Qual a diferença entre Target e persona?

Entender quem é o público-alvo de uma empresa é algo básico dentro de qualquer estratégia de marketing, afinal, independente se a sua mangueira de incêndio for a melhor opção do mercado, se você não anunciá-la para a pessoa certa, dificilmente você vai conseguir ter sucesso vendendo esse produto. 

Sendo assim, definir qual é o perfil do seu consumidor é um princípio básico para o sucesso em qualquer campanha ou estratégia de marketing, mas quem atua na área sabe que, não existe apenas uma forma de definir quem são essas pessoas, e existem termos extremamente semelhantes e que na teoria, indicam praticamente a mesma coisa. 

Por muito tempo, os profissionais de marketing eram habituados com a nomenclatura do Target, e nos dias de hoje, o conceito de persona começou a ser muito mais utilizado, mas o grande problema é que poucas pessoas sabem realmente qual a diferença entre esses dois termos. 

No texto de hoje, iremos falar o que significa o Target e a persona, e quais são as diferenças entre esses dois conceitos completamente diferentes, bora conferir mais sobre eles? Então vamos lá!

Qual o significado de Target?

Target ou também conhecido como público-alvo significa um grupo de consumidores que possuem algumas características em comum como um recorte demográfico, uma situação socioeconômica e atividades comportamentais, e que se interessam por seus produtos ou serviços. 

Ou seja, são pessoas que possuem alguns dados em comum e que provavelmente, precisam ou se interessam pela sua empresa de câmaras de refrigeração. Para definir um target, alguns elementos são levados em consideração, como: gênero, idade, localização, formação educacional, profissão, hábitos de consumo e por aí vai. 

Um bom exemplo de Target seria, por exemplo, homens, de 20 a 40 anos, residentes da cidade de Salvador, com pós-graduação, salário médio de 5 mil reais, que trabalham no ramo industrial e precisam de uma empresa para auxiliar com seus equipamentos. 

E persona, o que significa?

Já a persona consiste em um conceito muito mais amplo e profundo, ela se refere aos personagens que representam o seu público, e é como se fosse o consumidor ideal do seu negócio, possuindo todas as características, qualidades e comportamentos parecidos. 

A persona costuma ser mais detalhada permitindo ter uma ideia muito mais profunda sobre quem é o seu cliente e quais são suas reais necessidades. Criar essa persona é um trabalho muito mais profundo e minucioso do que vimos no Target, necessitando de uma série de elementos. 

Entre eles, temos: cargo, idade, setores de atuação, formação, posição na empresa. papel na compra, geografias, hábitos, hobbies, estilo de vida, tempo médio para decidir a compra, quem o influencia, que tecnologia usa, critérios de decisão, onde procura informação, que medidas consome, quais são suas frustrações, dificuldades que enfrenta no dia a dia, desafios, desejos, objetivos e sonhos. 

Então, qual a principal diferença entre target e persona?

Enquanto o target se restringe a algo mais simples, como um resumo que conecta as pessoas interessadas no seu produto ou serviço, a persona consiste em literalmente, a representação do perfil do consumidor ideal do seu negócio, com todos os seus detalhes e sua forma de atuação. 

Dessa forma, ela acaba sendo muito mais detalhada, possuindo mais dados e informações sobre o usuário, o que fornece um contato mais próximo, e faz com que o imaginário da sua empresa, consiga vislumbrar o personagem do seu consumidor mais assíduo. 

O target se limita a saber dados básicos, já a persona vai tão a fundo, que é capaz de descobrir os motivos pelo qual uma pessoa quer realizar o aluguel de máquina de solda com a sua empresa, e curar suas dores e encontrar respostas. 

Cada uma delas possui sua importância e podem funcionar bem em conjunto, o target é ideal para campanhas de captação de leads, segmentando anúncios e estratégias voltadas para esse tipo de público que precisa do seu produto. 

Já a persona atua melhor em estratégias mais avançadas de fundo de funil, onde é preciso usar a personalização mais assertiva para gerar uma conversão. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou sobre o texto de hoje? Deixe a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷