A experiência do usuário se tornou uma das coisas mais importantes para qualquer empresa que decide conquistar clientes de maneira qualificativa e ainda garantir que eles avaliem bem não apenas o seu produto ou serviço, mas sua experiência como um todo. 

Hoje, todos sabem o poder da internet e das redes sociais para a construção de um negócio de sucesso, é quase impossível ver uma marca que investe com as estratégias corretas dentro do mundo digital, sem obter resultados surpreendentes. 

Uma das maiores características e pontos positivos da internet é a imensidão desse espaço e a oportunidade que ela entrega para todo e qualquer tipo de negócio, seja ele uma marca de roupas ou uma empresa que presta serviços de comunicação. 

Se procurarmos por “banheiro móvel preço” no Google, temos milhares de resultados em poucos segundos. Isso não trouxe apenas facilidade para a vida das pessoas, mas melhorou completamente a experiência dela como usuário. 

Entenda o que é a experiência do usuário e a sua importância

Quando falamos de experiência do usuário, precisamos, antes de qualquer coisa, entender o significado de cada uma dessas palavras para que o final faça sentido para nós. 

Experiência pode ser entendida como um momento no qual uma determinada pessoa vive e aquilo marcou sua vida de uma maneira especial e única, fazendo ela nunca se esquecer daquilo e do que sentiu naquele instante. 

Por exemplo, quando uma pessoa casa, ela passa por uma experiência única, que jamais sairá da mente dele. Pode-se passar anos, mas quando ela quebrar daquele dia, também se lembrará do que sentiu naquele momento. 

Quando falamos de usuário, nos referimos a pessoa que utiliza a internet e as redes sociais, independente se for homem ou mulher. O nome vem da palavra usabilidade, ou seja, usuário é uma pessoa que usa a internet para o que deseja e precisa. 

Por esta razão, quando falamos de experiência do usuário, nos referimos a como esse usuário se sente quando acessa um determinado site ou quando procura por algo na internet, seja um “cadri ou até mesmo um quadro para decoração. 

Muitos se perguntam o motivo pelo qual a experiência do cliente se tornou algo tão importante para as empresas, e isso não aconteceu do dia para a noite ou sem uma boa justificativa. 

Antigamente, quando uma pessoa desejava comprar algo na internet, ela simplesmente iria acessar o site, comprava o que queria e ponto final, provavelmente ela nunca mais iria se lembrar da marca ou adquirir algo deles novamente. 

Agora, imaginemos que um usuário que está a procura de uma bucha cerâmica encontra um site que oferece diversas opções de navegação para pessoas com deficiência, por exemplo, possui um visual chamativo e personalizado e ainda oferece suporte a ele. 

Provavelmente, esse usuário se sentirá especial e acolhido por aquele site, essa sensação fará com que ele comece a olhar para aquela marca com outros olhos. E isso não só aumentará o seu desejo de compra, mas também de satisfação e indicação da empresa.

Há quem diga que não existe marketing melhor do que o boca a boca, e por um lado isso não é mentira, pois muitas vezes as empresas se mantêm de pé justamente por indicações que levaram novos clientes a conhecerem a marca. 

Por isso, quando você investe em uma boa experiência para o seu usuário, você também está investindo na fidelização dele, ou seja, ele não só irá consumir da sua marca, mas também indicar ela para outras pessoas e, consequentemente, aumentar os seus resultados.

Conheça 5 pilares da experiência do usuário

Agora que você já sabe sobre o que se trata a experiência do usuário, a importância dela e como essa ação pode mudar os resultados e a imagem da sua marca perante o universo digital, chegou o momento de ir mais a fundo. 

A seguir você irá conferir os 8 pilares da experiência do usuário, ou seja, o que compõe essa área e não pode faltar na hora de habilitar essa estratégia na sua empresa. Veja:

  1. Utilidade

Hoje, os usuário não está atrás apenas de um site bonito e bem organizado, eles desejam algo funcional e útil, ou seja, um site que ofereça ferramentas que o ajude a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida de imediato.

Por exemplo, se uma marca de exaustor banheiro residencial oferece em seu site um orçamento gratuito para casas em construção, essa utilidade fará com que a experiência do usuário perante o seu site seja positiva e ele provavelmente irá consumir de você. 

Agregue valor ao seu site e ajude o seu usuário a resolver algo de imediato, isso irá fazer com que ele se sinta mais satisfeito e com a sua empresa capte um possível novo cliente. 

  1. Acessibilidade

Quando falamos de acessibilidade dentro do universo digital, seu conceito é bem diferente do que conhecemos no mundo real, mas possui um mesmo objetivo, ajudar outras pessoas a acessarem determinado objeto de uma maneira mais simples e prática. 

Um site acessível trata-se de um site que possibilita o acesso tanto pelo computador quanto pelo celular de maneira responsiva e simples, sem que o usuário encontre problemas para verificar o site por ambos os aparelhos, se for o caso.

Além de que, um site de “acessórios para airless”, por exemplo, possui ainda mais chances de aumentar suas vendas habilitando a versão de seu site para ambos os aparelhos, aumentando também a satisfação do usuário com a experiência no site, é claro.

  1. Atrativo visual

Pesquisas mostram que hoje, as pessoas são conquistadas mais pelo que elas veem, do que por qualquer outra característica. Isso significa que, uma marca que investe em um visual original e coerente com o que prega, aumenta a captação de novos clientes. 

No mercado, existem milhares de marcas que construíram um atrativo visual e viram seus resultados decolarem, pois, isso aumenta a boa experiência do cliente perante a marca que entrega uma determinada mensagem com esse visual e identidade. 

Uma empresa de corrimão de alumínio para escada caracol, por exemplo, pode construir um site com uma agência de marketing visando as cores, elementos e ferramentas que mais vão de acordo com a mensagem da empresa. 

Isso, a longo prazo, será visto como uma estratégia de ouro para a captação clientes e para o aumento da experiência do usuário, que se sentirá bem mais confortável e feliz dentro de um site que apresenta um visual bacana.

  1. Credibilidade

A credibilidade é um pilar que deve estar não apenas na construção de uma boa experiência do usuário, mas na cultura de qualquer empresa séria e que deseja crescer no mercado de maneira limpa, honesta e humilde. 

Quando falamos de credibilidade, nos referimos a realização daquilo que algo ou alguém te prometeu, pois, quando isso é feito exatamente da maneira como a qual foi prometida, o usuário e qualquer pessoa se sente confiante e com crédito perante aquela pessoa ou marca.

Por isso, se o seu negócio é sobre aluguel de equipamentos para terraplenagem e em seu site você promete uma visita técnica dentro de 7 dias após a solicitação, sempre cumpra com esse prazo e jamais deixe o seu cliente sem respaldo. 

Por mais simples que isso possa parecer, faz com que o cliente entenda que você não está brincando com o que ele deseja e, automaticamente, isso aumenta a satisfação e credibilidade dessa experiência. 

  1. Humanização e conexão 

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o usuário nada mais é do que uma pessoa, assim como eu que escrevo esse artigo e assim como você que está lendo. Temos sentimentos, pensamentos e desejos que precisam ser ouvidos. 

Por isso, para que a experiência do seu usuário seja cada vez melhor, é necessário humanizar o seu site e torná-lo aberto para que o cliente faça o que deseja. E você consegue fazer isso das seguintes maneiras:

  • Oferecendo atendimento exclusivo;
  • Ligando para esclarecer dúvidas dos clientes;
  • Enviando um e-mail em uma data especial;
  • Criando uma newsletter;
  • Mostrando proatividade para resolver problemas;
  • Demonstrando suporte para auxiliar no que for preciso.

Atitudes simples como essas citadas acima, auxiliam o seu negócio a se tornar mais humano e isso, automaticamente, irá aproximar a sua empresa desse usuário e melhorar a experiência dele. 

Isso serve tanto para marcas de lona para bote inflável ou até mesmo para escolas que estão investindo no digital, afinal de contas, por trás de tudo isso, somos pessoas e precisamos nos consertar com outras pessoas se quisermos crescer e obter sucesso.

A experiência do usuário é algo único e que pode mudar a perspectiva de uma pessoa em relação a algo dentro do universo digital, por isso, siga os pilares que mencionamos acima e seja a diferença dentro da internet e na vida desses usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como posso te ajudar?