O conceito de marketing de relacionamento trabalha com uma estratégia voltada para construção de relações fortes e duradouras entre empresa, empreendedor e cliente, fidelizando a marca com os usuários de maneira mais positiva no faturamento.
O que também garante mais longevidade da empresa e sua repercussão positiva nas mídias digitais, principalmente com a busca pelo conhecimento por novas técnicas, o que garante mais maneiras de obter vendas.
Estar à frente dos concorrentes é o desejo de todo comerciante, e certamente no meio digital não é diferente. Desde o momento de apresentar o produto ou serviço, essa proximidade (empresa e cliente), amplia a fidelização.
Entenda o que é Marketing de Relacionamento
Diferenciando do marketing mais conhecido, aquele tradicional aplicado há mais de dez anos nos meios digitais, essa operação leva em consideração todo o processo, desde a produção até a pós-venda.
Ou seja, deixando como foco principal o relacionamento e não apenas a venda em si. E consequentemente a avaliação positiva ou não que fará o negócio se reconhecer em altos e baixos nos desempenhos mensais, metas e objetivos individuais.
A época em que estamos vivendo nos mostra constantemente que vender não é tudo, mas já foi um dia. A quantidade de clientes fiéis aumentará quando a maior importância para o marketing for o relacionamento, em qualquer segmento, mesmo na assessoria fiscal.
Essa diferença entre o marketing de relacionamento e o marketing tradicional acontece de maneira bem ativa, atualmente mais do que nunca nos meios digitais que utilizam de campanhas de anúncios, o primeiro prioriza os valores transmitidos para o cliente.
Já o segundo, feito a mais tempo, antes mesmo do surgimento das redes sociais, não tem como meta um relacionamento sólido com os clientes, e sim a venda como prioridade, mostrando valores e o conteúdo em si.
De forma que a venda isolada aconteça como uma opção principal, uma técnica válida para que seja trabalhada a influência sobre a tomada de decisão dos clientes de forma positiva, essas são as características que diferenciam as duas vertentes de vendas.
Vantagens do marketing de relacionamento
Nenhuma empresa segue receitas de mágica para dar mais engajamento ao negócio, ainda que o nicho seja manutenção de cozinha industrial, trata-se de seguir novos métodos de abordagens e trabalho, independentemente do patamar que esteja o empreendimento.
É através de feedbacks constantes dos usuários que acontece uma melhoria contínua, corrigindo os erros e otimizando os processos dos serviços, ou seja, fazendo com que tudo possa ser aprimorado cada vez mais.
Por isso, outra vantagem do marketing de relacionamento é que essa estratégia tornará os clientes como “defensores da marca”, já satisfeitos e encantados com as soluções que o serviço oferece.
Gerando mais credibilidade, ajustando a cultura da empresa, identificando os clientes mais importantes, e assim tendo uma melhor definição dos benefícios para os clientes que estejam mais engajados, ou seja, quanto mais interação com a marca, melhor.
Quanto mais pesquisas de mercado, melhor. A percepção de qualidade relacionada à experiência de compras deve ser muito bem aceita pelos empreendedores que desejam oferecer inovação.
Responder às dúvidas dos fidelizados, criar enquetes, publicar vídeos, falar abertamente e de forma constante sobre a marca se torna mais eficiente para a fixação do conteúdo na memória de quem acompanha. Ajudando em outras frentes, como:
- Reduz custos com anúncios;
- Aumenta a satisfação dos clientes;
- Tornando um referencial;
- Conteúdo útil no site;
- Bom suporte ao cliente;
- Boa narrativa e conclusão.
O investimento na retenção de clientes é mais barato do que conquistar novos. Aumentar a satisfação está intimamente ligado à importância que é a voz do cliente sobre o negócio e o produto em si também.
Mesmo um negócio que envolve uma empresa de licenciamento ambiental também se preocupa em se tornar um referencial na área e assim conter um site bem estruturado, com recursos mercadológicos suficientes para propagar sua mensagem.
O bom suporte ao cliente se garante a partir do serviço de atendimento ao consumidor (SAC), pois é por meio dessa modalidade de comunicação que as reclamações serão feitas e pode haver o cancelamento dos serviços, então, o ideal é manter o retorno em até 24h.
Para vender a marca, a narrativa precisa ser estabelecida com simplicidade, aquele ditado “menos é mais” cabe perfeitamente nesse caso, afinal a linguagem assertiva e objetiva sempre é uma excelente opção.
Cenários relacionáveis através do dia a dia deixam a marca mais humanizada e facilmente de ser procurada, concluindo o trabalho de anunciar, compartilhar, e assim localizar por onde estiver, ação importante na internet e bem avaliada pelos usuários.
Aplicando o marketing de relacionamento
O termo Lifetime Value (LTV) coincide com a ideia de melhorar o nível de satisfação dos clientes com a marca, aumentando o ciclo de vida. Hoje os consumidores estão aderindo mais a compra de casa, consumindo ou assinando contrato por mais tempo.
Através de campanhas de e-mail marketing também é possível disseminar os conteúdos de maior relevância para o empreendimento, informações, dicas e lembranças de datas especiais (aniversário, natal, dia da mulher, das mães, dos pais).
Todos os segmentos que querem aprimorar as interações precisam aderir às práticas atualizadas para um bom engajamento, desde um futuro chef de cozinha renomado, até as áreas mais conservadoras de um advogado de divórcio.
Nas grandes marcas já acontece o marketing de relacionamento há um tempo, entre uma relação digital e outra, elas foram ganhando espaço para deixar o público seguro de que terão seus produtos em casa e suas dúvidas sanadas, independentemente de qualquer situação.
Desde os pequenos, médio e grande porte dos e-commerces, todos precisam de uma gestão de crise feita com inteligência, afinal nenhuma página nas redes sociais está sujeita apenas a elogios, pelo contrário, há mais chances de críticas.
Resultados com o marketing de relacionamento
Pois bem, como ficou claro, é importante a presença de um profissional de tráfego ou social media para deixar essas situações equilibradas, é preciso saber como respondê-las para não aumentar qualquer dano causado.
Com isso, é bom também deixar o inbox (chat de conversas) à disposição do autor do comentário, por exemplo, para que seja resolvido o mais formalmente e civilizado possível, passando profissionalismo e credibilidade.
Aprimorando os recursos de avaliação de métricas e dados já nas próprias redes sociais fica mais notório as informações sobre os seguidores, preferências, insights, dentre outras inúmeras informações contidas para cada perfil.
Conhecer a audiência é a melhor maneira de ampliar qualquer negócio, mesmo que seja um assunto muito específico como papel interfolha, se necessário separar os clientes em grupos de interesses comuns e assim entregar algo que realmente tenha valor.
Criar ações que geram valor aos clientes é sinônimo de automatização de campanhas preestabelecidas nos planos de negócio, essas que oferecem os benefícios para todos os que consomem a marca.
Essa ideia é para fortalecer ciclos que com o passar do tempo vão obtendo mais informações sobre os clientes, mantendo o relacionamento por muitos anos, o que exige um monitoramento dos serviços que tragam números expressivos.
Para uma empresa de consultoria ambiental com o objetivo no marketing de relacionamento construído à base de confiança, o plano fidelidade será um ótimo aliado e a implantação de um indicador que viraliza o número de vendas melhora a taxa de retenção.
O retorno sobre o investimento (ROI) é bastante utilizado para medir o resultado de alguma ação em específico, através do valor total de vendas geradas, subtraindo deste valor os custos para fazer a campanha trazer resultados.
Evite os erros mais comuns
Entre os erros mais comuns ao aplicar o marketing de relacionamento, estão o desconhecimento do público e de seus reais interesses quando buscam pela marca ou serviço, ou seja, a necessidade primordial que levou a chegar até ali.
Nenhuma via de mão dupla funciona apenas com um lado. Por isso, nessa estratégia de negócio também é assim, é preciso ser oferecido não apenas o que a empresa precisa vender ou negociar, mas sim algo que seja de valor para os clientes também.
Encorajar os clientes para que haja compras com mais frequência e ao mesmo tempo que a empresa não gaste cada vez mais em cada transação, faz com que essas conexões pessoais aplicadas tenham mais eficácia.
Sem que a inteligência artificial seja quem responde as dúvidas dos consumidores dando um ar de “resposta automática”, mas sim com bons executores dispostos a entender e solucionar as questões dos internautas.
É bastante comum entre as companhias de assessoria ambiental nos meios digitais que estão começando, as hashtags. Importantes para que haja um ranqueamento, mas utilizada de maneiras corretas para cada finalidade de postagem e público que deseja atingir.
Sem haver o contato de pós-venda, dificulta também as possibilidades de manter o marketing de relacionamento na ativa. Não praticar ou estabelecer um prazo para entrega de demandas também deixa o negócio à mercê de qualquer chance de erro.
A prática de overdelivering é justamente a que não pode ser deixada de lado. Basicamente consiste em entregar uma experiência acima do esperado/contratado, sendo uma das formas mais efetivas e criativas de fortalecer qualquer relacionamento.
Buscar pontos de diferenciação entre os clientes é positivo para aprimorar a operação. Uma empresa de tratamento de água não funciona sem saber quando pode ser oferecido este serviço, mas também entende qual a principal deficiência que o cliente encara.
Por essas atitudes fica mais fácil de ganhar credibilidade e reconhecimento em qualquer que seja o nicho. Investir em modos que possam conhecer os clientes cada vez mais, deixando que os problemas se tornem novos patamares a serem atingidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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