Prateleira infinita: estratégias de marketing para o seu negócio

O mercado de vendas online tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Por isso, investir em uma boa plataforma para e-commerce é uma das primeiras estratégias a serem adotada por quem busca oferecer uma experiência de venda online que esteja alinhada com as expectativas dos clientes.

Quando se fala em consumo de produtos online, a experiência do consumidor pode fazer toda a diferença no sucesso ou fracasso de um negócio. Por essa razão, os empreendedores devem buscar ferramentas e estratégias visando facilitar a venda dos produtos e garantir uma entrega rápida e segura aos seus clientes. 

O que é a prateleira infinita? 

A prateleira infinita é uma estratégia de gestão de vendas online que permite à empresa expandir o seu catálogo de produtos. Por meio dela, a loja não precisa manter todo o seu estoque em apenas um local.

Pode parecer difícil de entender, mas não se preocupe que vamos explicar detalhadamente.

A estratégia da prateleira infinita é usada principalmente por lojas físicas, lojas de dropshipping e/ou mais de um centro de distribuição. Aplicando a prateleira, é possível realizar a venda em um canal e enviar os produtos a partir de outro local. 

Dessa forma, os consumidores conseguem acessar mais opções de produtos, e as empresas e varejistas conseguem promover uma experiência de compra mais diversificada e ampla.

Vamos ver como isso acontece na prática? Imagine que um cliente acesse sua loja online buscando um produto que você não tem em estoque. Mesmo que o item não esteja disponível, a prateleira infinita permite que ele conclua a compra, já que o produto está disponível em outro canal e existem meios de enviar o item até o consumidor final.

Quais são as vantagens da prateleira infinita?

Uma das principais vantagens oferecidas pela prateleira para o e-commerce é a possibilidade de oferecer uma quantidade maior de produtos em apenas um canal. Assim, mesmo que o estoque seja limitado, os envios poderão ser feitos diretamente pelo fornecedor ou por meio de dropshipping.

Somado a isso, a empresa de vendas online consegue reduzir os seus custos e otimizar as operações, já que não há necessidade de investir em grandes espaços para armazenamento. 

Um aspecto que precisa ser levado em consideração é o prazo de entrega das mercadorias. Em alguns casos, quando o produto não está disponível no estoque, os prazos para entrega podem ser mais longos. É importante que essas informações estejam claras para o cliente.

Como implementar a prateleira infinita?

A gestão de estoque em uma estratégia de prateleira infinita é bastante complexa. Por isso, o gestor interessado em implementá-la em seu e-commerce precisa seguir um passo a passo:

  • o primeiro passo é a integração de canais — é necessário fazer uso de uma plataforma omnichannel e de um ERP; 
  • o segundo passo é definir as condições de entrega, armazenagem e expedição dos produtos — a loja deve estar totalmente alinhada com a transportadora e os centros de distribuição;
  • o terceiro passo é ficar atento às métricas e ao desempenho — essas análises permitem identificar pontos fortes e fracos e estabelecer ações de melhoria. 

Quais são as ferramentas necessárias para implementar a prateleira infinita?

Para começar a  implementar a prateleira infinita na loja virtual, você vai precisar ter uma plataforma de e-commerce robusta e que já tenha recursos avançados, como integração com marketplaces, atualização em tempo real e gerenciamento eficiente do estoque.

Também é necessário ter um bom sistema de gestão de estoque (ERP), e, para empresas que atuam com dropshipping, é interessante investir em ferramentas de integração com os fornecedores. 

Com conhecimento, planejamento, estratégias e uso das ferramentas adequadas é possível aplicar a estratégia de prateleira infinita em qualquer negócio. Para atingir os melhores resultados, lembre-se de buscar o auxílio de profissionais e plataformas especializadas.


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