Parece loucura, mas a tecnologia deu seus primeiros passos entre o século XVIII e XIX durante a revolução industrial, porém, foi apenas mais um século depois que ela começou a avançar de maneira constante para alcançar o patamar que vemos hoje. 

Se você parar para pensar, a tecnologia começou a se tornar cada vez mais presente dentro do nosso cotidiano nos últimos 10 a 20 anos. Antes dos anos 2000, tudo era ainda muito novo e pouco explorado pela sociedade. 

Apenas na virada do século que as coisas começaram a evoluir de maneira rápida e gradativa. A internet se desenvolveu, novas tecnologias como inteligência artificial e automação foram surgindo, e tudo foi se tornando cada vez mais constante em nosso dia a dia. 

Os nossos hábitos mudaram, até mesmo para comprar um produto como uma balança antropométrica, somos dependentes da tecnologia. 

Com toda essa evolução, as pessoas vivem se perguntando, “será que a tecnologia vai dominar o mundo?”, bom no texto de hoje, nós iremos responder justamente essa questão, você acredita que seremos ainda mais dependentes dela? Vamos conferir!

Quais as principais tecnologias do momento?

São várias as tecnologias presentes dentro do nosso cotidiano, em diferentes áreas da nossa vida, começamos falando sobre a automação, que consiste em automatizar processos dentro das empresas e indústrias espalhadas pelo mundo. 

A automação consiste em atividades realizadas completamente por robôs, o que acelera a produtividade e faz com que produtos como um balcão refrigerador inox, possa ser montado ou ao menos ter suas peças montadas de forma automatizada. 

Além da automação, podemos ressaltar a famosa IA, constantemente presente em filmes, a Inteligência Artificial é como uma “vida própria”, que realiza ações e faz escolhas através de uma série de análise de dados, sendo extremamente útil dentro de qualquer empresa. 

Mesmo essas duas ganhando destaque, existem milhares de tecnologias que estão presentes em nosso cotidiano, celulares, internet, automação de veículos, carteiras digitais, entre milhares de outras já estão presentes no nosso dia a dia. 

Como a tecnologia afeta o nosso dia a dia?

É só você parar para pensar, como chegou até esse texto? Está lendo ele pelo seu celular ou seu computador? Usando wi-fi ou dados móveis? Talvez tenha consultado sua assistente virtual para saber a temperatura antes de sair de casa ou do GPS para que você chegasse ao seu destino final. 

Quem sabe não passou em um token de autoatendimento para comprar seu almoço ou encomendou pelo delivery alguma comida que chegasse até você. Não tem para onde fugir, a tecnologia está em todos os lugares, nos dias de hoje, somos completamente reféns da tecnologia. 

São poucos ou até mesmo nenhum lugar do mundo que possua qualquer tipo de resquício tecnológico, pare e pense, quantos aparelhos você olhou, quantas telas assistiu hoje ou quantas vezes interagiu com alguma coisa. 

A tecnologia tem um impacto direto no nosso cotidiano, e modificou por completo, a nossa maneira de agir, pensar e fazer nossas coisas, a rotina não é mais a mesma com a presença de qualquer aparelho tecnológico ao nosso lado. 

Mas afinal, a tecnologia vai realmente dominar o mundo?

Por fim, para finalizar o texto, temos a pergunta, “ a tecnologia vai realmente dominar o mundo?”, ela é respondida de uma forma muito mais simples do que você imagina, ela não vai dominar o mundo, mas já dominou o mundo. 

Hoje, somos completamente reféns da tecnologia, pode não ser algo como visto nos filmes de ficção científica onde o robô assume o comando total de todas as ações globais, mas de certo modo, os recursos tecnológicos já fazem com que sejamos totalmente dependentes. 

Sem a tecnologia, muitas ações simples não são realizadas, nem mesmo atividades como conserto de bomba são feitas, estamos cada vez mais integrados a essa realidade e a tendência é aumentar isso cada vez mais. 

As novas gerações já nascem na tecnologia, e com ela vão crescendo, desenvolvendo e aprendendo cada vez mais, a evolução é inevitável e a tecnologia já faz parte do nosso DNA. 

Agora conte para nós nos comentários abaixo, o que achou sobre o texto de hoje? Deixe a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Como posso te ajudar?