Categorias
google

Você sabia que dá para colocar sua página em destaque em mecanismos de busca como o Google? Conheça mais sobre o Google Ads!

Você sabia que dá para colocar sua página em destaque em mecanismos de busca como o Google? Conheça mais sobre o Google Ads!

Você sabia o que é o Google  Ads funciona bem e o motivo pelo qual ele é útil para empresas? Descubra abaixo

Ainda hoje, quando se trata do Google Ads, antigamente chamado de Google Adwords, surgem muitas dúvidas e curiosidades. As pessoas ainda não sabem o que é, como usá-lo, quanto custa e quais benefícios podemos obter com ele. 

Para superar todos esses problemas e informar o leitor, criamos um pequeno guia que explica o que é o Google Ads e por que você deve confiar nesse sistema para o seu negócio ganhar cada vez mais.

Boa leitura!

Google Ads: o que é, como funciona e por que é importantíssimo para a divulgação dos negócios atualmente

Em suma, o Google Ads é um mecanismo de publicidade online que pode ajudar sua empresa a crescer graças à publicação de anúncios no Google e em sites afiliados à sua plataforma de anúncios. Considerando que o Google é o site mais visitado tanto apenas no Brasil quanto no mundo todo, fazer publicidade por lá pode ser bem interessante, não é mesmo?

google ads

Saiba mais

O Ads é o serviço de publicidade paga da Google é uma ferramenta muito útil para promover negócios de forma online. 

Se bem apoiado pela atividade de Search Engine Optimization (SEO), que lida com a otimização e o posicionamento orgânico (o que é voluntário, não impulsionado ainda por anúncios pagos) do site, permite alcançar rapidamente um grande número de novos clientes.

O Ads é uma plataforma de publicidade através da qual você pode publicar anúncios de texto, imagens e vídeos nas páginas de resultados de pesquisa e nos sites da rede de conteúdo do Google. Uma ferramenta de marketing digital verdadeiramente funcional que ajuda a promover seus negócios de maneira simples, rápida e ao mesmo tempo extremamente produtiva.

E como funciona esse tal de Google Ads?

A publicidade do Ads é baseada na criação de anúncios que podem ser exibidos entre os primeiros resultados nas páginas dos mecanismos de pesquisa ou nos sites parceiros do Google (como o YouTube). O anúncio publicado pode ser em vídeo, foto ou simplesmente em texto.

google ads

Através do Google Ads, você pode encontrar novos clientes, rastreando pessoas realmente interessadas no que sua empresa oferece, já que o serviço utiliza ferramentas de segmentação que permitem que determinados anúncios sejam exibidos apenas para um alvo específico de pessoas, ou seja, clientes em potencial  que navegam na Web pesquisando tópicos relacionados ao seu negócio.

E essa segmentação como é?

A principal segmentação do Google Ads é de três tipos:

Segmentação por palavras-chave: os anúncios são exibidos com base em palavras-chave relacionadas à sua empresa, escolhidas quando o anúncio foi criado. 

Para te ajudar a usar a segmentação por palavras-chave no Google Ads, o Google também fornece ferramentas absolutamente gratuitas, como o Planejador de Palavras-chave do Google ou o Google Trends, que permitem entender quais são as palavras mais pesquisadas na rede entre as relacionadas à sua empresa.   

Segmentação por tópicos: os anúncios são exibidos em um grande número de páginas pertencentes à rede de conteúdo identificada ao configurar a campanha publicitária.   

Segmentação por canal: os anúncios são exibidos em sites que fazem parte da chamada “rede de conteúdo”, que são identificados com base no que é especificado pelo anunciante. Ao configurar a campanha, você escolhe sites com conteúdo relacionado à sua empresa, para exibir seu anúncio na página dos mesmos. 

Por exemplo, quem gerencia um comércio eletrônico de produtos alimentícios pode exibir seus anúncios em blogs de culinária conhecidos e clicados. Opções avançadas também estão disponíveis para uma personalização ainda maior, como por exemplo a segmentação por público-alvo, por dispositivo de acesso, idioma ou local). 

Tudo Isso permite atingir metas ainda mais específicas de encontrar clientes em potencial, aumentando a probabilidade de sucesso de nossas estratégias de marketing digital.   

E por que o Google Ads é útil para os negócios?

google ads

O Google Ads é útil para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu tamanho e do setor, pois oferece uma ampla gama de ferramentas para aumentar a visibilidade on-line do mesmo em todos os dispositivos, aumentando exponencialmente as chances de ter um número cada vez maior de clientes.

Agora, vejamos em detalhes quais são os pontos fortes do Google Ads:

Ele funciona no Google, que é o motor de busca mais utilizado no mundo: usando-o apenas como única plataforma de publicidade, você pode chegar a um grande número de visitantes. Seus anúncios são direcionados de forma personalizada e permitem que você possa colocá-los para aparecer em pesquisas feitas em determinado local geográfico.     

Tem custos flexíveis: é a empresa que decide o quanto quer gastar e como. 

Não há níveis mínimos de orçamento de acesso. O sistema é “pagamento por clique”, ou seja, você só paga quando os visitantes clicam no seu anúncio.   

Permite gerenciar a campanha publicitária de forma totalmente independente: o anunciante pode verificar o andamento da campanha a qualquer momento, interrompê-la ou otimizá-la, se necessário, usando as ferramentas de relatório dedicadas, como o Google Analytics.   

google ads

Não há limites de tempo: com o Ads, é possível alcançar visitantes interessados ​​em seus produtos ou serviços 24 horas por dia, 365 dias por ano.   

E como melhorar meus negócios com o Google Ads?

Vimos o que é o Google Ads, como funciona e quais são seus pontos fortes, mas qual a melhor forma de usá-lo para melhorar os negócios da sua empresa?

Sendo uma ferramenta de marketing digital extremamente personalizável, com base nos objetivos de cada empresa, é possível recorrer a um dos tipos de campanhas publicitárias disponibilizadas pelo Google Ads, como por exemplo:

Campanha de pesquisa: exibe anúncios para pesquisas relevantes no Google de visitantes potencialmente interessados no seu negócio.   

Campanha de visualização: permite aumentar a visibilidade da sua empresa na web para novos clientes em potencial que vão ver o anúncio em sites de propriedade do Google (Gmail, YouTube, Blogger, etc.) ou que colaboram com o Google.   

Campanha de Remarketing: promove a empresa para os visitantes que já visitaram anteriormente o site.   

Campanha de compras: Promove os produtos da sua empresa para os visitantes do Google oferecendo informações detalhadas sobre os mesmos antes de que haja o clique no anúncio.

Uma campanha publicitária do Google Ads sempre se mostra uma opção útil para expandir seus negócios, mas para ter sucesso, é muito importante fazer o melhor uso possível de todas as ferramentas que oferece de maneira personalizada, levando em consideração as necessidades e características de sua empresa e o mercado e o público-alvo. Desta forma, vamos colocar a mão na massa e aprender um pouco mais sobre como fazer anúncios de sucesso na plataforma publicitária do maior mecanismo de busca do mundo.

Como fazer um anúncio de sucesso no Google Ads?

google ads

Obviamente ainda não existe uma receita perfeita para anúncios no Google, mas nós da Agência, com a experiência de sucesso que já temos, temos alguns ingredientes (técnicas) que podem te ajudar a criar anúncios eficazes no Google Ads.

As técnicas são divididas em 5 categorias:

  •  Seja relevante;
  •  Dê atenção aos títulos;   
  •  Desperte emoções;   
  •  Concentre-se nos benefícios que podem ser gerados;  
  •  Atente-se às regras gramaticais e ao formato do discurso empregado; 

Antes de descobrir como escrever anúncios eficazes do Google Ads, é útil informar os limites de caracteres fornecidos pelo Google:

01 – Seja relevante

Atenda verdadeiramente a necessidade de seu visitante

A primeira maneira de ser relevante é colocar-se no lugar do visitante e escrever um anúncio que atenda às necessidades específicas do mesmo. Além disso, você deve estar em sintonia com a posição do internauta na jornada que envolve sua atitude de compra ou contratação de seu produto ou serviço.

Aqui está um exemplo de como o mesmo produto pode atrair três tipos diferentes de pesquisas, que correspondem aos visitantes em momentos diferentes do caminho da compra:

Sensibilização → “como acelerar o computador”

Consideração → “melhor laptop”

Ação → “macbook pro 13 retina”

Antecipe sempre as dúvidas dos visitantes

Não dê aos visitantes tempo para pensar em objeções à sua oferta. 

Vença-os a tempo e responda suas perguntas antes mesmo de elas serem formuladas: eles entenderão que você é a solução para os problemas deles!

Para exemplificar, abaixo temos uma demonstração de elementos de um anúncio eficaz no Google Ads para “teste de paternidade”, uma palavra-chave que certamente é combinada com muitas perguntas na mente do visitante.

Resultados em casa. Confidencialidade garantida. Teste duplo. 

Esses elementos servem precisamente para antecipar perguntas futuras (e certas).

Dica: para saber quais perguntas responder em seus anúncios, você pode começar com as perguntas frequentes colocadas no site com as perguntas frequentes dos clientes.

Já realize uma pré-qualificação dos cliques que estão por vir

Imaginemos uma situação em que seu produto ou serviço seja exigido por diferentes tipos de clientes (pessoas físicas ou jurídicas, clientes com orçamentos baixos ou altos) com as mesmas palavras-chave, mas você é especializado em atender apenas um segmento específico.

Nesse caso, tente pré-qualificar os visitantes que clicarão no seu anúncio: por exemplo, você pode fazer perguntas muito específicas na qual o seu público-alvo exato se reconhecerá.

Inicie uma conversa com o visitante

Use um tom pessoal e coloquial nos anúncios, algo que atrairá a simpatia de seus visitantes.

Pense nos seus anúncios como o início de uma conversa com o visitante!

Começar com uma pergunta é sempre uma boa maneira de iniciar uma conversa com o visitante, especialmente para um psicólogo!

Localize a venda também, não apenas a segmentação

Você pode definir o destino geográfico de suas campanhas para o nível de uma cidade, região, estado, país… É hora de aproveitar esse fator também na hora de trabalhar na conversão de seus anúncios em venda.

Segundo os dados do Google, um terço das pesquisas em smartphones tem uma intenção local. Deseja perder esta oportunidade?

02 – Dê atenção aos títulos

google ads

Inclua números e estatísticas

Insira no texto dos seus anúncios, se possível, números e estatísticas de seu produto ou serviço. 

Preços, quantidade disponível, taxa de sucesso na resolução do problema dos clientes, valor técnico de uma das características.

A inclusão de números e estatísticas na hora de escrever o texto para a venda pode ajudá-lo:

Chame a atenção do visitante, que costuma ser atraído por números solitários no meio de tantas letras (parece bobagem, mas reflita por um momento sobre s sua experiência pessoal na internet nos útlimos anos)   

 Dê credibilidade à sua oferta trazendo dados sobre o desempenho de seu produto. 

No caso do preço, pense em quem vai clicar no anúncio (ou seja, pré-qualifique seu clique em potencial). 

Por exemplo, se eu não quiser alugar um carro cujo valor de aluguel é 500 reais por dia, não clicarei no seu anúncio de aluguel de carros de primeira linha.   

Dê prioridade máxima ao título

O título do seu anúncio é (juntamente com as imagens) o primeiro (e talvez o único) pedaço do texto que o visitante lerá.

Não é possível fornecer conselhos específicos para um título eficiente que funcione para todos os setores, mas existe uma regra geral: use o espaço disponível para comunicar sua proposição de venda exclusiva, diferencie-se da sua concorrência e inicie um diálogo com o visitante.

Use a inserção de palavras-chave

Ao inserir a palavra-chave que exibiu o anúncio na própria chamada para a venda, você pode usar ao mesmo tempo uma segmentação geográfica mais ampla e ter uma conotação local mais forte.

A função avançada do Ads para obter esse resultado é o planejador de palavras-chave do Google.

Um anúncio para os que estão procurando uma clínica de fisioterapia em São Paulo…

e outro anúncio para quem procura uma clínica de fisioterapia em Ribeirão Preto. 

Entendeu? 🙂

Use uma frase chamativa, específica e clara

Os visitantes não têm tempo para analisar cuidadosamente seu anúncio. Por esse motivo, é recomendável pensar em uma chamada à ação (CTA) clara e específica que explique ao visitante o que esperar ao clicar no anúncio.

Aqui estão algumas sugestões para escrever boas chamadas à ação.

Elas podem ser combinadas com suas palavras-chave…

  •  Compre seu tênis esportivo dos sonhos hoje mesmo!   
  •  Solicite um orçamento sem compromisso!
  •  Experimente nosso produto por 7 dias grátis!  

ou com uma promoção ou oferta…

  •  Economize 20% no pedido se comprar hoje;
  •  Faça o download do voucher e economize R$300,00 no primeiro ano; 
  •  Inscreva-se hoje: o primeiro mês é gratuito;

 ou com um senso de urgência…

  •  Somente hoje, frete grátis!;
  •  Inscreva-se já antes que a oferta acabe!; 
  •  Apenas 15 peças promocionais restantes: Compre hoje!;

Um conselho: nem todas as chamadas para a ação são igualmente eficientes. 

Tudo dependerá de qual etapa da jornada de compra a campanha é dedicada. 

Você pode usar uma chamada como “inscreva-se” ou “baixe o cupom” para interceptar um visitante que acaba de embarcar na viagem rumo à compra. Consequentemente, somente em um visitante já no meio do caminho, a chamada para a compra pode ser eficaz.

03 – Desperte emoções

Alavanque o FOMO (Fear or Missing Out)

Use a alavanca psicológica da aversão às perdas para provocar um receio nos visitantes de perderem sua oferta. Isso a tornará irresistível.

Você pode usar essa técnica quando tiver promoções ou ofertas exclusivas a oferecer: ao inserir o efeito FOMO em seus anúncios, o visitante terá medo de perder sua oferta!

Cumpra suas promessas

Esta sugestão não se aplica apenas a campanhas no Google Ads, mas a qualquer campanha de marketing que se possa criar.

É absolutamente necessário manter as promessas feitas no texto do anúncio: se a chamada para a venda indicar “frete grátis para todos os pedidos”, o visitante não poderá acessar seu e-commerce e descobrir que o frete grátis possui um determinado limite de gastos.

É uma das principais práticas recomendadas de marketing digital: consistência da mensagem entre o anúncio e a página de destino.

Mostre sua credibilidade

As pessoas mantêm um ceticismo básico quando se veem diante de uma oferta de uma empresa que não conhecem: por esse motivo, é essencial começar a mostrar sua credibilidade diretamente em seus anúncios de venda.

Opiniões de clientes, prêmios conquistados, garantias: cada elemento é útil para começar a construir uma relação de confiança!

04 – Foque nos benefícios que o Google Ads pode gerar

google ads

Analise a concorrência

” Conheça o seu inimigo”, escreveu Sun Tzu em “A arte da guerra”. Você não precisa ser tão combativo (ou talvez sim :)), mas conhecer os anúncios e as páginas de destino dos seus concorrentes de cor permitirá que você surja e supere a concorrência.

Use um elemento diferenciador

Diferencie-se da concorrência, mostrando por que sua oferta é verdadeiramente única. Responda à seguinte pergunta: por que um visitante deve escolher o seu negócio e não o do seus concorrentes?

Destaque o valor da sua oferta

Não pense apenas na mensagem que seus concorrentes estão usando: use a cópia do anúncio para destacar o grande valor agregado que sua oferta trará para a vida das pessoas.

05 – Atente-se à gramática e às características do discurso empregado;

Seja breve e específico

Lembre-se de que você tem apenas 60 caracteres disponíveis para o título (30 + 30) e 80 para a descrição. Um limite que não deve ser subestimado, mas que obriga / ajuda a escrever apenas mensagens sintéticas e específicas, indo diretamente ao ponto da sua oferta.

Use letras maiúsculas no início da palavra

É contra a política do Google Ads escrever palavras completamente em maiúsculas nos anúncios, mas colocar em maiúscula a letra inicial das palavras pode levar a um aumento no número de cliques. 

Digite a palavra-chave no caminho

Ao inserir a palavra-chave que acionou o anúncio também no link que aparecerá no Google (ou na URL de visualização), você reforçará ainda mais a certeza do visitante de que a página de destino será relevante com a intenção de pesquisa do mesmo.

Use pontuação

Nem deveria ser necessário dizer isso, não é mesmo? Mas você deve imaginar como as vírgulas são as primeiras vítimas de um texto escrito na presença de espaço limitado…

Inclua perguntas

Inserir uma pergunta no seu anúncio de venda permitirá que você “se aproxime” de seu visitante, fazendo-o entender que está do lado dele e que já sabe qual é o problema que ele precisa resolver.

Existem muitos elementos que podem fazer a diferença entre uma campanha bem-sucedida e um fiasco colossal. O anúncio de venda certamente está entre eles, embora a maioria dos anunciantes ainda subestime a importância de se fazer um bom anúncio no Google Ads com as dicas acima.

Essas foram apenas algumas dicas para escrever anúncios eficazes do Google Ads, se você quiser saber mais, entre em contato com especialistas como nós da Agência. Será um prazer atender você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *