Quais os benefícios e por que utilizar o e-mail marketing?

Com tantas novas tecnologias surgindo no mercado, muitas pessoas enxergam o e-mail como uma plataforma obsoleta e atrasada em comparação a outras. Afinal, com diversos meios de comunicação instantâneos e até por vídeo, será mesmo que o e-mail ainda é utilizado?

Mas acredite, o e-mail ainda é uma ferramenta extremamente popular e utilizada pelas pessoas diariamente. Sendo assim, fazer marketing através dele e divulgar seu outsourcing de impressão, acaba sendo uma ideia excelente. 

Para se ter uma noção do seu impacto, uma pesquisa feita em 2019, registrou que existem mais de 3,9 bilhões de usuários de e-mail, sendo que a taxa de abertura de um e-mail marketing costuma variar entre 45% até 82%.

Em termos de conversão, essa ferramenta acaba sendo uma das mais populares e efetivas do mercado, rendendo muitas vezes, melhor do que anúncios pagos do Facebook ou de outras plataformas. 

Se você ainda tem um pé atrás com o e-mail marketing, e não acredita em todo o seu sucesso, no texto de hoje nós vamos mostrar os principais benefícios e as razões de usar o e-mail marketing, bora descobrir? Confira!

Quais os tipos de e-mail marketing?

É válido lembrar que existem diversos tipos de e-mail marketing, e cada um possui um objetivo a ser atingido.

É possível levar apenas um conteúdo informativo, ou até mesmo algo comercial, como a divulgação de promoções.

Abaixo listamos algumas variações de e-mail marketing;

  • E-mail Sazonal;
  • E-mail Promocional; 
  • E-mail para E-commerces;
  • E-mail para reativação de clientes inativos;
  • Newsletters;

Como qualquer outra estratégia, é necessário avaliar qual a necessidade do seu negócio, qual o seu público alvo, qual o objetivo para assim escolher a melhor opção de e-mail marketing. 

Independentemente da escolha, todos eles possuem praticamente os mesmos benefícios, apenas possuem objetivos diferentes, sendo assim trouxemos alguns benefícios, confira logo abaixo;

  1. Troca constante de informações

O e-mail não é apenas uma ferramenta para vender produtos e enviar ofertas diretas, ele também é um excelente meio de comunicação, por mais que existam alguns e-mail completamente descartados, muitos outros são respondidos ou ao menos aberto pelos usuários. 

É possível enviar newsletters semanais com informações, tendências e dicas de como melhorar o negócio do seu cliente, sendo assim a relação com este cliente vai além do comercial e superficial, você se torna referência para ele por levar conteúdo de qualidade.

Sempre que uma pessoa responde ou conversa com você através dessa plataforma, é possível coletar dados e trocar informações valiosas que te ajudam a melhorar o seu direcionamento e se comunicar de forma mais efetiva. 

Além disso, é possível verificar e verificar as taxas de abertura para saber melhor sobre a recepção do público e a sua preferência de acordo com as mensagens enviadas. 

  1. Aumenta a credibilidade da sua marca

Quanto mais você envia e-mails para as pessoas, mais elas vão conhecendo sobre sua empresa e sabendo um pouco mais sobre o que você oferece até elas, isso ajuda a aumentar a sua credibilidade, já que atrai a atenção constante e fornece conteúdo para eles. 

Sua empresa de equipamentos de combate a incêndio consegue gerar mais reconhecimento e desenvolver melhor a identidade da sua marca, apresentando mensagens, conteúdos e trabalhando o institucional do seu negócio. 

  1. Ótimo custo-benefício

Um excelente benefício que o e-mail marketing traz é o seu custo-benefício, essa é considerada uma estratégia barata, você só gasta com a plataforma para automatizar e enviar as mensagens, e pode alcançar resultados muito melhor do que seus gastos. 

Ela também é econômica em relação ao tempo, tudo é feito de forma agilizada, sem uma grande demora como outras plataformas de anúncio, o e-mail marketing é simples e extremamente eficaz. 

  1. Aprimora o relacionamento com o cliente

Não tem nada pior para um cliente do que efetuar a compra de um produto e cair no limbo total, sendo esquecido pela empresa. Isso faz com que ele se distancie e a chance de fidelização caia drasticamente. 

O e-mail marketing é ótimo para que as pessoas vejam as novidades e conheçam as tendências do seu negócio, estabelecendo um diálogo constante e tendo uma relação muito mais próxima. 

  1. Disponibiliza uma experiência premium para o usuário

Por fim, o e-mail marketing é, provavelmente, a plataforma com maior espaço de personalização dentre as estratégias de marketing, com ele, você pode acrescentar informações sobre os seus usuários e gerar uma conversa muito mais informal e íntima. 

Além disso, é possível enviar mensagens personalizadas de acordo com o nível que a pessoa se encontra no seu funil de vendas, sendo mais direto com quem está próxima de comprar seu lacre de segurança, e mais sutil com quem ainda não conhece o seu negócio. 

Você já conhecia o e-mail marketing? O que achou dessa estratégia? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


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