Quando o assunto é negócios, uma das áreas que mais cresceu nos últimos tempos foi a digital. Uma pesquisa da Opinion Box destaca que 94% das empresas nacionais, entre elas, sites de cupons, usam estratégias de marketing digital na hora de impulsionar o negócio. Por outro lado, apenas 5% das empresas no levantamento consideram as ações eficientes.
Em Marketing Digital, existem inúmeras formas de trabalhar um negócio, como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, CRM, automações, mídia paga e marketing de influência. Mas, afinal, o que justifica a pouca satisfação de empresas que investem nessa estratégia?
O segredo pode estar na forma com que cada uma dessas ações é realizada. Durante a pandemia, todas as categorias de negócios precisaram se adaptar para o meio digital, o que movimentou como nunca a competitividade e, claro, exigiu muito jogo de cintura por parte dos times de planejamento.
O mundo é cada vez mais digital
É estranho pensar, mas o mundo mudou por completo desde a chegada dos smartphones. Hoje, é praticamente impossível não depender de uma tela para trabalhar, se comunicar com as pessoas e até mesmo organizar a rotina pessoal. Produtos, serviços e inúmeras atividades do cotidiano estão atrelados ao ambiente digital.
Uma empresa que possui lojas físicas precisa estar presente nas redes sociais, ter um aplicativo ou investir na comunicação com seus clientes via e-mail. Empresas 100% digitais precisam garantir visibilidade em meio a um espaço intensamente disputado, e a atenção de um potencial consumidor pode valer até mais do que o produto ou serviço oferecido pelo negócio.
Como acertar em uma estratégia de marketing digital
Mesmo sendo muito difundido nos times de estratégia e comercial dentro das empresas, o marketing digital ainda é visto com menos importância do que ele realmente tem. O direcionamento de recursos para esse tipo de estratégia é um dos principais desafios das empresas, mas resulta em excelentes ganhos quando feito da maneira correta.
Esteja no mesmo lugar que seu consumidor
A chave para uma estratégia de marketing digital de sucesso é alcançar o cliente da forma certa. Nem toda empresa precisa ter um perfil ativo em todas as redes sociais existentes, mas direcionar ações pensadas de acordo com o público-alvo é fundamental. Antes de falar, aprenda a ouvir e use o aprendizado a favor da sua marca.
Estabeleça metas realistas
Os negócios digitais tiveram um boom durante o período da pandemia, totalmente atrelado à demanda e à antecipação de tendências de mercado em função do contexto da época. Hoje, investir em um modelo de negócio na Internet ainda pode ser muito vantajoso, mas entender as reais oportunidades em cada área é obrigatório para não sonhar alto demais.
Muitas empresas recém-chegadas ao mercado conseguem se estabelecer de forma rápida e lucrativa em comparação com negócios que atuam no digital há anos, que lutam para alavancar os resultados. Entender o mercado e direcionar esforços com base em dados é indispensável para usufruir dos resultados em marketing digital.
Invista tempo e recursos financeiros em pesquisa
Atualmente, é possível contar com diversas ferramentas e até mesmo com empresas prestadoras de serviço que mapeiam tendências de mercado. Aquela frase “Tempo é dinheiro” vale para esse aspecto, em que uma pesquisa com objetivos claros pode resultar em mais engajamento de potenciais clientes, reduzir riscos e identificar oportunidades de atuação.
Repense os processos de marketing digital
Na Internet, o que é novo hoje pode já ser velho amanhã. O marketing digital, seja em estratégias orgânicas, como SEO, ou mídia paga, exige constante revisão de processos e atualização. As metodologias ágeis podem contribuir ativamente na hora de otimizar o tempo das equipes, focando ações direcionadas para o negócio em vez de atritos pouco produtivos.
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