A pandemia da COVID-19 tornou o cenário de home office o único mais seguro para profissionais de todas as áreas, inclusive de marketing digital. 

Segundo dados de 2020 do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), pelo menos 11% dos profissionais brasileiros aderiram ao home office durante a pandemia.

E essa estatística nem levou em consideração os profissionais que trabalham em home office por opção, por conta própria, como microempreendedores. 

Esse é o caso de muitos trabalhadores brasileiros no segmento de marketing digital.

O home office traz muitas vantagens, como não perder tempo com locomoção até uma empresa. 

Dessa forma, esse tempo pode ser aplicado em outras tarefas, como ficar com a família, fazer trabalhos domésticos, ir ao supermercado e muito mais.

No entanto, o modelo home office de trabalho também apresenta desafios, como manter o foco e a concentração durante todo o período de trabalho. 

Isso se intensifica mais para pessoas portadoras de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, já que desatenção e falta de foco são sintomas hiperatividade.

Dessa forma, se você é um profissional de marketing digital e trabalha no modelo home office, aprenda a ser mais produtivo.

1.     Tenha organização em seu espaço de trabalho

Não importa se o seu escritório de home office seja em um cômodo da casa ou em um espaço não utilizado em sua residência, como o canto de um quarto, por exemplo.

Dessa maneira, deixe seu espaço de trabalho sempre organizado. Não deixe materiais, objetos e lixo que não fazem parte da sua rotina em seu local de trabalho. 

Deixe apenas o que você utiliza em seu cotidiano profissional.

Um fator importante é definir um local de trabalho em casa. Pode ser um cômodo ou um canto na sala, mas não vale ficar trocando de lugar em sua residência na hora do trabalho. 

Isso só traz desorganização, falta de foco e produtividade.

2.     Não entre em redes sociais

Não utilize redes sociais em seu período de trabalho. Evite rolar o feed do Instagram, Facebook ou Twitter. Também nada de responder às mensagens no WhatsApp que são pessoais e podem esperar. O recomendado é deixar o celular pessoal de lado e ainda em modo silencioso.

Caso você utilize o celular para trabalhar, não caia na tentação de verificar as redes sociais. Isso pode consumir um tempo precioso que seria dedicado ao trabalho.

3.     Evite a procrastinação

Você precisa ter disciplina, persistência e muita força de vontade para não procrastinar no home office. O que não faltam são oportunidades de distração ou interrupções em casa. Vale avisar aos familiares para não interromperem você em seu momento de trabalho.

Conforme já mencionado no tópico anterior, não fique checando as redes sociais e deixe de lado qualquer coisa que possa distrair você, como uma televisão ligada.

Isso pode ocasionar em mais horas de trabalho para você, que causam estresse, cansaço e trabalho redobrado. Ao procrastinar, você pode perder prazos, produtividade e muito mais.

4.     Não limpe a casa em horário de trabalho

Seu horário de trabalho não é o período adequado para fazer tarefas domésticas, como lavar roupa, tirar pó, passar pano no chão ou varrer. Também não é o horário ideal para lavar louça ou mesmo fazer uma compra rápida no supermercado.

Isso só irá atrapalhar sua produtividade, ocasionando em perda de tempo de trabalho. Realize outras tarefas fora do horário de trabalho. Mesmo em casa, você está trabalhando e isso deve ser respeitado.

5.     Tenha um cronograma

Uma maneira de não se perder em suas tarefas profissionais é ter o cronograma de tarefas de uma semana preparado. Pode ser em uma agenda, um planner, uma planilha no Excel ou até em um aplicativo de gerenciamento de tempo no celular.

Isso vai ajudar você a organizar suas tarefas por ordem prioritárias, além de ajudar no gerenciamento do tempo e otimizar suas atividades profissionais. Uma lista de tarefas pode ajudar a evitar procrastinação e manter você focado, produtivo e concentrado no trabalho.

Conclusão

Muitos profissionais migraram para o modelo home office de trabalho durante a pandemia, enquanto outros profissionais escolheram trabalhar de casa. Seja qual for o seu caso, é necessário seguir as dicas do artigo para ser mais produtivo no home office, então se você trabalha com venda de backlinks saiba que essas são boas opções para você conseguir manter o foco.

Como posso te ajudar?