ROI: entenda o que é e sua importância

Você já ouviu falar sobre o ROI? Independente da sua resposta, precisamos falar sobre a importância desse conceito para garantir não apenas o sucesso do seu negócio, mas também a segurança dele perante perdas ou prejuízos que podem surgir.

A única maneira de escolher corretamente os investimentos que devem ser feitos dentro de um negócio é entendendo bem quais são as estratégias certas que dão resultados e são capazes de fazer o negócio atingir suas metas.

Entretanto, com tantas táticas de aquisição e fidelização de clientes, torna-se difícil saber o que funciona melhor para a sua empresa. Mas a resposta é calcular o ROI com precisão, pois isso é uma grande vantagem no marketing digital.

Se uma fábrica de ventiladores industriais decide investir em uma nova campanha para atrair mais clientes, é preciso ter em mente quanto será gasto nessa empreitada e quanto se pretende lucrar com essa novidade.

Isso é extremamente importante, pois apenas o empreendedor sabe a importância de cada real que entra e sai da sua empresa e como ele pode fazer toda a diferença no fim do mês. 

Por esta razão, preparamos um artigo para te ajudar a entender ainda mais sobre o ROI e a sua importância para que a sua empresa consiga se planejar da maneira correta e segura para lançamentos e novidades.

Descubra o que é ROI e a sua importância

O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return Over Investment”, que em português significa “retorno sobre investimento”. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a sua empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento.

Desde uma empresa que trabalha com a venda de filtro de ar para jateamento até mesmo uma concessionária precisa estar atento ao que se é gasto e ganho com cada campanha da marca, e o ROI surge justamente para ajudar com isso.

Isso também inclui tudo o que foi realizado visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, novas coleções e mudanças no produto ou serviço, entre outros.

Por exemplo, se uma empresa que trabalha com locação de backdrop deseja fazer o lançamento de uma nova locação, é o ROI que irá mostrar se esse lançamento fez com a empresa ganhasse ou perdesse dinheiro e ainda mostra o valor exato desse resultado.

Dessa maneira, fica ainda mais claro não só quais investimentos valem mais a pena para a sua empresa, mas também como otimizar aqueles que já estão dando certo, com o objetivo de que tenham um desempenho cada vez melhor.

O marketing digital é um universo muito amplo, e oferece uma gama gigantesca de métodos e ferramentas para quem deseja fazer negócios na internet, mas tantas opções podem confundir muitas pessoas, até mesmo quem já conhece bem sobre o assunto.

Aqui, vale lembrar que as ações de marketing digital, apesar de serem bem eficazes, podem oferecer resultados diferentes dependendo do seu segmento de mercado, público-alvo, entre outras características do seu negócio.

Por exemplo, uma empresa que presta serviço de retifica de motores nem sempre conseguirá obter os mesmo resultados de uma agência de publicidade utilizando as mesmas estratégias, pois elas precisam ser personalizadas de acordo com cada público-alvo.

Por isso, acompanhar o retorno sobre investimento de cada estratégia da sua empresa é fundamental. Isso ajuda a responder algumas perguntas profundas sobre o seu negócio, como:

  • Quais são as fontes de lucro da empresa?
  • Quais são os canais de comunicação mais eficazes?
  • O desempenho das campanhas está como o esperado?
  • O processo de vendas tem sido eficiente?
  • O atendimento ao cliente está fidelizando ele?

Com isso, e ainda usando outras métricas e indicadores importantes, você conseguirá se aprofundar nos pontos que precisam de melhorias na sua empresa e garantir que seu ROI seja sempre positivo.

Aprenda a calcular o ROI da sua empresa

E engana-se quem pensa que no universo do marketing digital não existem cálculos. Por mais tenebrosos que eles possam parecer, são o melhor recurso para mostrar exatamente o resultado do que está gerando lucro ou perda na sua empresa.

Seja o seu negócio uma empresa que faça automação de chillers ou até mesmo uma escola infantil, os cálculos são necessários e fundamentais para que você tenha uma noção mais ampla sobre tudo o que envolve seus resultados.

Por isso é importante saber calcular o ROI da sua empresa, e é justamente isso que iremos aprender agora. Para calcular o ROI, existe uma fórmula que te ajudará a ter esse resultado de maneira mais rápida:

ROI = Receita – Custo / Custo x 100 (ou seja, a taxa do seu ROI nada mais é do que a sua receita subtraída pelo valor do custo da estratégia, esse resultado precisa ser dividido novamente pelo valor do custo e multiplicado por 100 para que você tenha o resultado)

Vamos a um exemplo, para ficar mais claro: uma empresa que trabalha com calibração de equipamentos de medição realizou uma sequência de serviços, nos quais foram investidos R$ 10 mil e houve um retorno de R$ 25 mil com essa campanha.

Sendo assim, o cálculo seria feito da seguinte maneira:

ROI = 25.000 – 10.000 / 10.000 x 100

ROI = 15.000 /10.000 x 100

ROI = 1.5 x 100

ROI = 150%

Neste caso, a empresa obteve um retorno de 150% do investimento, ou seja, a cada R$ 1,00 investido, você recebe de volta R$ 1,50, o que, no fim das contas, faz com que a empresa obtenha um lucro de R$ 15 mil. 

Esse é um simples exemplo para te mostrar como calcular o ROI da maneira correta e descobrir se as suas estratégias e campanhas estão trazendo lucro ou prejuízo para sua empresa.

Aqui, também vale a pena reforçar os conceitos de receita e de custos que precisam ser utilizados dentro do cálculo. Quando falamos de receita, nos referimos a todo o valor que entrou no caixa da empresa após o devido lançamento.

E custos nada mais são do que todo o valor que você precisou gastar para colocar essa campanha ou estratégia no ar, pois desde uma empresa de fornecedor de gradil até mesmo uma loja de roupas precisa desembolsar um bom valor para determinadas campanhas.

Vantagens do ROI

Também selecionamos uma lista com algumas das vantagens do ROI para o seu negócio, com o objetivo de te provar, de uma vez por todas, a importância desse simples cálculo para o sucesso do seu negócio. Confira:

Corte de gastos desnecessários

Analisar o retorno sobre o investimento e agir a partir dos dados coletados vai muito além de oferecer apenas mais segurança para a tomada de decisões importantes dentro da sua empresa.

O efeito prático dessa avaliação é o que mais importa no fim das contas, pois ele mostra quais são os investimentos que valem mais a pena manter, eles acabam se evidenciando, assim como as estratégias que devem ser abandonadas.

Evitando que negócios que prestam serviços como pintura industrial epóxi, por exemplo, lidem com gastos desnecessários na empresa e que podem gerar prejuízos a longo prazo.

Aumento dos lucros

Cortar gastos desnecessários já é um grande passo para o aumento da receita da sua empresa e, por sua vez, também dos lucros, que são essenciais para a sobrevivência e permanência de qualquer empresa no mercado.

Justamente por usar o dinheiro disponível da melhor maneira possível,  o resultado da sua empresa só pode ser um, o aumento dos lucros, que é o que qualquer empreendedor deseja quando resolve investir em uma novidade.

Afinal de contas, você terá mais recursos e tempo para se dedicar na criação das campanhas que estão funcionando e que serão produzidas em breve, a fim de otimizar as estratégias com o passar do tempo.

Resultados duradouros

Não adianta de nada ter um lançamento perfeito que rende milhões para a empresa, mas que, após um tempo, será esquecido e a marca acaba voltando para a estaca zero.

Pensando nisso, acompanhar o retorno sobre investimento é um processo que deve ser contínuo, nunca deixado de lado, afinal de contas, os números da sua empresa se atualizam diariamente e é preciso estar por dentro deles.

Como o objetivo final é obter mais lucro de maneira consistente, não importa quanto tempo passe, uma vez que o hábito de fazer esse cálculo se torna constante na sua empresa, você pode esperar por resultados maiores e duradouros.

Dessa forma, você consegue garantir que sua empresa obtenha não apenas mais lucro em dinheiro, mas também uma boa avaliação e satisfação tanto dos seus clientes quanto dos seus colaboradores e parceiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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