Qual é a diferença entre publicidade, propaganda e marketing?

As empresas estão cada vez mais interessadas na jornada do cliente. Hoje, não adianta apenas vender um produto, é preciso divulgar bem as funcionalidades dele e também convencer o consumidor sobre a necessidade daquela compra, e isso não é tarefa fácil. 

É que os clientes estão mais exigentes, e as compras não são feitas apenas pelo simples fato de comprar. Eles observam a qualidade, a real necessidade daquilo e até o impacto que esse produto pode causar no mundo. É um novo tempo onde a jornada de compra está mais complexa. Por isso, para que sua empresa continue se destacando, vamos falar agora sobre a diferença entre publicidade, propaganda e marketing.

  1. Publicidade é uma arte de vender bem

No dicionário, a publicidade está definida como uma “arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público”. E na prática é exatamente isso, essa atividade profissional exige muita criatividade.

Na hora de vender um armário de aço 2 portas, por exemplo, a publicidade alia conhecimentos de comunicação e até de marketing, com o objetivo de fortalecer a imagem da marca, e comunicar a ideia do produto que está sendo vendido. É preciso conhecer bem o produto, entender os pontos positivos dele, como ele pode ajudar as pessoas e também o que diferencia esse produto em relação aos demais que também estão sendo vendidos.

  1. Propaganda é a arte da influência

Nas teorias, é comum encontrar sobre propaganda a seguinte definição: “é um modo específico e sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos e políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo”. E a ideia de propaganda está diretamente ligada ao impacto positivo que isso vai causar nas pessoas.

Ao trabalhar com estruturas metálicas, por exemplo, a propaganda é a atividade de comunicação responsável por produzir ações para mostrar a utilidade das estruturas, durabilidade e retornos que podem ser obtidos. 

  1. Marketing é usar a palavra certa na hora certa

A verdade é que além da palavra, o marketing pode fazer uso também de gestos, vídeos e imagens. Afinal, essa arte pode ser considerada como um conjunto de táticas para ajudar no crescimento seja de uma empresa, produto ou serviço. Desde as mais populares como escolas e hospitais até produtos específicos como agulhas e até imã de ferrite. O marketing abraça tudo. A ideia é sempre descobrir quem é o cliente, conhecer melhor esse público a partir de pesquisas e criar projetos para chamar a atenção dessas pessoas e convencê-las. 

  1. Inteligente mesmo é usar todas as estratégias

Tanto a publicidade, como a propaganda e também o marketing se completam na hora de vender. Ou seja: usar os três e integrar todas as ferramentas numa campanha é a alternativa mais eficiente para consolidar um produto. Cada um pode colaborar de uma forma específica nesse resultado final. Seja no comércio físico ou na internet, um bom plano de mídia é a saída para se destacar e vencer os concorrentes na preferência das pessoas.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.


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