Como conquistar mais clientes usando Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como foco atrair, converter e encantar os consumidores. Diferentemente do marketing tradicional, utiliza estratégias orgânicas para atrair as pessoas nos canais digitais.

O marketing sempre se baseou em interrupções e um bom exemplo disso são as propagandas de TV, que simplesmente são colocadas durante as programações das emissoras.

Elas tiravam a atenção das pessoas daquilo que estavam assistindo para mostrar as vantagens de produtos e serviços em seu dia a dia. Além disso, muitas dessas soluções não eram tão boas quanto pareciam ser.

Porém, desde que a internet chegou e o acesso à informação se tornou muito mais rápido, o consumidor moderno também se tornou muito exigente, e as velhas práticas de marketing deixaram de ser tão eficientes.

Raramente alguém compra um produto ou serviço apenas por ver um comercial na TV. É necessário fazer muito para conseguir convencer o cliente a comprar alguma coisa.

As estratégias de Inbound Marketing atendem justamente essas mudanças, por isso, neste artigo, será abordado seu conceito, como funciona e serão dadas algumas dicas para você saber como conquistar mais clientes.

Finalidade do Inbound Marketing

Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias que tem como base o compartilhamento de conteúdos voltados para os interesses do público.

Seu objetivo é conquistar a permissão das pessoas para que a marca possa se comunicar com elas diretamente, criando um relacionamento duradouro e promissor.

É uma prática na qual os clientes vão até o negócio, atraídos pela mensagem que ele transmite. Com isso, fica mais fácil mostrar as soluções e conquistar clientes.

Como ele funciona?

Essa estratégia funciona a partir da internet, com ações voltadas para os canais digitais, como:

  • Site;
  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • E-mail.

É assim que uma empresa de reparo trinco parabrisa vai atrair mais visitantes para seu site, oferecendo seus conteúdos em troca de dados de contato e qualificando os leads por meio de materiais valiosos.

A intenção é ajudar as pessoas a entenderem seus problemas e mostrar que a corporação tem capacidade para solucioná-los.

Com base nas informações coletadas, fica mais fácil segmentar as estratégias de Inbound Marketing e a conversão de leads em clientes.

Vantagens do Inbound Marketing

Investir em marketing de atração traz muitos benefícios para os negócios, dentre eles, a oportunidade de alcançar o público certo por meio de conteúdos específicos.

De acordo com pesquisas, o marketing de conteúdo aumenta em quase três  vezes o número de visitantes de um site, em comparação com plataformas que não fazem uso da estratégia.

Só que mais do que atrair tráfego, um fornecedor sorvete vai falar com pessoas que realmente têm possibilidades de comprar com ele.

Empresas que produzem uma grande quantidade de materiais, mais ou menos treze conteúdos por mês, podem atrair quatro vezes mais visitantes qualificados. Isso acontece porque os materiais são de qualidade e altamente segmentados.

Outra vantagem é que a marca se aproxima de sua audiência e conversa com usuários que realmente estão dispostos a ouvir o que ela tem a dizer.

A ação é voltada para as necessidades das pessoas, consequentemente, estarão mais abertas aos conselhos e indicações da marca.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubspot, apenas 29% das pessoas procuram saber mais sobre um produto com o vendedor, ao passo que 62% procura diretamente na internet.

O Inbound Marketing também se baseia em uma comunicação constante e aberta, de modo que a marca saiba qual é a opinião e a reação de sua persona em relação aos materiais que promove.

Um dos elementos mais importantes para fechar vendas é a persuasão, e o marketing de atração fortalece essa característica da empresa.

É muito difícil vender para alguém que está com dúvidas e, caso a venda seja realizada, o pós-venda pode ser prejudicado.

Porém, por meio do Inbound, uma empresa de construção de fachada de acm adesivada tem mais poder de convencimento porque seus argumentos se baseiam em informações sólidas.

Ao longo de todo o processo, o usuário vai ter contato com o conteúdo que precisa, tendo tempo para se convencer e continuar pesquisando. No momento da compra, saberá se seu produto ou serviço é adequado a ele, por conta de tudo o que leu.

O relacionamento que foi construído durante essa jornada faz toda a diferença na hora da decisão de compra por parte do cliente.

Por fim, o ciclo de vendas diminui, desde o contato inicial do consumidor com o negócio até o fechamento da compra, incluindo todas as etapas.

Quanto mais tempo uma empresa leva para converter leads em clientes, maior será o ciclo, e isso acaba aumentando o custo de aquisição de clientes (CAC) da marca.

Por meio do Inbound Marketing, um fabricante de filtro de ar automotivo consegue reduzir o tempo necessário para convencer o cliente a comprar, e isso se deve aos materiais relevantes e personalizados.

Eles aceleram a movimentação dos leads no funil de vendas e os colocam mais cedo no fundo do funil, ou seja, na etapa de decisão.

As estratégias de Inbound Marketing também conseguem diminuir os custos para fechar a venda, podem ser mensuradas em tempo real e aumentam o ticket médio do cliente.

No entanto, para ter acesso a todos os benefícios e facilidades dessa estratégia, é necessário saber colocá-la em prática do jeito certo.

Como usar o Inbound Marketing

Para atrair clientes por meio do marketing de atração, é necessário investir em algumas estratégias. São elas:

1. Conhecer a jornada de compra da persona

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é saber como funciona a jornada de compra de sua persona. A persona é um personagem semi fictício que reúne as características do cliente ideal.

Dentre as informações que uma gráfica especializada em banner precisa coletar estão idade, gênero, profissão, escolaridade, estado civil, problemas, desejos, necessidades, dentre outros.

Feito isso, precisa saber como é a jornada de compra dessa pessoa, que passa pelas etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

A jornada mostra todas as fases pelas quais a pessoa passa, desde o momento em que conhece o negócio até que finalmente está pronta para compra. Procure conhecer cada uma delas para criar conteúdos bem planejados.

2. Criar um blog

O segundo passo é criar um blog onde a empresa vai veicular os conteúdos que cria. Esse canal é fundamental hoje em dia e deve fazer parte do seu planejamento de marketing.

Por meio dele, uma empresa de zeladoria e portaria se torna uma autoridade naquilo que faz, melhora sua percepção de marca, ganha mais relevância nos resultados de pesquisa e entrega conteúdos úteis para sua audiência.

Também é um canal que melhora os pontos de comunicação com a audiência, desde que as postagens sejam bem escritas e constantemente atualizadas.

3. Variar os formatos

Cerca de 80% do tráfego na internet é feito de conteúdos em vídeo. Isso significa que a sua empresa precisa criar materiais desse tipo para atrair os usuários.

É claro que os textos são importantes, mas tendo em vista a rotina cada vez mais corrida das pessoas, é natural que passem a se interessar por formatos que facilitam a vida.

Além disso, um vídeo sobre montagem de caixa de açaí 5 litros é muito mais didático e atrativo, melhorando ainda mais as chances de conversão.

4. Cuidar da qualidade

Os conteúdos são capazes de levar uma pessoa que ainda está conhecendo seu próprio problema para a consideração de uma solução, portanto, avançando dentro da jornada de compras.

Para fazer isso, é necessário oferecer materiais densos e completos, como e-books, webinars e infográficos, em troca de alguns dados de contato dos visitantes, como nome, e-mail e telefone.

Esses materiais estão entre os mais usados em estratégias de Inbound Marketing em negócios dos mais variados tipos. Por exemplo, alguém que pesquisou sobre comprar caderno personalizado com foto pode encontrar o conteúdo de uma gráfica.

As companhias investem na qualidade de seus conteúdos porque sabem que eles são responsáveis por atrair os usuários e convertê-los em potenciais clientes.

5. Investir em e-mail marketing

Invista em uma boa estratégia de e-mail marketing para aumentar ainda mais as vendas. Porém, é necessário planejar os conteúdos e a mensagem que deseja transmitir antes de enviar o e-mail.

Hoje em dia, as organizações podem contar com ferramentas de automação que ajudam com essa estratégia, programando os envios e se comunicando com as pessoas de maneira personalizada.

Considerações finais

O Inbound Marketing é uma estratégia inteligente que precisa fazer parte do planejamento de marketing do seu negócio.

Ele se encarrega de atrair as pessoas certas para seus canais e cuida de todo o trabalho de conversão, para que sua marca possa vender mais e aumentar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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