O que é o LTV no Marketing Digital?

Quem trabalha com marketing digital, sabe o quanto as métricas são importantes dentro do seu dia a dia, são elas que indicam o caminho certo e ajudam a entender melhor sobre seus clientes e suas campanhas. 

Mas, é claro que não existe apenas uma métrica de conversão ou de cliques no seu anúncio sobre porta de aço, existem várias métricas completamente diferentes uma das outras que vão trazendo números e resultados, e moldando as suas estratégias e campanhas. 

Entre elas, temos justamente a LTV, um dos KPIs mais importantes para o marketing digital. Você sabe o que essa sigla significa? Porque ela é tão importante assim? Bom, no texto de hoje, iremos mostrar para você tudo sobre esse termo, bora conferir? Vamos lá!

O que é o LTV?

A sigla LTV significa Lifetime Value, que em uma tradução para o português significa “valor vitalício”, se trata de um KPI de vendas que calcula o lucro que um cliente gera para uma empresa durante todo o tempo que mantém contato com ela. 

Ou seja, é como se fosse a “vida útil” do consumidor, o LTV calcula justamente, o quanto de dinheiro e o lucro total que cada um dos clientes daquele negócio podem dar para o negócio enquanto mantiverem o contato e o relacionamento. 

O principal objetivo desta métrica, é entender o quanto foi gasto para conquistar e manter o cliente, e o quanto você lucrou nesse mesmo período pelas compras dele.

O LTV calcula tudo, desde a primeira compra e interação com sua bomba centrífuga, até a última, ou dentro de um determinado período, geralmente longo como um ano. 

Como calcular o LTV?

Para conseguir calcular o LTV de maneira efetiva, é preciso que você tenha alguns dados em mãos, os principais são: ticket médio, média de compras por cliente ao ano e tempo de retenção de clientes. 

A fórmula funciona da seguinte maneira: (Ticket médio x média de compras por cliente ao ano) x média de tempo de retenção de clientes = LTV

Vamos supor que o ticket médio da sua empresa seja 350, com uma média de compras por cliente ao ano de 4 e uma média de tempo dos consumidores na sua empresa de 3 anos. 

Sendo assim a fórmula fica (350×4) = 1.400×3 = 4.200. Ou seja, o seu LTV é de 4.200.

Por que o LTV é tão importante para a sua empresa?

O LTV ajuda você a entender um pouco mais sobre o seu negócio e o comportamento dos consumidores de maneira geral. Você consegue ter uma noção, do quanto cada cliente “vale” para o seu negócio, podendo traçar estratégias e investir recursos baseado nesse valor. 

Além disso, você pode entender os pontos em que precisa melhorar na venda de seu detergente concentrado, talvez buscando melhorar a experiência do usuário e reter o cliente por mais tempo, aumentar o ticket médio ou enviar mais ofertas no decorrer do ano. 

É possível identificar sua deficiência e saber em qual ponto é preciso melhorar para que você consiga alcançar o sucesso.

Outro ponto importante é a previsão de caixa, com o LTV você consegue fazer projeções e começar a pensar em média, nos seus faturamentos a longo prazo, trabalhando a fidelidade de seus clientes. 

Por fim, ele ainda pode ser uma alternativa mais eficiente do que o CAC (Custo por Aquisição do Cliente), já que você conta a “vida útil” e a jornada do cliente como um todo, fazendo valer mais ainda o seu entendimento do investimento em marketing e te dando uma noção maior do que quanto você pode gastar para conquistar e fidelizar um consumidor. 

Você já conhecia o LTV? O que achou sobre ele? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


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