Segundo relatório da Sortlist, os brasileiros passam mais de 10 horas por dia na internet, dedicando, aproximadamente, 4 horas diárias às redes sociais, revelando o Brasil como o segundo país que mais passa tempo na web no mundo.
Desta forma, se você tem uma empresa, é fundamental estar presente nas mídias sociais para trazer mais consumidores.
Dependendo da extensão da marca, ter um site é fundamental, mas, antes de consultá-lo, o potencial cliente pode preferir visitar as redes sociais do seu negócio, conferir seguidores e comentários. Ainda que seu site seja seguro, o consumidor conhece a reputação de uma marca também pela sua presença nas redes.
Como a pandemia da Covid-19 fez com que as redes sociais ganhassem ainda mais importância
A empresa Kantar fez uma pesquisa e análise de dados, divulgando que, com a Covid-19 e o isolamento social, o uso de redes sociais aumentou 40%. Com o isolamento social, as pessoas passaram a consumir mais conteúdo digital e mesmo que a situação tenha melhorado, o hábito não foi extinto.
Além disso, em relação ao ano passado, o e-commerce teve um crescimento de 26,9%, acumulando faturamento de R$ 161 bilhões. Segundo a Neotrust, que ainda prevê que o segmento cresça 9% em relação a 2021, ou seja, a compra digital também se tornou um hábito.
Como ter um perfil nas redes sociais é importante para a sua marca?
Aproveitando que a internet permite que um conteúdo alcance um número muito maior de pessoas, e que cada vez mais elas estão nas redes sociais, as marcas devem se engajar e entrar no mundo virtual.
Seja para conseguir clientes, vender um produto ou serviço, mostrar presença nas redes é uma forma de construir reputação. Até porque quem vai comprar algo em um lugar que não oferece canal de comunicação fácil?
Só ter uma página nas redes sociais não garante sucesso, mais importante do que estar presente é construir um relacionamento com o público, respondendo comentários e trazendo conteúdos.
Assim, estar nestas mídias é mostrar que seu trabalho é sério, confiável, transparente. Não só isso, mas com as ferramentas de propaganda, é muito mais fácil chegar ao público que precisa exatamente do que você tem a oferecer.
Como configurar o Instagram para conta comercial
Permitindo que várias pessoas gerenciem a mesma conta e ainda oferecendo métricas de engajamento e alcance em sua versão comercial, o Instagram tem se tornado uma das redes mais importantes e completas, já que apresenta a seção Loja.
Conheça as dicas de como fazer uma conta comercial no Instagram:
- Crie uma conta, cadastrando dados e escolhendo senha e nome de usuário;
- Em seguida, abra a página do perfil e clique nas três barras que ficam no canto superior direito da tela, na mesma linha do nome de usuário;
- Clique em Configurações;
- Siga para a opção Conta e clique na última opção em azul: Mudar para conta profissional;
- Após ser introduzido à página profissional, selecione Continuar;
- Agora, escolha a categoria em que sua conta se enquadra, como Vestuário, Criador de conteúdo digital e empreendedor, além de outros;
- Depois disso, é só decidir se quer que essa categoria seja mostrada ou não no perfil;
- Por fim, basta escolher se você é criador de conteúdo ou uma empresa e está pronta a sua conta comercial no Instagram.
O usuário ainda pode escolher inserir informações de contato ou vincular a conta com o Facebook. Fácil, não? Veja também: Como mudar seu Twitter para uma conta profissional.
Dicas para marcar presença nas redes sociais
Agora que você já sabe sobre a importância das redes sociais e como configurar uma conta profissional, conheça dicas para se aproximar do público e trazer confiabilidade à sua marca.
- Conheça seu público-alvo e crie um conteúdo específico para ele – assim, sua marca consegue se conectar e se comunicar muito melhor com o público. Para isso, escolha qual é a linguagem a ser adotada para a comunicação e qual é o seu objetivo – informar, entreter, vender ou um pouco de tudo.
- Planeje o conteúdo: pode parecer um trabalho a mais, mas as redes sociais são, de fato, um lugar importante para conhecer a marca, seu posicionamento sobre questões sociais e sua conduta e postura com os clientes.
Assim, tire um dia para definir os posts da semana, qual é o melhor horário e dia para postagem e engajamento com os visitantes de seu perfil;
- Use recursos visuais atrativos e que entreguem a imagem que a empresa constrói. Se sua marca já tem um esquema de cores ou design marcante, vale usá-lo nas postagens, para que o público associe sua paleta de cores ainda mais à sua marca.
Dependendo do público, menos é mais, por isso, destaque na regra #1, conheça seu público e entregue o que ele precisa.
- Traga sempre conteúdo relevante e de qualidade. Várias páginas postam algum vídeo que se torna viral, mas quando você entra naquele perfil, vê receitas, vídeos de cães, futebol, tudo misturado e sem identidade nenhuma.
Não tem problema fazer isso para uma página de entretenimento, mas um perfil profissional deve trazer conteúdo relevante, desde o post à legenda e hashtags.
- Prepare-se para responder comentários, os positivos e negativos, com dúvidas ou até os aleatórios. Responder é se fazer presente e disposto a ajudar.
- Aprenda com as métricas, mas tenha paciência. Criar conteúdo na internet é ter que aprender todos os dias sobre novas regras. Assim, mesmo que você estude as métricas e poste no período ideal para seu público, é provável que o resultado desejado não seja imediato.
Isso não significa fracasso, e é comum ter que refazer ou mudar algumas coisas. A melhor estratégia é manter um ritmo de postagens, por isso, tenha calma e não desista, pois as redes sociais são a melhor forma de se conectar com o público.
Outro ponto importante para lembrar é que cada rede social tem suas particularidades, vender no Instagram é diferente de vender pelo WhatsApp. Por isso, pense em quais redes sociais fazem mais sentido para a sua empresa e aposte nelas.
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