Saiba como analisar um site e entender mais sobre performance!

Se você quer ter sucesso nas suas estratégias de marketing digital, o primeiro passo é justamente a criação de um site, independente qual seja o seu objetivo, ter a sua própria página na web vai centralizar todas as suas informações e fazer com que seja possível falar mais sobre seu negócio de maneira atrativa.

Mas é claro que um site não se limita apenas a sua criação, na verdade, essa é apenas uma pequena parcela de todas as preocupações que você deve ter, após criado, é necessário saber como analisar um site e mais do que isso, entender o desempenho da sua performance. 

Como saber que seu site está bom e está alcançando os resultados almejados? Assim como uma ação diferente, como a criação de uma caixa de pizza personalizada, é necessário entender se aquilo está dando certo e quais as mudanças que devem ser efetivadas durante toda a jornada. 

Pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas dicas para você saber como analisar um site e entender mais sobre a sua performance, bora conferir? Então vamos lá!

O que deve ser levado em consideração para analisar um site?

Como saber se o seu site está sendo relevante? Como entender melhor sobre a sua performance?  Bom, para entender melhor sobre isso primeiro vale ressaltar que existem algumas características que devem ser levadas em consideração para analisar um site. 

O primeiro ponto é que ele deve ser analisado tanto nos termos técnicos quanto também na sua aplicação perante o público, abaixo, separamos alguns pontos cruciais que você deve analisar que vão te ajudar a entender melhor sobre a sua performance e conseguir um panorama melhor sobre sua página, veja abaixo!

Velocidade do site

O primeiro item que você deve ficar de olho dentro do seu site para entender melhor sobre o seu desempenho é justamente a sua velocidade, esse é um tópico imprescindível para qualquer página assim como os Equipamentos de combate a incêndio dentro de uma empresa. 

Isso porque, de acordo com pesquisas do Google, 53% dos usuários decidem acessar um site se ele demora mais de 3 segundos para ser carregado, sendo assim, se o seu site demora mais do que isso para apresentar o conteúdo saiba que sofre um sério risco de perder um número considerável de visitantes. 

Sendo assim, é importante ficar de olho em tudo aquilo que pode causar essa lentidão na sua página, e acredite, os motivos não são poucos! Imagens muito grandes ou mal otimizadas, plugins e até mesmo o tema do design do seu site podem influenciar na sua velocidade. 

Dessa forma, é necessário manter uma análise constante, procure utilizar plataformas que medem a velocidade como o PageSpeed, o GTmetrix e o WebPageTest.

Segurança do site

O segundo ponto que deve ser analisado é a segurança do seu site, você possui o chamado certificado SSL? Caso ainda não tenha, é crucial que corra atrás de sua obtenção, já que é graças a ele que você consegue indicar aos usuários que sua página é totalmente segura. 

A segurança do site se tornou até mesmo fator decisivo no ranqueamento das páginas, desde 2018, esse é um ponto importante considerado pelo Google, o que significa que é necessário que seu site seja cada vez mais seguro e transmita isso para seus visitantes. 

Fique de olho em vírus e malwares, além de conexões particulares ou públicas mais seguras, busque fazer com que ele seja um ambiente seguro e consolidado para a navegação de qualquer um. 

SEO 

Search Engine Optimization, ou carinhosamente apelidado de SEO, é definitivamente um dos critérios mais importantes para qualquer site, ele nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias disponibilizadas pelo marketing digital que faz com que uma página seja otimizada e apareça no topo das plataformas de busca de forma totalmente orgânica. 

Dessa forma, o SEO é quem garante que seu site seja de fato, encontrado por outras pessoas ao realizarem uma pesquisa, se você fala sobre Bomba centrífuga e tiver o seu SEO em dia, as chances de ser encontrada são muito maiores. 

Então esse é definitivamente, um fator que deve ser analisado, são mais de 200 fatores que o Google leva em consideração para rankear um site, então quanto mais conhecer sobre o SEO e esses fatores, maior a probabilidade de otimizar sua página e se manter sempre constante no topo das plataformas de busca. 

Entre os principais, podemos destacar as palavras-chave, os backlinks, meta-description, meta tag e meta title, as imagens e por aí vai. 

Responsividade

Cerca de 67% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular, sendo que em território nacional existem mais smartphones do que habitantes, dessa forma, os sites precisam se adaptar a essa realidade e fazer com que suas páginas sejam totalmente responsivas. 

De acordo com o Google, existe uma chance de 61% do usuário desistir do acesso ao site caso ele não consiga se adaptar àquele formato de tela que está sendo acessado, o que pode gerar um prejuízo enorme para o seu negócio. 

Então procure colocar a responsividade como um fator crucial a ser analisado, busque entrar no seu site pelo celular e outros dispositivos e confirme se ele tem uma boa resposta a esse estilo e se adapta bem aos diferentes formatos de telas. 

Conteúdo

Outro detalhe importante que deve ser analisado é justamente o conteúdo do site,mesmo que sua página seja um primor técnico em todos os fatores que listamos acima, um conteúdo desinteressante e pouco persuasivo pode afastar os usuários e fazer com que seu site fique sem receber visitas.

Dê uma olhada no seu título, nos seus conteúdos publicados, na sua escrita, no seu design, nas suas imagens e em cada detalhe que compõe a sua página, procure trazer não só uma experiência técnica excelente, mas também um conteúdo que agregue valor e que seja interessante para o seu público. 

Mas afinal, quais os fatores mais importantes para analisar um site e entender melhor sobre sua performance?

Para analisar um site é necessário estabelecer algumas regras e a primeira é a execução de uma auditoria frequente, procure levar em consideração todos os elementos citados acima e conclua uma análise periódica de todos os detalhes que foram listados. 

Seja criterioso e procure entender os pontos positivos e negativos de cada detalhe, é preciso ser transparente assim como um Display de acrílico, reconhecendo erros, corrigindo falhas e investindo em melhorias frequentes.

Todos os fatores que listamos são importantes e impactam diretamente na sua performance, tanto na sua melhora e bom desempenho quanto nos pontos negativos, fique de olho e faça todas as mudanças necessárias.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


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