O que é a estratégia SEM?

Se você tem um site ou blog, ou trabalha com estratégias de marketing digital, é imprescindível que saiba o que significa o termo SEM, essa é uma das principais estratégias para atrair novos usuários e fazer com que uma página alcance o topo das plataformas de busca de maneira eficaz. 

Afinal, se você tem um site, por mais que seu conteúdo seja de qualidade, você tenha investido muito no seu design deixando ele mais otimizado do que uma peça de alumínio após ter passado por uma dobra de chapa, se ele não estiver no topo do Google ou de outras plataformas, dificilmente ele será encontrado, e pode acabar caindo no ostracismo. 

Até dezembro de 2021, tínhamos mais de 1.9 bilhão de sites espalhados pela web, atualmente, esse número com certeza é maior, sendo assim, a concorrência é grande, e quanto mais no topo você fica, maior sua chance de fazer sucesso, para isso, é preciso conhecer o SEM. 

No texto de hoje, vamos falar tudo sobre essa estratégia e o porquê dela ser tão importante para qualquer página que quer crescer na web, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o SEM?

O SEM, também conhecido como Search Engine Marketing, ou em uma tradução livre para o português, marketing para os mecanismos de busca, é uma estratégia que consiste em fazer com que o seu site alcance o topo das plataformas de busca, e como acontece isso? 

Geralmente, o termo SEM se refere ao uso de mídias pagas, ou seja, a criação de anúncios dentro da plataforma do Google ADS, para impulsionar um site e fazer com que ele fique na primeira página, sabe quando você pesquisa algo no Google, e o link está escrito a palavra “anúncio”? Bom, esse nada mais é do que um site que utiliza o Search Engine Marketing. 

Porém, muitas pessoas acreditam que o SEM, não se limita apenas ao marketing pago, mas engloba também, estratégias orgânicas, sendo assim, ele seria um termo referente a qualquer estratégia de marketing sendo ela paga ou não, para fazer com que o site chegue no topo das plataformas de busca. 

Links patrocinados ou SEO?

Como falamos acima, o SEM acaba tendo definições bem ambíguas, uns acreditam e afirmam que ele só se refere ao tráfego pago, enquanto outros acham que ele aborda os termos de uma forma geral, de qualquer maneira, seu objetivo é a divulgação dos sites fazendo com que eles alcancem o topo das plataformas e consigam ganhar mais visibilidade. 

Os links patrocinados, que são considerados como a principal estratégia do SEM, são aqueles anúncios criados e desenvolvidos no Google ADS, que fazem a promoção de um site, fazendo com que ele chegue até o topo da plataforma de busca de forma paga. 

É como se você pagasse por um serviço, como serviços de caldeiraria, por exemplo, aqui você está investindo seu dinheiro para impulsionar sua página e fazer com que ela chegue até o topo, ganhando uma preferência, e tendo um espaço privilegiado, sendo assim, todos os links que tiverem a palavra “anúncio” do lado, são considerados links patrocinados. 

Já se considerarmos o SEM contendo também as estratégias orgânicas, devemos abordar mais o que é o SEO, também conhecido como Search Engine Optimization, esse é um conceito que tem como principal objetivo, otimizar o site, e fazer com que ele alcance o topo de forma natural. 

Ou seja, utilizando um conjunto de estratégias para que a página seja bem vista pelo algoritmo do Google e consiga chegar até o topo, mesclando o uso de palavras-chave, linkbuilding, meta tag, títulos e subtítulos, HTML amigável, responsividade, velocidade de carregamento e por aí vai. 

Quais são os benefícios do SEM?

Independente se você utiliza o tráfego orgânico ou pago, essa é uma estratégia que tem como principal finalidade, alcançar o topo das plataformas de busca, fazendo com que você ganhe mais visibilidade, mais de 90% das pessoas, clicam em sites da primeira página, sendo eles pagos ou não. 

No meio de tantos sites e tantas opções no mercado, garantir seu lugar no topo é fundamental para que você consiga justamente, ganhar uma vantagem competitiva, gerar mais leads, e até mesmo fechar mais vendas. 

Levando em consideração o SEM apenas como links patrocinados, você ainda pode ter alguns fatores de relevância, como o acompanhamento nas campanhas, a metrificação de resultados, e até mesmo, o aumento de tráfego de forma instantânea.

Como implementar o SEM no seu site?

Bom, assim como a mudança na parte elétrica da sua empresa ou da sua casa, que precisa de um planejamento para a estruturação de um bom projeto de instalações elétricas, para que o seu SEM seja eficiente, é preciso ter uma boa preparação. 

Falando apenas de mídia paga, você precisa conhecer melhor sobre esse tipo de anúncio, inscrever seu site no Google ADS, e dar uma boa pesquisada em relação ao assunto, é preciso conhecer bem, termos como segmentação, palavras-chave, títulos e descrições.

Também é necessário compreender o valor investido e como realizar esse investimento, dessa forma, por melhor que o SEM possa ser dentro do seu site, é preciso se preparar bem e conhecer exatamente tudo sobre as mídias pagas antes de dar o primeiro passo. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


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