Se você está aqui, já deve ter uma ideia de como a pesquisa de palavras-chave SEO pode ser poderosa . Você já deve saber que a pesquisa de palavras-chave é a base para vencer o SEO.
Na verdade, quase se poderia dizer que é necessário para a maioria das campanhas de SEO.
A “mágica do SEO” acontece porque, ao saber o que as pessoas estão procurando, você pode fazer com que a resposta apareça no exato momento em que elas pesquisam.
Por outro lado, se você não sabe o que as pessoas estão procurando — e/ou não cria conteúdo para isso — então você não sabe se há demanda pelo que você publica. É como jogar dardos com os olhos vendados. Você não tem ideia se vai acertar alguma coisa.
Na maioria das vezes, essa aposta falha.
Mas quando bem feita – e combinada com outros processos sólidos de SEO (incluindo link building ) – a pesquisa de palavras-chave ajuda você a produzir um processo de conteúdo repetível que ganha tráfego de forma consistente ao longo do tempo.
Este site usou pesquisa de palavras-chave para ajudar a informar a estratégia de conteúdo. Vitórias como essa nem sempre são garantidas, mas tornam-se muito mais prováveis quando a pesquisa inteligente de palavras-chave informa a estratégia de conteúdo.
Benefícios da pesquisa de palavras-chave
Em última análise, a pesquisa de palavras-chave ajuda você a entender exatamente qual conteúdo criar para melhor atender aos seus objetivos de negócios e direcionar o tráfego relevante.
Existem bilhões de combinações possíveis de palavras-chave, e também em todos os idiomas. Mesmo se você tentasse, seria impossível atingir todos eles.
Felizmente, as pessoas tendem a pesquisar as mesmas coisas – ou muitas vezes coisas muito semelhantes – para as quais você pode agrupar palavras-chave, ou seja, em entidades. Quando bem feita, a pesquisa de palavras-chave ajuda a encontrar as melhores palavras-chave para o seu site específico.
A pesquisa de palavras-chave “vencedoras” ajuda você a encontrar frases e tópicos que:
- São mais relevantes para o seu negócio
- Tenha um volume de pesquisa suficientemente alto
- Têm baixa concorrência (por exemplo, são classificáveis)
Você pode ver como esses fatores atuam juntos no diagrama abaixo.
A pesquisa de palavras-chave ajuda você a encontrar palavras-chave adicionais e relacionadas que seu público pesquisa, que você pode usar para expandir seu roteiro de conteúdo ou ofertas de produtos.
A matriz de pesquisa de palavras-chave
1. Descubra frases e tópicos de palavras-chave valiosos
Você acha que sabe em que deseja se classificar, mas tem certeza? Você conhece todas as maneiras pelas quais as pessoas pesquisam que podem levar ao seu site?
Por exemplo, se você vende “taças de vinho no atacado”, esse pode ser um bom termo para segmentar. A pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a descobrir outros termos relevantes, como:
- copos de vinho por atacado a granel
- taças de vinho baratas
- Copos de vinho de 8 onças a granel
- Etc.
Se você administra uma empresa de taças de vinho, qual seria o valor da classificação na primeira página do Google para cada um desses termos?
Você pode ter conseguido adivinhar algumas delas, mas uma estratégia inteligente de pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a descobrir milhares dessas oportunidades de palavras-chave em grande escala.
2. Encontre palavras-chave com volume de pesquisa suficiente
Verdade seja dita, embora existam bilhões de combinações de palavras-chave possivelmente relevantes por aí, nem vale a pena perseguir todas elas.
No exemplo da taça de vinho acima, valeria a pena criar conteúdo para cada uma dessas palavras-chave? Para descobrir, ajuda anexar um volume de pesquisa a cada frase de palavra-chave.
Abordaremos isso com mais detalhes posteriormente, mas “volume de pesquisa” é aproximadamente o número de vezes que essas frases são pesquisadas no Google a cada mês. Um maior volume de pesquisa está relacionado a uma maior quantidade de pesquisas para aquela palavra-chave específica.
Frase de palavra-chave | Volume de pesquisa |
---|---|
taças de vinho no atacado | 600 |
copos de vinho por atacado a granel | 50 |
taças de vinho baratas | 1500 |
Copos de vinho de 8 onças a granel | 10 |
Como você pode ver, o volume de pesquisa pode variar de uma frase para outra. Nossa frase original, “taças de vinho no atacado”, tem um volume de pesquisa decente, mas descobrimos que “taças de vinho baratas” a surpreendem.
Ao mesmo tempo, “taças de vinho de 8 onças” não parecem muito populares em comparação. Por outro lado, se a sua empresa vende esses tipos de óculos, ganhar apenas alguns cliques por mês pode ser extremamente valioso.
Este é um bom momento para falar sobre a “cauda longa” da pesquisa de palavras-chave e a regra 80/20. Apenas cerca de 20% das palavras-chave que as pessoas procuram serão termos populares de “cabeça gorda”. A maioria das frases-chave serão palavras-chave menos frequentes e de cauda longa.
3. Encontre palavras-chave que você possa realmente classificar
Encontrar palavras-chave populares é ótimo, mas é uma faca de dois gumes. Isso ocorre porque geralmente quanto mais popular e valiosa for uma palavra-chave, maior será a concorrência para ficar em primeiro lugar.
O segredo é encontrar o ponto ideal de palavras-chave que sejam valiosas para o seu negócio, mas não tão competitivas a ponto de você não ter chance de classificá-las.
“Taças de vinho baratas” pode ser uma ótima frase de palavra-chave, mas por ser um termo muito pesquisado, é provável que muitos sites estabelecidos e populares também estejam tentando classificá-lo.
Se você tiver um site menor que está apenas começando, isso pode dificultar a classificação das palavras-chave mais desejáveis.
O truque é encontrar as palavras-chave com alta demanda e baixa concorrência. Vejamos nossa tabela de palavras-chave mais uma vez, mas também adicionemos uma coluna para “Dificuldade de palavras-chave”.
Frase de palavra-chave | Volume de pesquisa | Dificuldade de palavras-chave |
---|---|---|
taças de vinho no atacado | 600 | 35 |
copos de vinho por atacado a granel | 50 | 36 |
taças de vinho baratas | 1500 | 46 |
Copos de vinho de 8 onças a granel | 10 | 38 |
Surpresa! “Taças de vinho no atacado” é na verdade a menos competitiva de todas as frases que consideramos até agora. “Taças de vinho baratas” têm mais volume, mas também são mais difíceis de classificar.
Há outras considerações que devemos incluir ao construir uma lista de palavras-chave, incluindo idioma, sazonalidade e taxas de cliques. Abordaremos isso com mais detalhes no Capítulo 3.
4. Elabore uma estratégia de conteúdo completa a partir da pesquisa de palavras-chave
Depois de ter uma lista de palavras-chave relevantes para segmentar, você pode criar um plano para construir conteúdo em torno dessas palavras-chave. Esta é a sua estratégia de conteúdo ou roteiro de conteúdo.
Com a pesquisa de palavras-chave, você pode começar a responder perguntas como:
- Quais são meus tópicos principais e quais são meus subtópicos?
- Quando posso segmentar várias palavras-chave em uma única página e quando devo dividi-las em páginas separadas?
- Que tipo de conteúdo os usuários esperam ao pesquisar cada frase? Qual é a intenção do pesquisador?
- Onde cada frase se enquadra na jornada do meu visitante (ou seja, conhecimento > consideração > decisão > compra)?
Até agora, abordamos a localização de palavras-chave para um único tópico ou página. Usando este guia, orientaremos você em um processo que você pode usar para descobrir centenas ou milhares de tópicos relevantes e potenciais. Também abordaremos técnicas poderosas de análise competitiva para que você possa descobrir todas as palavras-chave valiosas que cada um de seus concorrentes classifica, permitindo que você crie uma estratégia de conteúdo completamente dominante.
Pronto para mergulhar? Comece descobrindo ideias iniciais de palavras-chave.
GREG GIFFORD: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE
“O maior erro que vejo as pessoas cometendo com a pesquisa de palavras-chave é simplesmente não fazê-lo … Agora que o Google evoluiu e está fornecendo resultados de pesquisa com base na intenção da consulta de pesquisa, a pesquisa de palavras-chave é mais importante do que nunca.
Não estamos mais simplesmente combinando palavra-chave com palavra-chave. Precisamos entender como os clientes em potencial estão pesquisando — e especificamente, a intenção de sua consulta de pesquisa — para que possamos criar conteúdo e otimizá-lo para que apareça bem nessas pesquisas. Isso não pode ser feito sem pesquisa de palavras-chave.”
Pronto para mergulhar?
Comece descobrindo ideias iniciais de palavras-chave no Capítulo 1.
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