Em termos de concorrentes do WordPress, eles não são muito maiores do que o Wix. O Wix fez seu nome oferecendo sites gratuitos que não requerem absolutamente nenhuma experiência para serem criados. A equipe Wix aumentou muito sua participação no mercado nos últimos anos. O WordPress, no entanto, ainda é o gorila de 800 libras na sala. Por causa de sua abordagem de código aberto, ele controla bem mais de 1/3 da Internet. Os lançamentos recentes do WordPress tornaram a plataforma muito mais amigável para novos usuários, então vamos enfrentá-lo cara a cara com o WordPress vs Wix para ver qual é a verdadeira plataforma de construção de sites sem complicações.

1. WordPress vs Wix: para quem são?

O Wix se autodenomina como “a plataforma que lhe dá a liberdade de criar, projetar, gerenciar e desenvolver sua presença na web exatamente da maneira que você deseja”. É uma plataforma de site totalmente hospedada. Você usa o construtor de páginas para criar um site com aparência profissional a partir de modelos pré-concebidos. Isso significa, em primeiro lugar, que desenvolvedores de sites experientes não vão aproveitar muito o Wix porque não têm acesso ao funcionamento interno. Mas pessoas sem essa experiência migram para o Wix. Eles são atraídos por sua simplicidade e capacidade de lançar rapidamente um site de boa aparência.

O WordPress, por outro lado, é comercializado abertamente para “todos”. Que é uma demografia bastante ampla. Mas, por ser líder do setor em participação de mercado, a estratégia funciona para eles. O WordPress começou como uma plataforma de blog que evoluiu para um sistema completo de gerenciamento de conteúdo (CMS). Por causa disso, usuários de qualquer nível de habilidade podem começar com o WordPress. Eles escolhem um tema e podem começar com o site em um piscar de olhos. Novos usuários acharão o editor de blocos de Gutenberg intuitivo para design de página e postagem. Desenvolvedores experientes podem se aprofundar na criação de seus próprios recursos e designs criando a codificação de seus próprios temas e plug-ins personalizados.

Ambas as plataformas de site são incrivelmente fáceis para novos usuários entrarem. E cada um tem suas peculiaridades e curvas de aprendizado exclusivas.

2. WordPress vs Wix: facilidade de uso

Os usuários não querem muitos obstáculos em seu caminho para criar um site e exibir seu conteúdo para as pessoas. Você pode estar configurando seu primeiro site. Ou seu milésimo. De qualquer forma, analise como é fácil começar com um site no WordPress vs Wix.

WordPress

O WordPress começou como uma plataforma de blog, então não é nenhuma surpresa que na base de todos os seus recursos estão Postagens e Páginas . Por isso, seus recursos são simples e fáceis de entender. A maioria dos principais plug-ins e recursos (incluindo o onipresente WooCommerce ) usa o recurso Tipos de postagem personalizados para estender os recursos da plataforma. Contanto que o usuário tenha uma compreensão fundamental do fluxo de trabalho básico de publicação, ele só precisa aprender os detalhes.

dashboard after 8 years

Infelizmente, o painel e a IU não evoluíram tão bem quanto outras partes da plataforma (como o editor de blocos de Gutenberg que substituiu o editor WYSIWYG no WP 5.0). A barra lateral esquerda pode ser confusa e pouco intuitiva para novos usuários. E à medida que você adiciona novos plug-ins e instala novos temas, pode – e em muitos casos ficará – ficar confuso e difícil de navegar. Este cortador é inevitável.

Quando seu painel ficar tão confuso quanto o anterior (que é de um site iniciado em 2013), você definitivamente terá aprendido a navegar nele e a usar os recursos. No entanto, isso não muda o fato de a experiência do usuário ser menos que estelar.

A principal curva de aprendizado do WordPress é encontrar a combinação certa de temas e plug-ins. Talvez você precise investir algum tempo e pesquisa para configurar exatamente o site que deseja. O WordPress possui um ecossistema de milhares de temas e plug-ins. Pode ser difícil escolher apenas os corretos. No entanto, com um pouco de pesquisa, você pode definitivamente criar qualquer site que desejar com o WordPress.

repositório de temas wordpress

E se você não quiser perder tempo nisso e precisar de um site rapidamente, os temas padrão e os recursos principais têm uma boa aparência e funcionam imediatamente após a instalação.

Wix

Começar com o Wix é um pouco mais simples do que com o WordPress. Você se inscreve em uma conta como em qualquer outro lugar. Quando você faz login, um botão Criar novo site o saúda no centro da página.

wix start

A partir daí, você decide como deseja criar o site. Você pode editar do zero usando o construtor de páginas arrastar e soltar. Ou você e responda a uma série de perguntas sobre que tipo de site deseja ter. Você pode escolher comércio eletrônico, blog ou portfólio. Seja qual for a sua escolha, você terá uma escolha de recursos para incluir fóruns, formulários de contato e opt-ins por e-mail. E, finalmente, você escolhe entre 6 temas de cores / fontes diferentes e adiciona as páginas que deseja no site (como blog ou sobre mim ou políticas, etc.).

wix

Depois de escolher esses elementos, o Wix carrega seu painel. Todo o processo é simples e direto. Quando estiver pronto, você terá um site pronto para publicar (além de não ter seu próprio conteúdo, é claro).

O painel do Wix é um pesadelo

No entanto, é aí que a simplicidade e facilidade de uso param. De lá, o Wix leva você ao seu painel, que é tão desordenado (se não mais) quanto o do WordPress. Mas este contém tantos upsells que navegar para recursos reais que você pode usar versus recursos bloqueados atrás de um acesso pago é como correr uma pista de obstáculos.

painel wix

Quase todos os cliques em seus painéis trazem algum tipo de upsell. Até mesmo colocar seu site no ar traz um modal de preenchimento de tela que faz parecer que a maneira de proceder é assinar. Além disso, mensagens como “Obtenha seu site no Google” e “Seja encontrado no Google” são enganosas para os usuários. Novos proprietários de sites podem não entender como os rastreadores de pesquisa funcionam e o site será indexado de qualquer maneira. Tudo o que esse recurso faz é conectar o site ao Google Search Console . O que é reconhecidamente importante para o sucesso a longo prazo, seja o seu site Wix ou WordPress. Mencionamos tudo isso nesta seção porque é certamente um problema de facilidade de uso. Os constantes upsells são terrivelmente perturbadores. Eles atrapalham o design e o lançamento de um site, que é o foco principal do marketing do Wix.

3. WordPress vs Wix: Construtores de páginas

Na última década, os criadores de páginas trouxeram aos não designers a capacidade de criar sites com aparência profissional por meio de modelos, interfaces de arrastar e soltar e elementos modulares. Tanto o Wix quanto o WordPress oferecem esses recursos e, de muitas maneiras, são a principal forma de as plataformas atrairem novos proprietários de sites. Damos uma olhada nos construtores disponíveis em ambas as plataformas para que você saiba no que está se metendo.

Construtores de páginas WordPress

Em termos de facilidade de uso, no entanto, o editor de blocos Gutenberg do WordPress brilha como uma maneira intuitiva de escrever e editar postagens, bem como páginas de design (embora os plug-ins e temas do construtor de páginas como Divi ofereçam opções muito mais avançadas precisar deles). Você adiciona blocos, usa controles e opções embutidos para colocá-los e depois publica. Você não precisa nem mesmo ajustar o CSS para criar conteúdo com ele.

editor de bloco wordpress

Se você quiser uma abordagem mais poderosa, a maioria dos principais temas do WordPress vem com um construtor de páginas embutido ou suporte integrado para construtores de terceiros como o Divi. Você pode escolher qual construtor funciona melhor para você e ter exatamente a experiência que deseja. No entanto, a desvantagem disso é que o único integrado ao WordPress é o Gutenberg. E você tem que pesquisar desenvolvedores de terceiros para obter os mais avançados.

Construtor Wix

O que deveria ser o coração do site personalizável do Wix é, honestamente, um pesadelo tanto quanto o painel de controle. A estética e o design geral dos construtores são muito bons. Sim, isso é construtor s . O construtor passo a passo que você usou para configurar o site é chamado de Wix ADI. O Wix também dá acesso a um construtor de arrastar e soltar.

Nenhum dos dois funciona muito bem. Pelo menos em comparação com o editor Gutenberg WordPress ou outros populares construtores de páginas WordPress.

editor wix

Em nossa experiência na construção de sites Wix, o construtor ADI era lento e não respondia bem aos nossos comandos. A troca entre os elementos era lenta e a visualização de diferentes layouts / temas para qualquer um deles levava de 2 a 6 segundos para carregar.

As opções que você obtém para cada elemento são boas, no entanto, e estão alinhadas com as opções de personalização que o editor de Gutenberg oferece.

O editor de arrastar e soltar é uma experiência muito mais agradável do que o construtor ADI, dando a você mais controle sobre cada elemento do que o ADI. Em termos de construção de um site, é uma ferramenta muito melhor. O melhor recurso do editor de arrastar e soltar é literalmente o recurso de arrastar e soltar. Você pode clicar em qualquer elemento, arrastá-lo para qualquer lugar e ele permanecerá lá. Sem CSS para lidar, sem problemas em mover outros elementos para fora do caminho. Basta arrastar e soltar. É muito bom.

Você pode alternar entre elementos e páginas, e eles carregam muito mais rápido do que o editor ADI. Mas ainda está atrasado em todos os navegadores que experimentamos.

editor wordpress vs wix

Alternar entre os dois editores não é a melhor ideia, no entanto, já que as alterações foram revertidas mesmo depois de salvá-las em um. Portanto, seja qual for a sua decisão de editar uma página, mantenha-a até que esteja concluído.

Além disso, não espere ter mais de uma guia Wix aberta ao mesmo tempo. Se você está no painel e é um editor ou está editando duas páginas, o Wix não lida bem com isso. Inúmeras vezes, esse modal apareceu, obrigando-nos a recarregar o site e perdendo todos os avanços que havíamos feito na customização da página.

wix não gosta de trabalhar em duas guias

No geral, o construtor Wix sozinho é suficiente para deter qualquer pessoa que queira uma experiência tranquila. O aplicativo tem muita bagagem e muitos problemas de UX para realmente ser um candidato a construir um site sólido que você pode usar para qualquer coisa, exceto um anúncio rápido ou espaço reservado.

4. WordPress vs Wix: Personalização

É fácil passar incontáveis ​​horas ajustando fontes, ajustando plug-ins, escolhendo cores e editando modelos. Certificar-se de que seu site é perfeito para seus usuários é uma grande parte do significado de ser proprietário de um site. Então, vamos dar uma olhada no que o WordPress vs Wix oferece a você em termos de personalização e ser capaz de dar aos seus usuários a experiência que eles merecem.

Personalização WordPress

Outras opções de personalização do WordPress fora dos criadores de páginas e editores vêm embutidas na plataforma. Você pode adicionar CSS personalizado ao site por meio do Theme Customizer, até mesmo pesquisar os arquivos PHP para o seu tema diretamente no painel traseiro (embora não seja recomendável fazer isso).

Parte do que torna o WordPress atraente é a capacidade de personalizar e ajustar todos os aspectos do seu site. Você pode adicionar plug-ins para novos recursos, ajustar temas, mergulhar no código do seu site e ajustar o que quiser.

customização wordpress vs wix

A maior parte da personalização no WordPress, porém, vem da escolha de temas e plug-ins em relação ao Wix, onde a personalização é centrada no construtor. O WordPress.org tem repositórios para temas e plug – ins , onde você pode escolher entre milhares de opções para obter a base certa para o seu site. A maioria dos desenvolvedores de tema adiciona muitas opções de personalização aos seus temas, dando a você controle sobre os elementos que o tema adiciona. E você pode adicionar widgets personalizados e tipos de postagem, scripts e utilitários ao seu site instalando vários plug-ins.

plugins wordpress vs wix

Se ele fizer parte do seu site, front-end, back-end ou servidor, você pode personalizá-lo com o WordPress.

Personalização Wix

Em termos de customização, as opções que você obtém nos construtores são o que você obtém com o Wix. Você pode ajustar os elementos e mantê-los dentro dos designs que sempre farão com que seu site pareça organizado e projetado profissionalmente. Quanto ao conteúdo, você pode adicionar o que quiser. Vídeos, fotos, blogs, o que for.

Você pode personalizar layouts e vários elementos para suas lojas de comércio eletrônico e blogs. Em geral, as opções de personalização dentro do Wix são comparáveis ​​a outros construtores hospedados como o Squarespace . A intenção não é dar rédea solta a você, como no WordPress. É para lhe apresentar uma série de opções que funcionam bem juntas e fazem um site final esteticamente agradável.

O que é bom porque se você quiser adicionar algo mais ao site por meio de um código personalizado (como CSS), terá que atualizar sua assinatura.

código personalizado wordpress vs wix

Nem mesmo ser capaz de customizar CSS é um grande defeito para um site. Esta é apenas uma limitação das contas gratuitas, no entanto, e bastante normal. Até mesmo o WordPress.com gratuito ( que também é uma plataforma gratuita para premium como o Wix) impede que usuários gratuitos ajustem CSS para seus temas.

5. WordPress vs Wix: comércio eletrônico

Ganhar dinheiro com a venda de algo na internet é o sonho de muitas pessoas. Você pode querer vender cursos ou e-books. Ou você pode querer ter um espaço online para sua loja pessoal . Seja qual for a sua intenção, o WordPress e o Wix têm opções rápidas e fáceis para configurar lojas.

WordPress Ecommerce

O WordPress tecnicamente não tem comércio eletrônico integrado. WooCommerce é um plug-in separado que você precisa instalar, mas é de propriedade e desenvolvido pela mesma empresa do WordPress, portanto, pode muito bem ser uma plataforma de comércio eletrônico padrão.

painel woocommerce

Ao fazer login no WooCommerce, você tem um painel que inclui relatórios de pagamento completos, bem como uma série de menus ao lado com outros recursos padrão. Você obtém detalhes do cliente, pode criar cupons, executar relatórios, enviar e-mails aos clientes, verificar o status dos pedidos e assim por diante.

Por padrão, o WooCommerce habilita o PayPal como método de pagamento. Porque o PayPal é um dos processadores de pagamento mais fáceis disponíveis. Mesmo assim, o PayPal não está disponível em muitos países, então você vai querer mais do que isso. O WooCommerce também oferece a opção de pagamentos Stripe, bem como um novo recurso chamado Pagamentos WooCommerce que a própria empresa administra.

pagamentos wordpress vs wix woocommerce

A IU do WooCommerce não é necessariamente a melhor. Pode ser complicado adicionar produtos à loja. Pelo menos inicialmente. Colocar itens individuais à venda não é grande coisa, mas usar variantes de produtos e gerenciar um grande estoque não é o recurso mais intuitivo do software.

Além disso, embora existam muitas extensões WooCommerce gratuitas maravilhosas, para adicionar funcionalidade, você precisará obter plug-ins adicionais. Muitos deles são compras premium (ou plug-ins freemium). Empresas como a Yith lançaram alguns dos melhores add-ons para o WooCommerce que você pode obter, e eles atingiram os dois níveis de preço.

Provavelmente, o maior problema com o WooCommerce é que a loja em si não é muito personalizável. Você pode ajustar o layout um pouco, mas em geral, a maioria das lojas e produtos WooCommerce parecem assustadoramente semelhantes.

página do produto woocommerce

Você pode usar plug-ins e temas para personalizar totalmente a aparência dos produtos e da loja, mas isso não é o padrão.

Wix Ecommerce

Em primeiro lugar, queremos ressaltar novamente que o Wix é tudo sobre upsells. A plataforma tem uma loja de comércio eletrônico embutida no construtor para que você possa entrar e adicionar produtos como qualquer outra página. No entanto, se você é um usuário gratuito (para quem o Wix anuncia principalmente), você não pode aceitar pagamentos online de forma alguma. Portanto, você é forçado a atualizar para um plano premium de qualquer maneira.

upselling wordpress vs wix para comércio eletrônico

Isso não impede o Wix de permitir que os usuários configurem seus métodos de pagamento antecipadamente. Você pode acessar a tela Aceitar pagamentos no painel em Configurações. E não há nenhuma mensagem nessa página para indicar que você precisa atualizar antes de poder realmente usá-los para aceitar pagamentos. Esse comportamento é bastante obscuro.

wordpress vs wix adicionar pagamentos

Adicionar produtos e usar o construtor real é indolor. Os mesmos problemas se aplicam a este e ao construtor ADI que mencionamos acima. Pode ser lento e lento para responder, mas em comparação com WooCommerce, a IU é muito mais fácil de usar. E mais agradável de se olhar.

loja wix

Todas as opções e informações de que você precisa em um único lugar, até mesmo criando códigos de cupons ou enviando e-mails para clientes. Essa consolidação é muito mais útil do que a maneira do WordPress de espalhar as coisas por várias telas.

página da loja wordpress vs wix

A loja está quase no mesmo nível que a do WordPress. Você obtém mais opções de personalização com o Wix, mas elas são bem superficiais. Você pode ajustar as margens e o layout e como o texto aparece e classificação, etc., mas sua loja provavelmente será uma grade padrão. Dito isso, provavelmente será com WordPress e WooCommerce também.

Empacotando

No geral, sentimos que o WordPress é a plataforma mais forte em praticamente todos os aspectos. O Wix tem seus bons recursos, já que a IU é muito boa em alguns lugares e o editor de arrastar e soltar é muito legal. Mas dizer que não estamos impressionados com a plataforma Wix seria um eufemismo. Certamente é um serviço aceitável. Especialmente se você estiver disposto a atualizar sua conta em alguns níveis.

O upselling hardcore e as mensagens propositadamente ambíguas indicam que o Wix tem como alvo os usuários que precisam de um site rápido e gratuito, mas não oferece um site gratuito que seja realmente funcional. O Wix pode se anunciar como um host de site gratuito, mas para realmente usar um site que você construiu lá, você precisa pagar uma quantia considerável.

Com o WordPress, você precisa lidar com muito mais recursos de back-end. Como hospedagem e instalação e manutenção de tema / plugin. Mas o poder e a falta de restrições que a plataforma oferece vale a pena aprender como fazer isso. Recurso por recurso, o WordPress oferece uma experiência mais suave e estável do que a plataforma Wix.

O WordPress tem uma curva de aprendizado ligeiramente mais íngreme para começar. Mas se você pretende manter o site ativo por mais de um mês ou dois, o WordPress supera o Wix em um confronto direto em todos os sentidos.

Quais têm sido suas experiências com WordPress versus Wix?