As estratégias de marketing se renovam na mesma medida em que o mercado se transforma, adotando novas táticas de acordo com o que está disponível na sociedade, otimizando assim suas ações. Como acontece com o outbound e inbound marketing.

Procedimentos esses que atuam na forma com que uma empresa pretende se conectar com o seu público, divulgando características pertencentes aos seus produtos e serviços de forma geral. Convencendo assim a audiência a se tornar consumidora de tais ativos.

Isso em um processo cada vez mais around ando, tendo como apoio as novas tecnologias, que entre outras ações, permitem com que as empresas tenham uma melhor aproximação com sua audiência, diante do uso das plataformas de interação, como as redes sociais.

Canais que permitem com que uma empresa de portaria, por exemplo, consiga iniciar uma conversa otimizado junto de usuários que tenham algum tipo de interesse nos serviços dessa companhia, tal como uma rede de hotéis que pretende se instalar em uma área.

E que por meio das redes sociais é possível para tal empresa desenvolver melhor essa relação com tal público, apresentando conteúdos e anúncios que permitam com que esse possível cliente de fato faça negócios com esse empreendimento, aumentando o seu valor.

Tudo fazendo parte de uma nova realidade na qual as tecnologias permitem com que a relação entre as empresas e o público seja cada vez mais próxima, o que faz com que essas companhias tenham então que repensar todo o seu processo de comunicação.

Isso porque a forma como o público procura por um tipo de produto ou serviço é muito diferente do que ocorria no passado, existindo uma grande concorrência dentro desse processo de busca.

Cenário a fazer com que uma busca por “construção de casas de alvenaria preço” resulte em um número amplo de resultados, com diferentes companhias que trabalham com esse tipo de serviço, cada uma destacando um valor diferente a ser cobrado para tal ofício.

Dentro desse ambiente acaba sendo importante com que as empresas acabam como renovar de forma frequente as suas estratégias no mercado, estando alinhadas ao que de mais prático existe no mercado, assim como às necessidades levantadas pelo seu público.

Acompanhando então esse processo cada vez mais frequente de renovação do mercado, e por consequência disso, das estratégias de marketing.

A renovação frequente do marketing

Muito se fala sobre os comportamentos do marketing, mas não é como se tratasse de um indivíduo de mente própria, atuando mais como uma consciência coletiva entre todos os profissionais que se encontram na posição de administrar um negócio.

Com cada um deles adotando estratégias em comum para que seja possível conquistar a atenção e interesse de compra de uma nova linha de clientes. Público esse que em um período específico passa a apresentar novas características no papel de um consumidor.

Algo a exigir com que os mais diversos empreendimentos tenham que adaptar suas estratégias, em relação sobre como trazer tal público próximo aos seus negócios, aumentando assim os resultados comerciais a serem alcançados por tal empreendimento.

Tal como uma empresa de automação industrial que encontra uma demanda cada vez maior acerca dos seus serviços diante da necessidade do mercado como um todo de otimizar o nível de seus resultados. O que pode ser alcançado via processo de automação.

Mas além das novas tecnologias, é comum que exista também uma mudança de comportamento tanto por parte do público, como por parte das empresas, que agem com o intuito de acompanhar sua audiência, seguindo a nova conduta apresentada.

O que pode ser visto, por exemplo, na forma como as empresas se comunicam com o público. Antes existia um contato direto nesse sentido, no qual uma marca disponibiliza em diversos veículos anúncios acerca dos seus produtos e serviços, informando seu público.

Hoje é preciso que tais marcas adotem uma estratégia mais aprofundada, com uma administradora de condomínios tendo que adotar ações que chamem a atenção do seu público, principalmente na internet, e a partir daí seja possível pensar comercialmente.

Existe assim um momento diferente no qual as companhias devem falar com sua audiência conquistada, com o intuito de convertê-la em clientes para os seus negócios, sendo importante criar uma relação forte com tal público em um primeiro momento.

E é justamente nesse cenário que surgem as práticas de inbound e outbound marketing. Estratégias que seguem caminhos diferentes, quase que contrastantes, mas que podem ser aplicadas juntas para o alcance dos melhores resultados possíveis para um negócio.

A relação entre o outbound e inbound marketing

Esses dois modelos de estratégias comerciais lidam com um objetivo em comum, que é se conectar com uma audiência específica, trabalhando para que tal público se torne uma audiência cativa das ações comerciais de tal empreendimento.

Uma situação importante para que uma empresa consiga crescer dentro de sua área é por meio da amplificação do seu número de clientes, assim como em seu alcance financeiro, que está diretamente conectado ao índice de público a fazer negócios com sua empresa.

Entre essas duas estratégias, uma se destaca por sua ação mais ativa em relação ao contato com tais clientes, enquanto outra trabalha de forma passiva, reservando um tempo maior para que uma empresa de telefonia voip consiga se conectar com seu público.

Ambas as estratégias podem ser benéficas para esse serviço de telefonia interna, podendo ser aplicadas em momentos diferentes na jornada comercial desse negócio, mantendo-o forte e interessante para uma nova audiência que passa por procurar por suas ações.

O que faz com que seja importante compreender como funciona cada uma dessas táticas.

Outbound marketing

O outbound marketing está muito associado às práticas tradicionais de mercado, no qual uma empresa atua com o objetivo de convencer uma audiência a consumir dos seus produtos e serviços, utilizando para isso uma estratégia de comunicação direta.

Nesse caso por meio de anúncios que exaltam as características presentes naquilo que tal empresa está ofertando ao público. Tudo através de um número amplo de canais, entre eles:

  • Rádio e TV;
  • Jornais e revistas;
  • Outdoors e pontos de venda;
  • Redes sociais.

Uma pluralidade de veículos que passa pelos meios eletrônicos, impressos, físicos e digitais, de acordo com o que for mais positivo para que uma empresa que atua com  instalação e manutenção de centro de comando de motores a se divulgar.

Alcançando assim resultados mais diretos a partir do momento que o público reage a esse contato comercial junto das empresas. Por outro lado, diante da alta concorrência do mercado atual, é importante fortalecer a relação de um negócio com o público.

Sendo esse um dos principais objetivos do modelo inbound.

Inbound marketing

O inbound marketing funciona de forma distinta, não indo atrás do público, mas apresentando conteúdos que permitam com que o próprio público passe a procurar pelos seus produtos e serviços, seguindo uma jornada de compra que envolve as etapas de:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Conclusão;
  • Fidelização.

Seguindo assim um sistema capaz de otimizar os seus resultados a longo prazo, o que pode ser importante para que a industria de paineis eletricos tenha sua importância reconhecida pelo mercado, a ponto de aumentar os lucros de uma forma geral.

Seguindo dessa forma as etapas de um funil de vendas, ao qual o público pode se encontrar em uma posição específica em relação ao consumo deste produto, existindo um momento certo de se apostar em uma ação mais direta, como ocorre no modelo outbound.

Situação que explica como essas duas estratégias estão longe de ser concorrentes, tratando-se na verdade de ações complementares dentro do mercado.

Como essas estratégias podem trabalhar juntas

Diversas são as situações nas quais o outbound e inbound marketing podem trabalhar juntos, ajudando um negócio a amplificar os seus resultados dentro do mercado, fazendo com que o mesmo consiga se destacar dentro de um cenário de alta competitividade.

Principalmente quando se trata de um novo negócio, como um profissional que passa a oferecer serviços de conserto de elevadores, tendo ele que trabalhar com o objetivo de construir uma audiência, permitindo com que ele possa crescer futuramente.

Ação essa que exige a adoção a estratégia de inbound marketing, a permitir com que seja possível fortalecer a relação desse profissional com a audiência inicial. Ao mesmo tempo, um negócio novo precisa de resultados rápidos, para mantê-lo em funcionamento.

É importante adotar também uma estratégia de marketing outbound por meio de anúncios que funcionem de forma direta com o público, os convencendo a contratar os seus serviços.

Entre outras situações às quais se recomenda a complementação entre as estratégias citadas é possível citar o processo de qualificação de sua equipe de vendas e de marketing, assim como no alcance de um objetivo geral de aumento de lucro na empresa.

Com a relação entre o marketing outbound e inbound tendo uma grande importância para o alcance de melhores resultados para uma companhia, tanto a curto como a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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