tecnologia

Como a tecnologia está mudando como as empresas fazem marketing?

O marketing é uma das áreas mais importantes dentro de qualquer empresa, esse que é um conceito que foi desenvolvido e aplicado por volta do ano de 1922 e desde então, vem sendo cada vez mais desenvolvido dentro das empresas, para quem não conhece, o marketing se baseia em promover uma marca, vender produtos e atrair usuários para ampliar e melhorar os seus resultados. 

Desde a sua criação, o marketing é usado em diferentes segmentos e com diferentes funcionalidades, ele pode ajudar desde uma empresa que trabalha com um produto como uma impressora térmica não fiscal a aumentar suas vendas até um comércio local a ampliar a sua visibilidade e gerar reconhecimento para a sua marca. 

No meio da sua evolução, o marketing tem ganhado cada vez mais destaque devido à ampliação da tecnologia, com os recursos tecnológicos em alta, nunca se falou tanto do marketing e das suas aplicações como atualmente, mas como esses recursos impactam o tradicionalismo que víamos no marketing?

No texto de hoje, iremos mostrar como a tecnologia está mudando a forma como as empresas fazem marketing, bora conferir os impactos causados com o uso dos recursos tecnológicos dentro desse segmento? Então vamos lá!

O marketing digital e a internet

Dentre as principais tecnologias usadas na nossa rotina temos a internet, se você está lendo esse texto então significa que está usando a internet e de todas as ferramentas que ela é capaz de fornecer, bom, nem precisamos falar o quanto esse recurso é impactante e importante dentro da nossa rotina, certo? Mas a web também é crucial para a forma como o marketing opera atualmente. 

Com a chegada dela, tivemos o desenvolvimento de um segmento praticamente novo chamado de marketing digital, esse conceito se resume em todas as aplicações do marketing dentro do ambiente virtual, ressaltando tudo o que é feito de forma tradicional, mas dentro dessa área. 

Com o marketing digital, as empresas começaram a migrar suas operações para dentro da web, fazendo com que o uso das ferramentas online se tornassem obrigatórias no seu portfólio, redes sociais, sites, e-mail marketing, marketing de conteúdo, marketing de vídeo, entre outros têm se tornado temas debatidos e cada vez mais inseridos no nosso cotidiano. 

O comércio eletrônico e diferentes aplicações de vendas

Com a expansão do marketing digital e da aplicação do marketing na internet, tivemos comércios que não só migraram para o virtual mas também foram criados do zero dentro desse ambiente, ou seja, uma empresa que vende oxigênio medicinal e outros produtos odontológicos com a sua aplicação totalmente digital, sem a necessidade da loja física. 

Isso fez com que o chamado e-commerce ganhasse força e junto com o marketing digital, tivessem uma operação completa tanto de montagem de marca, divulgação de produtos e serviços e atração de consumidores dentro da web. 

Outros pontos também mudaram bastante com isso, como a forma de divulgar produtos e de se relacionar com o público, tudo agora precisa ser feito pela web, e quem não estiver conectado provavelmente está sendo deixado para trás. 

A chegada da I.A e de novas tecnologias

Pulando da internet para algumas tecnologias mais avançadas tivemos a inserção da chamada I.A, ela que mudou principalmente o atendimento e a geração de campanhas de marketing, agora, tudo é feito de forma automatizada, baseado em algoritmos e coleta de dados, o que mudou a dinâmica de uma campanha de marketing. 

Seja ela online ou presencial, a campanha agora deve se guiar pelas informações coletadas, além disso, a I.A é aplicada de forma que visa automatizar operações e deixar tudo muito mais prático e simples. 

Também podemos citar alguns outros conceitos como a realidade virtual e aumentada, o big data e até mesmo o metaverso, todos impactando diretamente a forma como é feito o marketing atual. 

Tudo ao redor do marketing conta com uma pitada de tecnologia

Com tudo que falamos acima podemos cravar que tudo que engloba o marketing, seja ele tradicional ou digital acaba contando com uma pitada (ou um punhado) de tecnologia, seja na criação de campanhas, no relacionamento com o público, na criação da marca ou na venda de serviços, a tecnologia opera na maioria ou em todos os aspectos. 

Atualmente, é impossível fazer o marketing sem ter a tecnologia ao seu lado, assim como é impossível ter um imóvel sem realizar a montagem de painel elétrico.

A tecnologia é o coração do marketing, e auxilia a ampliar os resultados e fazer com que a empresa obtenha muito mais lucro e alcance seus objetivos de forma muito mais facilitada do que vimos anteriormente. 

Mudança nas operações, no diálogo com o público e na forma como as coisas são realizadas 

Tudo foi modificado, a chegada do marketing digital mudou por completo as operações, o diálogo com o público e a forma geral como as coisas são realizadas, atualmente, criar uma campanha depende da tecnologia, assim como a conversa com as pessoas e a estruturação de um relacionamento. 

A venda de um produto precisa da tecnologia, e para cumprir uma meta, é necessário contar com esse recurso ao seu lado, por mais que você seja daquelas empresas conservadoras que gosta de colocar a mão na massa de forma tradicional, uma hora ou outra o apelo tecnológico vai entrar no seu portfólio de operações, isso é inevitável. 

Afinal, como a tecnologia muda como as empresas fazem o marketing?

Por fim, diante de tudo que falamos acima podemos cravar que a tecnologia muda por completo como as empresas fazem o marketing, como citamos, ela está presente em todas as ações, praticamente extinguindo o tradicional e abrindo o leque para o digital ser cada vez mais presente em nossa rotina. 

Cada passo agora tem uma visão diferente, e tudo agora é vinculado com o uso da tecnologia, sendo assim a tecnologia é responsável por, assim como um bico de bunsen mantém aquecido as substâncias em um laboratório, aquecer também esse mercado. 

Fique de olho nas novas tendências e mudanças, abrace o futuro e aplique cada vez mais a tecnologia dentro do marketing para obter os melhores resultados. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷