Saiba como contar histórias envolventes e estratégicas para estabelecer conexões emocionais e duradouras entre marca e público
O storytelling é um termo em inglês: “story” significa “histórias” e “telling”, “contar”. Assim, resume-se na arte de contar histórias, neste caso com estratégia e habilidade para criar conexões emocionais entre o público e a marca, transmitindo as mensagens de forma clara, eficaz e inesquecível. Mais do que uma simples narrativa, são usadas técnicas inspiradas em roteiristas e escritores com a intenção de cativar a atenção e envolver pessoas.
Quando bem pensado, o storytelling consegue aumentar a lealdade e a interação dos clientes. Nesse sentido, é indispensável seguir os princípios básicos para contar uma boa história, sendo eles: clareza, credibilidade, engajamento e impacto.
- Clareza: é essencial para compreender a narrativa. Se a história for confusa ou mal explicada, o público se sentirá perdido e frustrado, abandonando a experiência.
- Credibilidade: trata-se da base para acreditar na história. Deve ser condizente com a realidade, evitando elementos falsos ou fantasiosos que quebram a imersão.
- Engajamento: é o elemento que prende a atenção do público e faz querer continuar acompanhando a história. Uma narrativa envolvente desperta emoções, cria suspense e utiliza recursos que prendem as pessoas do início ao fim.
- Impacto: é a capacidade de deixar uma marca no público. Uma história surpreendente provoca reflexões, debates e permanece na mente das pessoas mesmo após a conclusão da narrativa.
Além desses princípios, existem alguns outros elementos fundamentais para as histórias bem elaboradas: personagens, conflito, clímax e resolução. Os personagens são os protagonistas, devem apresentar características marcantes, motivações, objetivos e autenticidade. Por sua vez, o conflito é o motor da história, impulsiona a narrativa com incertezas e tensão, e divide-se em duas modalidades:
- Interno, ou seja, conflitos do próprio personagem, como uma luta contra seus medos e valores, por exemplo.
- Externo, uma narrativa entre o personagem e forças externas, como um vilão ou obstáculos.
O clímax é o ponto alto da história. O momento de maior tensão, em que o conflito atinge seu ápice e prepara os caminhos para a solução do conflito. Por fim, a resolução é responsável por evidenciar as consequências do conflito e a nova realidade dos personagens, com um final claro e definitivo para a história, ou aberto, para o público imaginar diferentes possibilidades sobre o futuro dos personagens.
Em geral, é uma maneira inteligente de destacar-se da concorrência. Os produtos e serviços podem ser semelhantes, mas a história da marca é única. Recomenda-se compartilhar histórias de clientes com experiências positivas, por meio de depoimentos, fotos ou vídeos, pois essas informações podem criar uma conexão emocional e auxiliar o público na aproximação com a empresa.
Outra sugestão é tecer histórias para os próprios produtos, listando os atributos e as características. Além disso, há múltiplas aplicações, como, por exemplo: anúncios, campanhas de marketing, materiais de vendas, cases de sucesso, conteúdo interativo e redes sociais, que podem ser produzidos por um profissional formado na faculdade de publicidade, com cursos ou especialização em storytelling.
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