Sites responsivos: por que e como fazer um site responsivo de qualidade

Atualmente, cerca de 68% dos usuários de internet possui acesso via celular. Isso quer dizer que embora muito utilizados, os desktops e notebooks não são mais os únicos meios de ter acesso à internet. Sendo assim, para quem tem um site ou pensa em criá-lo, principalmente com o intuito de trabalhar com marketing digital, é de extrema importância que o site se adeque às telinhas dos celulares. Nesse artigo, trouxemos pra você 3 dicas de como melhorar seu site para que ele seja acessível em dispositivos móveis. Confira!

Por que adicionar a responsividade ao seu site?

 

Para quem tem interesse em marketing digital, possuir um site responsivo é essencial. Isso porque as chances de um usuário fechar a página ao notar que ele não é responsivo é de cerca de 60%, o que certamente fará com que caiam seus números de visitas, o tempo do leitor no site e principalmente as conversões.

Tamanha fuga devido ao site não ser responsivo tem motivo: a experiência do usuário deve ser a maior preocupação do site, sempre. Dessa forma, criar um site com design bonito e esteticamente atrativo pode ser completamente inútil se não houver responsividade.

Além disso, ainda tem outro fator que conta pontos para os sites responsivos: o Google dá preferência a eles. Isso porque, para o Google, a experiência do usuário também é a prioridade. Já que grande parte da atenção está na internet via celular, nada mais óbvio do que oferecer aos usuários opções de sites que estão preparados para serem visitados via celular.

Como criar um site responsivo?

Criar um site responsivo pode não ser uma tarefa tão simples. Embora atualmente existam diversos sites capazes de oferecer auxílio nessa tarefa, a melhor maneira de construir um site responsivo é a partir de uma agência de marketing digital. Isso porque ela poderá construir sites responsivos que auxiliam nas suas conversões, aplicando técnicas de programação unidas a técnicas do marketing digital. Além disso você poderá contar com profissionais experientes no ramo.

Caso a sua decisão seja por fazer o site sozinho, existem alguns pontos que são de extrema importância no momento de construir um site responsivo. Dentre eles, estão:

  • Velocidade de carregamento: Um dos pontos decisivos para a permanência do usuário em um site é o tempo de carregamento dele. É preciso estar muito atento a isso, pois a exigência dos usuários só aumenta e uma pequena demora pode criar altos índices de fuga do site.

 

  • Tamanho das imagens: Outro fator determinante é o tamanho das imagens. Isso porque elas podem atrapalhar a experiência do usuário tanto no que diz respeito à velocidade de carregamento da página quanto à possibilidade de ela simplesmente não ser aberta no celular por um problema de dimensões.

 

  • Legibilidade dos textos: Um detalhe que não pode nunca passar despercebido quando o assunto é site no celular é que as telas dos aparelhos são muito pequenas se comparadas às telas de um notebook, por exemplo. Isso quer dizer que criar textos longos e muito corridos pode não ser tão incômodo em telas maiores, mas, nos celulares, é um motivo para o usuário desistir da leitura. Dessa forma, é preciso estar atento à legibilidade dos textos, sempre otimizando os títulos, subtítulos, os bullets e os parágrafos como um todo.

Agora você já entende por que um site responsivo é tão importante. Então não deixe de tornar o seu portal responsivo, para receber ainda mais visitas e converter ainda mais vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *