Google Meu Negócio: o que é e como funciona. O guia atualizado
O que é o Google My Business?
O Google Meu Negocio (ou Google My Business) é uma ferramenta oferecida pelo Google que faz com que seja possível que seu negócio obtenha visibilidade na página de resultados do próprio mecanismo de busca (Google) e no Google Maps. Mas não é só isso: a ferramenta também permite que você analise quem são seus clientes, entre em contato com eles e publique atualizações sobre seus negócios.
A ferramenta representa o ponto de referência para qualquer empresa que queira gerenciar sua presença on-line no Google, incluindo o Mecanismo de Busca e o Google Maps. Finalmente, você controla as informações da sua empresa (endereço, horários, site, imagens, etc.) e pode interagir com os usuários graças a comentários e postagens.
Se você tem uma atividade que atende a clientes em um local específico (restaurante, hotel, loja de roupas, salão de beleza etc.) ou oferece seus serviços em uma determinada área (por exemplo, delivery de comida), é essencial usar o Google Meu Negócio para ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece, a entrarem em contato e descobrirem sua localização.
Além disso, as atividades verificadas no Google têm o dobro de chances de serem confiáveis pelos consumidores.
Uma única identidade! Finalmente, com o Google Meu Negócio você tem a possibilidade de gerenciar todas as informações em um único painel e monitorar o desempenho através das estatísticas, que veremos mais adiante neste post.
Para criar uma conta, você só precisa de um endereço do Gmail com o qual você pode associar todas as informações que deseja compartilhar, tais como imagens do seu negócio, endereço, horário de funcionamento, contatos, links para o site, etc.
Por que o Google criou o Google Meu Negócio?
O anúncio oficial ocorreu em 11 de junho de 2014, e aqui está um trecho:
Qualquer empresa tem um componente essencial: clientes. São eles que fazem uma empresa crescer, e é a paixão por seus produtos que torna a experiência de administrar um negócio gratificante. Para muitos empresários, os clientes são mais do que apenas clientes: são colegas, defensores e amigos. Em outras palavras, pessoas que realmente importam.
Graças à Internet, mais e mais empresas se conectam com novos clientes todos os dias. Encontrar clientes fiéis, no entanto, pode ser difícil e demorado. Gostaríamos que as coisas mudassem. É por isso que temos o prazer de apresentar o Google Meu negócio, uma maneira simples e gratuita de encontrar e conectar-se com novos clientes onde quer que você esteja .
Versão original em inglês neste link.
O Google Meu negócio é baseado em três idéias simples:
Dar visibilidade às atividades comerciais em uma realidade social e móvel cheia de interações;
Ajudar as empresas a terem sucesso, permitindo que elas criem e monitorem sua identidade corporativa online;
Ser um ponto de acesso aos produtos comerciais do Google (como por exemplo o Google Ads);
Se as empresas derem o seu melhor, atualizando seus dados e interagindo com os usuários, isso beneficiará todas as partes da relação de consumo: os clientes terão informações precisas e oportunas, as marcas captarão mais clientes e o Google poderá vender publicidade para essas empresas.
Existem aspectos do Google Meu Negócio que são interessantes para muitos usuários. Vamos ver alguns dos mais importantes:
O Google Meu negócio possibilita que você apareça no Google Maps gratuitamente
Um cartão Meu Negócio devidamente configurado e verificado permite que você fique visível nas pesquisas no Google Maps. Por exemplo, se você tem uma “lanchonete na zona sul de São Paulo” e configura seu cartão My Business corretamente, as pessoas que procurarem uma lanchonete em sua área poderão ver seu cartão aparecer entre os resultados.
Como você pode ver, os resultados aparecem no mapa e em lista logo abaixo. Ao clicar em um dos resultados, você poderá visualizar o cartão virtual do Google My Business específico de cada um dos negócios listados.
E funciona como um complemento eficiente ao site do seu negócio
Obviamente, existem muitas soluções possíveis para colocar seu negócio na internet. É possível criar um site otimizado para aparecer nas primeiras colocações dos resultados da pesquisa do Google ou inserir a atividade em um cartão do Google Meu Negócio. Deve ficar claro que a melhor escolha é sempre fazer ambos, ainda mais se feito por profissionais.
Vejamos agora como o Google organiza esses resultados:
Podemos perceber imediatamente que as atividades que possuem um cartão bem organizado aparecem antes dos resultados da pesquisa tradicional.
Comentários
Você certamente notou na imagem acima os espaços com as notas de avaliações acompanhadas de respectivos comentários logo abaixo.
Essas são as opiniões dos clientes. A ferramenta do Google permite que os clientes deixem feedback positivo ou negativo para várias atividades. Esta pode ser uma faca de dois gumes. É necessário que um bom administrador sempre esteja a par do que seus clientes estão dizendo sobre seu negócio por aí, não é mesmo?
Custos
Quanto custa o Google Meu Negócio? Essa também é uma pergunta muito popular entre os usuários e a resposta é bem simples: nada.
A criação de um cartão no Google My Business não tem custo se você deseja gerenciá-lo independentemente. O Google oferecerá a você serviços adicionais opcionais para sua empresa que podem estar sujeitos a uma taxa. Como um endereço de e-mail personalizado ou veiculação de anúncios. Também é aconselhável contar com profissionais para o gerenciamento da conta e obter o melhor resultado possível.
Como o Google Meu negócio funciona
Vamos entrar no lado mais prático da questão e ver como avançar com esta ferramenta.
Como criar uma conta do Google Meu Negócio
O primeiro passo fundamental é criar uma conta. Primeiramente, você precisa ter uma Conta do Google. Se você não tiver, crie uma gratuitamente.
No seu computador, celular ou tablet, abra a página do Google Meu Negócio e clique em Gerenciar Agora. Será aberta uma página de login para que você entre em sua conta do Google, mas se você não tiver uma, clique em “usar outra conta” -> “criar uma” e siga as etapas recomendadas.
Digite o nome da sua empresa no campo de texto e clique em “Inclua sua empresa no Google“
As 5 etapas a seguir devem ser seguidas inserindo as informações necessárias, como “nome da empresa”, “categoria da empresa”, “local da empresa” No final de todas as etapas, o painel para você gerenciar será finalmente aberto.
Obtendo o código de verificação do Google Meu Negócio
Agora, nossa listagem foi criada, mas às vezes o Google deseja uma verificação da conta. Dependendo do tipo de empresa, o Google oferece vários métodos de verificação:
● Verificar por uma correspondência pelo correio: esta é a opção mais comum. O Google enviará por correio um cartão postal com um código curto para ser inserido no campo específico on-line, acessível clicando em “Verificar localização” ou no botão “Verificar agora”. Normalmente, o cartão postal chega em 14 dias.
● Verificar por telefone: apenas empresas qualificadas têm essa opção. O código será enviado para o número de telefone indicado.
● Verificar por e-mail: esta opção também é adequada para determinadas atividades. As modalidades são semelhantes às anteriores.
● Verificação imediata: se você verificou o site da empresa por meio do Google Search Console.
● Verificação coletiva: disponível apenas para empresas com 10 ou mais locais.
Usando o Google Meu Negócio na prática
Uma das primeiras etapas que recomendamos executar é concluir o seu cartão Meu Negócio.
Ele deve ser preenchido em todos os seus campos e completamente, para que seja possível fornecer aos clientes todas as informações básicas necessárias de seu negócio.
Como mostrado na imagem acima, na barra lateral de navegação à esquerda, encontramos os links para as ferramentas da plataforma. Aqui estão os mais importantes:
Postagens
As postagens permitem que você forneça informações mais específicas sobre seus negócios. Atualmente elas estão divididas em:
As postagens permitem que você forneça informações mais específicas sobre seus negócios. Atualmente elas estão divididas em:
Produtos: permite inserir produtos específicos, com fotos, descrição e preços;
Notícias: permite anunciar qualquer notícia da sua empresa;
Eventos: aqui você pode inserir os eventos agendados com datas e horas;
Ofertas: permite comunicar ofertas sobre os produtos ou serviços oferecidos, indicando as datas de início e término das mesmas;
Dicas para criar uma postagem
O conselho é: diferenciar. Depois de inserir as informações básicas da sua empresa que marcarão sua presença na Pesquisa do Google e no Google Maps, recomendamos adicionar o maior número possível de imagens para atrair o usuário a clicar na sua empresa e não na de um concorrente.
Deseja ter alguma vantagem adicional? Crie postagens para mostrar conteúdo atualizado aos clientes que te encontrarem na listagem no Google.
Para Fazer uma postagem é muito simples:
● Vá para o menu Postagem .
● Insira imagens e texto.
● Visualize e, se estiver satisfeito, clique em Publicar no canto superior direito da tela.
Lembre-se de que:
● Você pode editar e excluir uma postagem sempre que desejar;
● Logo após a publicação, a postagem será vista pelos clientes na Pesquisa do Google e no Google Maps;
● Para cada postagem, você pode monitorar as visualizações e os cliques;
● As postagens são removidas da visualização após sete dias;
Informações
Esta seção permite inserir ou editar as informações da sua empresa, como horário de funcionamento, números de telefone ou site.
Estatísticas
A seção de estatísticas é fundamental, pois permite analisar o comportamento dos usuários em relação ao seu cartão My Business. Aqui podemos ver vários dados importantes, como:
● O modo como os clientes encontram seu perfil: ou seja, um gráfico em formato de pizza com as porcentagens daqueles que o encontraram por meio de pesquisa direta, pesquisas do tipo descoberta (ou seja, procurando por categoria ou serviços oferecidos) e pesquisas relacionadas à marca ;
● Consultas usadas para encontrar sua empresa;
● O portal onde os clientes visualizam sua empresa no Google: ou seja, um gráfico mostrando se você foi encontrado na pesquisa do Google ou no Google Maps;
● Ações do cliente: mostra o que os usuários estão fazendo: Visitas ao site, solicitações de informações ou contato telefônico;
● Solicitações de instruções de direção no GPS;
● Ligações telefônicas;
● Visualização de fotos;
Avaliações
Seção dedicada ao gerenciamento das revisões de seus clientes.
Aí você pode vê-las todas e possivelmente responder.
Mensagens
É o local onde as mensagens enviadas pelos clientes são exibidas. Através desta função, você pode responder perguntas, compartilhar informações e colocá-los em contato com você rápida e gratuitamente. Essa funcionalidade pode ser ativada a seu critério.
Fotos
Nesta seção, você pode adicionar fotos, vídeos, imagem de capa e visualizar fotos enviadas pelos clientes. Vamos explorar esses recursos um pouco mais adiante.
Produtos
Seção dedicada à adição ou remoção de produtos oferecidos pela sua empresa.
Serviços
Permite a inclusão de serviços oferecidos pela sua empresa. Nesse caso, deve ser feita uma prévia seleção de categorias principais que já são pré-estabelecida pelo Google.
Foto do perfil e imagem da capa
Muitos usuários se perguntam qual é a imagem de perfil ou o tamanho da imagem de capa do Google Meu Negócio que devem aplicar.
Para responder a essa pergunta, o próprio Google vem nos ajudar.
Como vimos há pouco tempo, na seção de fotos é possível inserir fotografias do próprio negócio. Precisamos seguir algumas recomendações ditadas pelas diretrizes do Google, tais como:
● JPG, PNG, TIFF, BMP são os únicos formatos permitidos.
● As fotos devem ter menos de 5 MB de tamanho máximo.
● A resolução máxima é de 3000 x 3000 pixels e recomenda-se uma resolução de pelo menos 720 x 720 pixels.
● O tamanho mais longo da foto pode ter no máximo o dobro do tamanho mais curto. Nos produtos do Google, as fotos em paisagem têm um desempenho melhor que as fotos em retrato.
● Cada local não pode ter mais de 25 fotos adicionais.
Além disso, para estar em uma posição melhor nos rankings de busca, é importante o seguinte:
● Resolução: a imagem deve ser grande o suficiente.
● Proporção da imagem: a mesma não deve ser muito larga ou muito alta.
● Foco: a imagem não deve ficar desfocada.
● Contraste: a imagem não deve estar apagada ou brilhante demais.
● Origem: se a imagem é de propriedade da empresa, ou de terceiros com os devidos créditos dados;
Também é possível a conexão do Google Meu Negócio com outras ferramentas
Quem já possui uma página no Facebook pode ter interesse em participar de análises no Google Meu Negócio. Ou aqueles que usam o Google Ads gostariam de poder interagir com as duas ferramentas. Mas isso é possível? A resposta é sim!
Conecte o Google My Business ao Facebook
A operação deve permitir a exibição de resenhas do Facebook na guia da sua empresa no Google Meu Negócio, que será feita automaticamente por meio de um algoritmo do próprio Google. Tal mecanismo verificará se os detalhes de seu negócio tanto na página do Facebook, quanto na do Google My Business são aos mesmos, o que ajudará a plataforma a identificar que ambas as páginas têm uma ligação.
Isso não significa que as revisões sejam misturadas, mas que haverá uma seção especial que mostrará as análises do Facebook.
As análises do Google são mantidas na parte superior e as análises do Facebook (e/ou outras fontes) na parte inferior serão adicionadas.
Como fazer isso? Como já dissemos, é um sistema automático do Google.
Isso significa que não podemos configurá-lo em nossa guia. O Google insere esses dados apenas se a página do Facebook for grande o suficiente e com críticas suficientes.
Portanto, se esse é seu objetivo, recomendo que você trabalhe muito na sua página do Facebook para Negócios e a faça crescer com a ajuda de profissionais especializados, sempre certificando-se de que os dados inseridos em ambas as plataformas sejam os mesmos.
Conecte o Google Meu Negócio ao Google Ads
Após a verificação do cartão, você pode realizar suas operações de marketing conectando o cartão à ferramenta Google Ads. Para fazer isso é bastante simples, abaixo está um tutorial em vídeo do Google em inglês, no qual você poderá ativar as legendas em português:
Suporte ao Google Meu Negócio
Se precisar de ajuda do Google, consulte o guia que aparece clicando em Assistência na barra lateral de navegação. Lá você encontrará links que respondem a algumas perguntas comuns, além da possibilidade de visitar o fórum ou a solicitação de um contato direto com os atendentes do Google.
Se, por outro lado, você perceber que precisa de ajuda para gerenciar sua conta do Google Meu Negócio, pode contar com profissionais como o Cláudio Camargo e sua equipe. Entre em contato conosco para um orçamento gratuito!
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