Criar um site do zero nunca é uma tarefa fácil, é preciso agregar diversos elementos diferentes para que sua página fique qualificada e com uma navegação agradável para o seu público, cada detalhe faz total diferença, desde a escolha do nome do domínio até mesmo a postagem de um conteúdo, tudo deve ser minuciosamente analisado e feito sob medida, assim como uma dobra de chapa, por exemplo, em que é necessário moldar modos e ângulos diferentes de acordo com a necessidade.
E por mais que muitos detalhes sejam importantes, alguns outros acabam passando despercebidos de acordo com os desejos de cada empresa ou pessoa responsável pela criação do site, nem tudo vai ser igual e o ambiente muda bastante conforme as necessidades, porém, tem um ponto que sempre deve ser analisado com carinho: o favicon.
Esquecido muitas vezes, o favicon é fundamental para reforçar sua marca e transmitir credibilidade para o visitante do site, no texto de hoje, iremos mostrar um pouco mais sobre esse pequeno detalhe que faz total diferença na sua página da web, confira!
O que significa o favicon?
O termo favicon tem origem na junção de duas palavras, “Favorite” + “Icon”, que em uma tradução literal para o português, poderiam representar algo como “ícone favorito”, como o próprio nome já sugere, o favicon pode ser retratado como uma pequena imagem que representa visualmente um determinado site.
Sabe aqueles pequenos ícones que ficam lá em cima no canto superior esquerdo? Juntamente com a pesquisa que você fez? Esses são os favicon. Se você reparar, todos os sites possuem os seus, eles servem para caracterizar uma marca e fazer com que ela seja marcante.
No meio de tantas abas, pode ser justamente o favicon que te ajude a se localizar e a reconhecer a página que você está acessando, sendo considerado como uma característica presente de cada marca.
Quando surgiu o favicon?
O favicon é um termo relativamente antigo, ele surgiu pela primeira vez em 1999 dentro do Internet Explorer, sendo usado antes como um arquivo que servia para marcar as páginas preferidas de cada usuário, se a pessoa visitasse aquela página com frequência, o ícone iria aparecer registrando um tipo de marcação.
Isso agrega visualmente, e faz com que você se localize e identifique uma marca de forma rápida, afinal, quem nunca se deparou com o G do Google ou o GE em verde do Globo Esporte, esse pequeno detalhe visual é crucial no desenvolvimento dos sites, e vem se tornando algo cada vez mais popular e evolutivo nos dias de hoje, marcando presença e muitas vezes, sendo um ponto tão estratégico quanto a montagem dos projetos de instalações elétricas.
Qual a importância do favicon?
Como pudemos observar acima, esse pequeno detalhe tem muito mais relevância do que você pode imaginar, o primeiro benefício que ele traz para o seu site é justamente o reforço da sua marca, ele deixa a identidade visual da sua página muito mais completa, trazendo uma associação de forma simples e extremamente eficiente.
Assim servindo como um grande auxiliador para que o usuário encontre a página com facilidade, mesmo no meio das páginas favoritas ou de diversas abas abertas, a representação visual faz com que seja mais fácil de encontrar, reforçando assim sua identificação e destacando a sua página e sua marca para o grande público.
Onde o favicon aparece?
A exibição do favicon varia muito de acordo com a plataforma na qual você está acessando determinado sites, o mais comum é ele aparecer na aba dos navegadores, o que acontece quando o conteúdo é acessado pelo desktop, além da aba, ele também costuma aparecer na barra de endereço do navegador.
Isso serve para alguns navegadores, o Google Chrome, por exemplo, não possui o favicon na barra apenas na aba de navegação. Ele também aparece na seção de favoritos (bookmarks), fazendo com que você identifique o site de forma muito mais fácil, sem complicações como realizar uma manutenção predial.
Por fim, os favicons ainda aparecem na página inicial da plataforma de buscas, assim que você abrir o seu navegador, repare em todos os ícones que representam os sites no qual consegue garantir o acesso.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
Deixe um comentário