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Segmentação de público: você sabe o que é?

Antes de formular qualquer estratégia de marketing para uma empresa, a segmentação de público deve ser realizada para que os resultados sejam os esperados.

Isso porque, a ação deve estar de acordo com as características e necessidades do prospect. Caso contrário, não importa o quão criativas eles sejam, elas provavelmente serão ineficazes em captar e conquistar clientes.

Isso é muito importante para as empresas, e ainda mais para as empresas de paquimetria ultrassônica e biometria ultrassônica, pois a segmentação dá às marcas um público que elas devem focar em todas as ações de marketing.

É uma ferramenta de marketing essencial para que as empresas possam se envolver adequadamente com seu público-alvo.

Ao segmentar o mercado, a entidade poderá desenvolver campanhas mais personalizadas, agregar clientes e operar com mais eficiência.

Assim, uma empresa que vende papéis filme deve investir bem para que o departamento de marketing possa fazer algumas pesquisas para descobrir seu público-alvo, principalmente aqueles que estão mais interessados ​​no negócio.

Nela, os consumidores são separados com base no cumprimento de determinados critérios ou aspectos comuns.

Basicamente, segmentar grupos de potenciais compradores em espaços específicos para que possam ser pesquisados ​​e abordados de forma simples, fácil e personalizada.

Há uma necessidade crescente de segmentar e personalizar as abordagens de marketing e vendas. Isso porque a experiência tem mostrado que uma estratégia menos específica não rende bons resultados porque atinge todos os tipos de pessoas.

Com isso, torna-se ainda mais óbvio por que uma empresa que presta serviços de manutenção de climatizador pode segmentar bem ao executar suas campanhas de marketing.

Pensando nisso, este artigo visa destacar e detalhar alguns outros aspectos do assunto. Porém, se há algo que todos os empreendedores têm em comum é como obter sucesso na condução das atividades empresariais, como gerar lucros e, assim, aumentar a renda.

Claro que até as clínicas de saúde que realizam testes de Covid e Influenza têm esse objetivo, mas não esquecem de focar no paciente, pois sabem que os pacientes são os verdadeiros clientes desse tipo de empreendimento.

No entanto, para melhorar as métricas de rentabilidade e capitalizar o crescimento dos negócios, é necessário que marketing e vendas desenvolvam estratégias decisivas que aumentem as taxas de conversão de clientes.

Qual é o conceito de segmentação de público?

Segmentação de público ou audiência é o processo de dividir um mercado de clientes potenciais em grupos e segmentos com base em certas características e semelhanças.

O objetivo de suas ações de comunicação é capacitar os profissionais para a criação de mixes de marketing personalizados que atendam às expectativas do público.

Com isso, uma empresa especializada em decoração pode oferecer tetos de gesso rebaixado para os clientes que tenham mais probabilidade de comprar este produto. E com isso, aumentar significativamente suas vendas ofertando o que desejam comprar.

Isso se tornou um requisito essencial à medida que os consumidores se tornam mais informados, conectados e exigentes na hora de comprar.

Além disso, o que os consumidores esperam hoje é um atendimento personalizado, individualizado e diferenciado, onde são valorizados de acordo com suas preferências únicas.

Para os departamentos de marketing, entender como o público de uma determinada marca se comporta em seu ambiente e por meio de dados sociais é fundamental para construir estratégias.

Também, com base em relacionamento, engajamento, fidelização e contato, até mesmo um fornecedor de fechamentos de vidro pode esperar que tal ação tenha bons resultados para o seu negócio.

Afinal, por meio de campanhas personalizadas os profissionais de marketing segmentam bem o mercado e desenvolvem melhores estratégias de produtos e comunicação com base nos desejos do segmento, é provável que haja mais conversões.

Qual a importância de segmentar públicos?

Por meio da segmentação, as equipes de marketing e vendas não verão mais o público-alvo como grupos simplesmente hegemônicos.

Dessa forma, além de aprofundar o conhecimento do mercado, podem ser criadas metas e métricas mais realistas para mensurar esforços feitos pelas equipes.

Por exemplo, considerando a existência de uma clínica veterinária que realiza exame para cachorros e ajuda a identificar problemas relacionados à saúde dos animais antes de se tornar algo mais grave.

Embora possa ser simplista dizer que todo mundo necessita desse tipo de serviço, claro que haverá uma parcela do mercado que estará mais disposta a usufruir do que está sendo feito do que outra.

Ainda neste exemplo, até as próprias clínicas veterinárias podem ser segmentadas, pois um equipamentos como monitores multiparâmetro veterinário, podem ser ideal para uma clínica de porte maior, do que para uma clínica que atende apenas na região do bairro.

Isso ocorre na verdade, devido às necessidades e desejos individuais, sensibilidades a preços e muitos outros fatores podem levar a diferenças na forma como as pessoas escolhem usufruir ou adquirir determinado produto ou serviço.

Outro ponto muito importante é que a segmentação ajuda os profissionais de marketing a vender com mais eficiência em termos de tempo, dinheiro e alguns outros recursos, como acontece em outras áreas. Com isso, é possível ter um retorno positivos em aspectos como:

  • Público-alvo mais fiel e consistente;
  • Campanhas mais direcionadas;
  • Melhor aproveitamento de recursos;
  • Possibilita uma comunicação mais personalizada;
  • Aumento significativo e escalável nas vendas;
  • Mais engajamento e interação com os clientes.

Então, de maneira geral, pode-se dizer que o foco principal da segmentação é entender o máximo possível os clientes e utilizar esses dados para ampliar as estratégias de desenvolvimento de negócios.

Dito isso, se torna necessário apontar como realizar uma segmentação de público da maneira correta para que se obtenha mais resultados positivos e possa fazer com que a empresa se torne uma referência de mercado além de aumentar suas vendas.

Como realizar uma segmentação de público?

Quando um empreendedor abre um negócio, precisa ter em mente que a segmentação de público é uma tarefa extremamente crucial para que se obtenha sucesso no mercado em que o negócio está inserido.

E claro que como toda estratégia, isso não é feito de uma hora para outra. É necessário um planejamento inicial e que siga algumas etapas fundamentais para ajudar a definir os caminhos rumo ao sucesso do empreendimento. Essas etapas são:

Fazer uma pesquisa de mercado

O objetivo da realização desta pesquisa é reunir uma série de dados e informações para melhorar a compreensão do segmento de mercado em que o empreendedor deseja entrar.

Com isso, é possível ter uma noção mais aprofundada do que é necessário ser feito para que se obtenha sucesso nas próximas etapas.

Definir uma abordagem

A chave é fornecer uma solução que o público realmente precise, em vez de tentar vender um produto só porque o dono do empreendimento acha que é bom.

Concentrar-se em seus clientes e em como é possível ajudá-los com seus desafios diários é a melhor maneira de encontrar um mercado lucrativo para um comércio, seja ele físico ou eletrônico.

Avaliar a atuação dos concorrentes

Assim como uma análise de mercado e público, é preciso avaliar o que os concorrentes têm a oferecer quando se trata de vendas e outros parâmetros necessários para que uma empresa se destaque.

Por isso, é importante disponibilizar recursos e tempo para analisar o que os demais negócios que atuam no mesmo nicho estão fazendo, verificar o sucesso dessas ações e modificar para o modelo de negócios em que está atuando.

Dividir o público demograficamente

Essa divisão se refere a quaisquer dados que possam caracterizar seu público como dados demográficos, como idade, local de residência, renda mensal, gênero, nível de escolaridade, estado civil, ocupação e nacionalidade.

Algo a se notar a esse respeito é a amplitude da segmentação da população. Além disso, tenha em mente a falta de registros das compras dessas pessoas.

Então esse é apenas um ponto de partida para se entender quem é o público e quais são as características básicas dele.

Entendendo o comportamento do Consumidor

Armado com os dados demográficos, o próximo passo é investigar o comportamento do consumidor. Quando e onde compram, quanto gastam, de quais marcas gostam e onde buscam informações.

Este é um exercício mais aprofundado que muitas vezes exige que sejam feitas novas divisões no segmento da população.

E para entender o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias de marketing e vendas mais eficazes, é preciso realizar pesquisas e visitas de campo mais aprofundadas. É este o momento de perguntar ao público-alvo o que eles pensam, sentem e fazem.

Focar na experiência acima de tudo

Muito mais do que vender apenas produtos e serviços, é necessário que os clientes que tenham contato com a marca, possam usufruir de uma experiência memorável com o negócio em questão.

Esta experiência serve para guardar na memória e compartilhar com outras pessoas. Uma experiência de compra bem-sucedida significa que o consumidor encontra o que deseja a um preço razoável e é fácil de comprar e consequentemente, indica para outras pessoas.

Considerações finais

A segmentação de mercado é muito importante para qualquer setor empresarial, principalmente em momentos de crise e alta heterogeneidade, que exigirão campanhas de marketing cada vez mais precisas e com menos erros.

Também, a segmentação pode ajudar a gerar muitas vendas para a empresa, pois assim a taxa de conversão do departamento de marketing será maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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