Por mais que o nome do termo pareça algo estranho, a miopia do marketing é um conceito importante para identificar problemas, afinal, quando uma pessoa é míope significa que ela costuma enxergar as coisas meio embaçadas e não ver a clareza total de uma situação, certo? Necessitando usar óculos ou lentes para ter uma visão mais limpa.
Dessa forma, a miopia do marketing é algo que se assemelha a isso, ela retrata a dificuldade de uma empresa a ver algo além do que está estampado a frente do seu nariz, ou seja, você só enxerga tudo de forma limitada e até certo ponto, embaçada, o que não permite que seu negócio cresça, se limitando.
Mas, como assim enxergar até certo ponto? Parece um pouco confuso não? Mas que tal se aprofundar um pouco mais nesse assunto e usar o torquímetro para apertar todos os parafusos e entender melhor o que é a miopia do marketing.
No texto de hoje, iremos mostrar o que é esse conceito e como esta prática pode afetar negativamente o seu negócio, bora conferir um pouco mais sobre ela? Então vamos lá!
Qual o diagnóstico da miopia do marketing?
A miopia do marketing é um conceito relativamente antigo, citado a primeira vez pelo economista alemão Theodore Levitt na década de 1960, mas mesmo com mais de 60 anos de história, esse é um termo que continua apavorando muitas empresas e trazendo dificuldades para elas.
Bom, como você sabe, a miopia é uma doença que causa alteração na estrutura dos olhos, o que faz com que as pessoas tenham dificuldades de enxergar de longe, e dentro do marketing, podemos falar que esse conceito se aplica exatamente dessa forma: as pessoas só vêem o que está embaixo do seu nariz e acabam esquecendo de analisar, além disso.
Ao invés de enxergar todos os conceitos ao seu redor, como benefícios da empresa, desejos do público-alvo, valores da corporação e o que o produto pode oferecer, toda a concentração se limita àquilo que está a sua vista, ou seja, no seu produto ou serviço de forma nua e crua.
Quais os sintomas da miopia do marketing?
Se você ainda está meio confuso de como ela funciona nós vamos simplificar para você, assim como quando começam os sintomas, tudo fica mais claro, ao explicarmos o funcionamento dos problemas provavelmente você irá conseguir ver melhor.
Pense no seguinte exemplo, um negócio trabalha com a venda de fones de ouvido, então ao criar a sua etiqueta personalizada e fazer toda a sua publicidade, a frase usada é a seguinte “fones de ouvido modernos de última geração, criados a partir de nossa expertise de mercado e que carrega consigo a tecnologia mais recente”.
Parece meio vago, não? Afinal, a empresa só elogiou o produto e nada mais, bom esse é um caso de miopia do marketing, quando o único foco é nas características dos produtos que a pessoa quer vender.
Em um segundo caso, com alguém que não sofra com isso, podemos ver algo como “fones de ouvido que vão abafar ruídos, com um som estéreo que vai te ajudar a escutar melhor suas músicas, e aproveitar cada batida, seja no transporte público, no trabalho ou em casa, com funções práticas e conexão em poucos toques”.
Sentiu a diferença? No segundo caso, a descrição foi completa, abordando não só as características do produto, mas como ele pode servir para o consumidor, seus pontos positivos, seus destaques, funcionalidades, atingindo diretamente o desejo dos usuários e correspondendo às expectativas.
Parece algo simples e de fato é, mas faz toda a diferença, outro exemplo é uma empresa que vende notebooks se enquadrar na categoria computadores, na verdade, ela é da tecnologia, parece bobo, mas faz total diferença, é sempre importante sair da casinha e enxergar muito além do que está na sua frente.
Como a miopia do marketing pode afetar o seu negócio?
Assim como a miopia comum, esse conceito carrega consigo vários pontos negativos, que podem atrapalhar o desenvolvimento da sua empresa, mas o mais clássico e comum é o desinteresse dos consumidores.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso saber como alcançar as pessoas, conversar com elas e estabelecer uma conexão que vai muito além de uma simples oferta de produto ou um diálogo raso, é preciso sempre pensar adianta, e para isso você não pode enxergar tudo de maneira embaçada.
Apenas oferecer produtos e serviços sem cativar, atrair ou fidelizar clientes, pode resultar em um fracasso total dentro da sua empresa, e todos sabem, negócio que não vende tende a fechar as portas.
Ninguém quer vender tudo a ponto de não sobrar nenhum pallet de madeira para contar história, certo? Então assim como em um caso de miopia é preciso consultar um médico oftalmologista, aqui é necessário dar uma repaginada em todas as suas ações.
Procure colocar seu óculos e enxergar além do que está na sua frente, avalie todas as situações e realize o seu marketing de forma completa, abrangente e que coloque o cliente em primeiro lugar.
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