Aplicar a metodologia SEO no site do seu negócio faz com que ele tenha mais acessos, visibilidade, relevância e até aumente as vendas! Quer saber como colocar isso em prática? Confira algumas dicas agora.
Por conta da popularização da internet a maneira das pessoas consumirem e empresas venderem teve uma grande transformação e atualmente consultar o Google, redes sociais e demais canais é normal antes de fechar algum negócio.
Hoje o Google é maior mecanismo de busca do mundo e tem cerca de 4 bilhões de pesquisas diárias e evidencia que as pessoas vão até lá o tempo todo a fim de buscar por informações das mais variadas, inclusive de compras.
Antigamente quando havia interesse por determinado produto ou serviço, as formas de adquirir informações sobre uma eventual compra resumiam-se em realizar contato com a loja ou vendedor e assistir o comercial, já hoje é diferente, basta uma pesquisa rápida no Google.
Pois é, tudo mudou! Mas esse é ponto de vista do consumidor, e quando o assunto é usar o Google para o crescimento do seu negócio?
Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa fazer!
O que é SEO e a importância de ser encontrado no Google
SEO significa Search Engine Optimization, algo como Otimização de Mecanismo de Busca, mas aqui vamos usar a sigla.
As práticas dentro da metodologia SEO são utilizadas em sites com o intuito de fazê-los conquistar as melhores posições em mecanismos de busca, sendo o Google o principal e mais usado por empresas e clientes.
Usualmente negócios on-line usam a metodologia SEO para que seus produtos ou serviços sejam encontrados com mais facilidade por potenciais compradores.
Além dos negócios on-line, outros empreendimentos também usam a metodologia SEO e têm resultados, contanto que elas tenham “público on-line”.
Exemplo: um consultório odontológico é especializado em procedimentos estéticos e além de seu site institucional também é dono de um blog com conteúdos educativos a fim de tirar dúvidas de seus potenciais pacientes.
Pois bem, suponha que o usuário tenha interesse em clareamento dentário e pesquise por “clareamento dental antes e depois” no Google.
Se esse consultório trabalhar o site de acordo com os possíveis termos de pesquisa, é provável que apareça nas primeiras posição dos resultados orgânicos e assim tenha mais pacientes.
Além do exemplo simples, algumas dicas recomendáveis para o SEO trazer resultados expressivos ao seu negócio são:
Escolha boas palavras-chave
As palavras-chave são termos de seu segmento que tenham ligação com as pesquisas realizadas por parte de seus potenciais clientes.
Portanto, as palavras-chave são fundamentais para a sua estratégia de SEO dar certo e aumentar as vendas do seu negócio.
Antes de selecioná-las faça uma pesquisa aprofundada sobre o seu público e também entreviste pessoas que já compram com você. Assim é possível criar a persona do seu negócio, fundamental para as estratégias serem assertivas.
Persona
Persona é o perfil semi fictício do cliente ideal de um negócio, onde toda estratégia digital é elaborada a partir dela.
Por ser semi fictício, os dados da persona envolvem informações reais sobre comportamento, hábitos, dados pessoais como idade, classe social, dados demógraficos, dores, desejos e por aí vai.
Obter essas informações é fundamental para que sua estratégia de SEO tenha resultado e seu negócio seja encontrado por potenciais compradores. Vale dizer também que: quanto mais detalhada for sua persona, melhor.
Exemplo de persona: João Mendes Meza, 39 anos, empresário, tem 3 filhos, casado, mora na região Norte de São Paulo, usa o Google para pesquisar sobre tratamentos odontológicos e procura por um aparelho invisível preço acessível pois é muito preocupado com a parte estética do sorriso.
Ofereça conteúdo à sua persona
Lembra das informações que o público procura a todo momento? Pois bem, é com a criação de conteúdo relevante que seu negócio irá entregá-las e ser encontrado.
Os conteúdos precisam ser gerados sobre as palavras-chave que você escolheu em seu planejamento, assim eles serão encontrados pela sua persona e vistos como “relevantes” pelos algoritmos do Google.
Retomando o exemplo do consultório odontológico, se uma pessoa foi à internet e buscou por “lente de contato dental”, o conteúdo precisa ser completo e tirar todas as suas dúvidas.
É importante oferecer conteúdos completos e perenes sobre as palavras-chave, somente assim seu público encontra o seu negócio e o site ganha notoriedade dentre as primeiras posições do Google.
Crie um site agradável
Hoje poucas pessoas usam a internet pelo computador e optam pelos smartphones e tablets.
Diante disso, se o objetivo do seu site é ser visto como relevante pelo Google, é preciso priorizar a experiência de todos os usuários, incluindo os citados acima!
Para isso, aplique o design responsivo no site/blog do seu negócio. Ele é importante para adequar as páginas dentro das dimensões dos celulares e tablets, para que essas pessoas tenham uma experiência agradável.
Algumas características de um site otimizado são
●Parágrafos curtos;
●Imagens compactadas;
●Poucos links e pop-ups;
●Imagens no meio de textos;
●Atributo ALT e legendas para imagens.
SEO é transformador para o seu negócio
A metodologia SEO é uma potencializadora de negócios com presença digital, afinal ela é responsável por um passo muito importante: conquistar visibilidade.
Sendo assim, SEO não é um recurso para aumentar as vendas do seu negócio diretamente, mas sim aumentar os acessos do site. A captação de clientes vai depender das “iscas” inseridas dentro da página.
Por fim, SEO é benéfico aos negócios pois no médio e longo prazo traz visibilidade, autoridade de marca, relevância, podendo também ser um artíficio para aumento das vendas.
Então, não perca tempo! Invista em uma estratégia digital com SEO e faça o seu negócio crescer no ambiente digital.
Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal
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