnologia é o coração do marketing, e auxilia a ampliar os resultados e fazer com que a empresa obtenha muito mais lucro e alcance seus objetivos de forma muito mais facilitada do que vimos anteriormente.
Mudança nas operações, no diálogo com o público e na forma como as coisas são realizadas
Tudo foi modificado, a chegada do marketing digital mudou por completo as operações, o diálogo com o público e a forma geral como as coisas são realizadas, atualmente, criar uma campanha depende da tecnologia, assim como a conversa com as pessoas e a estruturação de um relacionamento.
A venda de um produto precisa da tecnologia, e para cumprir uma meta, é necessário contar com esse recurso ao seu lado, por mais que você seja daquelas empresas conservadoras que gosta de colocar a mão na massa de forma tradicional, uma hora ou outra o apelo tecnológico vai entrar no seu portfólio de operações, isso é inevitável.
Afinal, como a tecnologia muda como as empresas fazem o marketing?
Por fim, diante de tudo que falamos acima podemos cravar que a tecnologia muda por completo como as empresas fazem o marketing, como citamos, ela está presente em todas as ações, praticamente extinguindo o tradicional e abrindo o leque para o digital ser cada vez mais presente em nossa rotina.
Cada passo agora tem uma visão diferente, e tudo agora é vinculado com o uso da tecnologia, sendo assim a tecnologia é responsável por, assim como um bico de bunsen mantém aquecido as substâncias em um laboratório, aquecer também esse mercado.
Fique de olho nas novas tendências e mudanças, abrace o futuro e aplique cada vez mais a tecnologia dentro do marketing para obter os melhores resultados.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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