Quais são as plataformas de geração de leads?

A geração de leads é uma importante estratégia de Inbound Marketing, que engloba ações que atraem visitantes para o site institucional, a exemplo de conteúdos educativos que os transformam em potenciais clientes.

Várias ações envolvem esse processo, como a automação de marketing que ajuda a nutrir os leads para que futuramente se tornem clientes.

Quando uma empresa investe em marketing digital, ela tem como objetivo aumentar a demanda por seus produtos e serviços. Ela atrai oportunidades de negócios, usando diferentes canais digitais, e tudo isso começa no site institucional.

Um dos erros mais comuns nesse processo é investir apenas no formulário de contato, quando na verdade existem muitas outras formas de converter visitantes em leads e melhorar o relacionamento com os usuários.

A empresa pode até mesmo utilizar os conteúdos que já possui, variando seus formatos e com isso tendo a possibilidade de orientar seus clientes e potenciais clientes.

Ao longo do tempo, esse processo vai fazer parte do dia a dia dessas pessoas e conquistar a confiança delas e é assim que começa a geração de leads.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, entenda o que é a geração de leads, como gerar e quais as principais ferramentas para usar na estratégia.

O que é geração de leads?

Geração de leads é uma estratégia que pertence ao Inbound Marketing. Para que seja bem-sucedida, é fundamental investir em estratégias que atraiam tráfego para o site. Mas não é porque a plataforma está recebendo mais visitantes que ela terá sucesso.

A organização precisa trabalhar com materiais educativos que ofereçam valor para os visitantes, e só assim serão transformados em leads.

Um lead, para os departamentos de marketing e vendas, é uma oportunidade, ou seja, trata-se de alguém que forneceu suas informações de contato.

Por exemplo, alguém entrou no site de um fabricante de necessaire de plástico transparente personalizada, e em troca de um conteúdo de valor, forneceu informações como nome e e-mail.

Trata-se de um processo que agrada tanto a empresa quanto o usuário. Só que não basta apenas fazer com que o visitante preencha o formulário de contato. Depois que ele faz isso, é necessário manter contato com ele e enviar informações relevantes.

Por meio de ferramentas de automação de marketing, a companhia consegue gerir e nutrir seus leads de modo a transformá-los em clientes no futuro.

Como gerar leads

O processo de geração de leads requer algumas estratégias indispensáveis para que seja possível atrair visitantes e fazer com que eles se interessem pelos conteúdos. São elas:

Fazer uma oferta de valor

Gerar leads organicamente exige locais apropriados para a conversão, ou seja, onde os usuários vão disponibilizar seus contatos.

Os meios corretos são a landing page e os formulários, mas algumas empresas também costumam usar os pop-ups de saída.

Independentemente do meio, uma empresa de aluguel de maquina de xerox vai fazer com que o visitante se sinta atraído e disposto a compartilhar suas informações, oferecendo um atrativo real. Algumas opções são:

  • Acesso à pesquisas;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Planilhas para download;
  • E-books.

Outro recurso muito interessante são as pop-ups oferecendo brindes, cupons de descontos e outras estratégias que chamam a atenção das pessoas.

Entender o comportamento do usuário

A empresa precisa conhecer o perfil de seu cliente ideal, um passo muito importante para gerar leads para as equipes de vendas e marketing.

Existem algumas ferramentas que ajudam a acompanhar o modo como o público-alvo da organização se comporta, o que ajuda a gerar ainda mais leads.

Ao identificar abordagens decisivas para o convencimento ou para despertar o desejo de compra, a organização consegue entender melhor a maneira como seus clientes e potenciais clientes se comportam.

Dentre as ferramentas mais usadas estão as palavras-chave mais buscadas, páginas mais acessadas, conteúdos compartilhados nas redes sociais e ícones de CTA (call to action) mais clicados.

Um escritório de arquitetura especializado em closet planejado com banheiro pode usar as informações disponibilizadas pelos visitantes nos formulários, para gerar relatórios que serão usados pelas equipes de vendas e marketing.

Esse conteúdo vai direcionar melhor as campanhas, tornando-as mais assertivas e aumentando assim as chances de conversão.

Oferecer uma boa experiência ao cliente

As ferramentas digitais são imprescindíveis para gerar leads, e o site institucional deve ser visto como uma delas. Se ele estiver bem estruturado, vai atrair visitantes e despertar o interesse pelos conteúdos e pela marca.

Isso envolve conteúdos de valor, links patrocinados e a otimização de todas as páginas da plataforma. Com isso, o negócio vai encontrar pessoas interessadas naquilo que oferece.

Quando alguém procura alguma solução na internet, geralmente, é levado a acessar o site da empresa e é lá que esse usuário pode se cadastrar para pedir informações sobre os produtos e serviços.

Para uma creche meio periodo, leads orgânicos têm muito mais valor, sendo assim, é indispensável investir em estratégias orgânicas e nas ferramentas certas.

Campanhas e anúncios nas redes sociais

As redes sociais têm muito potencial para gerar leads, principalmente por meio das campanhas de anúncios, como no caso do Facebook Ads. Só que é muito importante fazer uma boa segmentação de perfil.

Em outras palavras, a organização precisa fazer uma lista das estratégias de marketing e pensar de que maneira pode gerar leads nas redes sociais.

Nutrir os leads

Os leads qualificados que chegam até a equipe de venda passam por um processo de nutrição, mais do que isso, ocorre um processo de gestão.

O objetivo da nutrição é amadurecer esses contatos para que eles se qualifiquem e finalmente estejam prontos para comprar.

Um dos recursos mais usados nesse processo é o disparo de e-mail marketing segmentado. Ao fazer isso, um fabricante de embalagem para hambúrguer isopor vai alimentar seus leads com informações sobre seus produtos.

É assim que eles vão entender de que maneira a marca pode resolver seus problemas, e só então começar a considerar suas soluções.

Não é possível gerar leads sem seguir esse processo, e se o negócio já possui publicações em seu blog e nas redes sociais ele poderá usá-los para gerar seus leads.

Gerar conhecimento para as pessoas é fundamental para que elas realmente estejam prontas para comprar, além de ajudar a aumentar o alcance do conteúdo.

Ferramentas importantes para gerar leads

Agora que você já sabe quais são as principais estratégias desse processo, precisa conhecer algumas das ferramentas que podem ser usadas. São elas:

WhoRank

Essa ferramenta oferece soluções que vão além da captação de potenciais clientes para a empresa. Por meio dela, uma lavanderia auto serviço consegue automatizar as interações com os visitantes que são convidados a assinar a newsletter rapidamente.

O módulo usado é conhecido como Lead Gen, que faz análises instantâneas das informações recolhidas nos registros, além de gerar relatórios personalizáveis e interface positiva para os usuários.

Sua principal solução é a otimização das páginas por meio de estratégias de SEO, como monitoramento de palavras-chave, rastreador de páginas, plugins de otimização, dentre outros.

Leadfeeder

Essa ferramenta serve para rastrear os visitantes e ajuda os negócios a gerar mais leads, por meio de relatórios e análises realizados em tempo real.

Entre as ferramentas usadas está a geração de potenciais clientes, qualificação de leads e respostas automáticas. Uma empresa de projeto de jardim tropical deve investir nesse recurso porque ele se baseia no Google Analytics.

É uma forma de monitorar a qualidade dos leads que visitam, usando para isso domínios ou localização do dispositivo. Quando alguém visita o site, a ferramenta envia uma mensagem para o gestor sobre o comportamento do usuário.

Isso é vantajoso porque a empresa pode seguir o lead no momento certo, além disso, é um recurso que oferece ótima integração com ferramentas mais tradicionais.

Ion Interactive

Essa ferramenta é muito completa e pode ser usada por diferentes tipos de negócios e para os mais variados formatos de conteúdos, inclusive os interativos.

Por meio dela, uma empresa de instalação de rastreador via satélite para moto consegue acompanhar o desempenho de suas campanhas, analisar formatos de conteúdos que mais convertem, dentre outras informações importantes.

Também é um recurso com ótima interação com outros sistemas e apresenta alto valor em sua usabilidade. Outra grande vantagem é o suporte oferecido e o usuário pode até mesmo participar de treinamentos para melhorar suas ações.

Considerações finais

Algo que todas as empresas buscam hoje em dia é gerar leads, pois esse processo acompanha as mudanças no comportamento do consumidor moderno e traz mais assertividade para as estratégias de vendas.

Para atrair os potenciais clientes é necessário investir em algumas práticas e ferramentas usadas em diferentes plataformas, principalmente no site institucional.

Gerar leads é angariar oportunidades de negócios valiosas, que farão toda a diferença para os resultados e os lucros da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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