E-commerce: 86% dos consumidores adotam práticas de verificação para garantir segurança ao comprar online

Mesmo com o aumento dos crimes digitais, 84% dos brasileiros afirmam se sentir confiantes ao consumir pela internet

Diante do crescimento dos golpes digitais e da sofisticação das fraudes online, os brasileiros têm adotado uma postura cada vez mais vigilante. É o que mostra um novo estudo da Branddi, empresa especializada na proteção de marcas, que revela que 86% dos entrevistados se consideram mais atentos no momento da compra, adotando práticas de verificação para garantir a segurança da operação.

Mesmo com o avanço dos crimes digitais em 2024, que cresceram 45% em relação ao ano anterior segundo a ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor), o sentimento de confiança segue alto: 84% dos participantes da pesquisa afirmam se sentir confiantes ao comprar online

Nesse contexto, sabendo que o universo das compras digitais é um dos principais alvos de golpes, os consumidores têm adotado diversas práticas antes de concluir a aquisição para garantir uma compra segura. As mais citadas incluem: verificação se o site é oficial (80%), checagem de avaliações de outros clientes (69%)pesquisa sobre a reputação da marca ou loja (65%) e busca por selos de segurança (52%). Além disso, fatores como preço e promoção (65%)confiança na marca (58%) e reputação do site ou loja (56%) influenciam diretamente na decisão de compra.

Essa aparente contradição — mais crimes, mas também mais confiança — revela não apenas uma maior conscientização dos consumidores diante dos riscos digitais, mas também o avanço das tecnologias de proteção, que devem vir especialmente por parte das marcas.

Diego Daminelli, CEO da Branddi, explica que, do ponto de vista das marcas, o combate aos golpes digitais deixou de ser uma questão de imagem para se tornar uma prioridade estratégica: “Este é um ponto de atenção importante para as empresas que buscam atrair e fidelizar clientes. Em um momento em que os golpes digitais são constantes, oferecer opções que ajudarão na segurança do consumidor é um diferencial”.

“Quando o consumidor percebe que a marca está ativamente cuidando da sua segurança no ambiente digital, ele se sente mais confiante para seguir com a compra. É por isso que investir em tecnologia de proteção e monitoramento de fraudes não é apenas uma questão técnica, mas estratégica. Segurança virou sinônimo de confiança — e confiança, hoje, é um dos principais ativos de uma marca no ambiente online. É um ponto de atenção que vai para além do próprio lucro, é a demonstração de cuidado com os clientes que são a essência do propósito dos negócios”, finaliza.

Metodologia
Público
: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 18 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: realizada no dia 16 de abril de 2025.


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